TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade: Relatório ATPS apresentado ao Curso de Administração

Seminário: Contabilidade: Relatório ATPS apresentado ao Curso de Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Seminário  •  1.547 Palavras (7 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 7

Contabilidade Geral

SÃO PAULO - 2013

Sumário

Passo 1 Capítulo 1 do Livro-texto da disciplina Contabilidade Financeira (Questões)

Passo 2 Texto Patrimônio, de Autoria de Ricardo J. Ferreira

(material de apoio https://docs.google.com/open?id=0B9r14r4nyLDpQkhIT3pfZGpGeE0>)

Passo 3 Cafeteria Hora Certa (Empresa Fictícia)

Relatório ATPS apresentado ao Curso de Administração / Contábeis, da Universidade Anhanguera, em cumprimento às exigências desta instituição para conclusão de semestre. Orientadora: Valderez.

Passo - 1

1 – A função da contabilidade na auxilio a gestão é fundamental em uma empresa, em uma época de muito concorrencial competitividade, a Contabilidade tem como objetivo atender a duas mais recentes e importantes tarefas: auxiliar a administração das empresas no controle de seus gastos internos e propiciar uma série de informações para a tomada de decisão quanto a preços, corte de produtos, adoção de novas linhas de produção, fabricação interna ou compra de determinados componentes entre outros.

Estudos apontam que a informação Gerencial é um fator de grande importância para o sucesso da empresa, conhecendo os instrumentos de controle interno o gestor saberá que direção tomar. Faz-se necessário que proprietários ou gestores de pequenas empresas tomem posse da necessidade de introduzir melhorias nos seus processos gerenciais, visando desenvolver competências para aumentar as suas oportunidades de competir, sabendo que sobreviverá no mundo dos negócios aquela empresa que for administrada com maior habilidade e capacidade com visão para tomada de decisão.

As empresas vêm enfrentando a cada dia novos desafios, o que as levam anecessitar de mais controles internos precisos e de informações oportunas, para.adequar sua atividade às novas situações.

2 - A função do Administrador é verificar negócio, seja lá qual for, na parte de recebimentos, prazos, como esta a oferta e demanda do produto no mercado, lida com a parte que envolve aonde e como investir o que tem, se não tem, aonde e como utilizar o método mais rápido e com menor taxa de juros, enfim, ele resolve todos os problemas para que o ´´negócio`` funcione e dê lucros da melhor forma possível. O Administrador Financeiro precisa olhar além das demonstrações financeiras da sua companhia para perceber problemas que estão surgindo ou existem

Já o Contador lida com a parte Contadora, cuja função básica é desenvolver e fornecer dados para avaliar o desempenho da empresa, apurar sua situação financeira e pagar impostos, difere do Administrador Financeiro da maneira como vê os fundos da empresa. Contador usando certos princípios padronizados e geralmente aceitos prepara as demonstrações financeiras com base na premissa de que as receitas devem ser reconhecidas por ocasião das vendas e as despesas quando incorridas, este método contábil é geralmente chamado de Regime de Competência dos exercícios contábeis.

3 - Contabilidade gerencial tem custo de manter uma contabilidade completa (livros diário, razão, inventário, conciliações, etc.) não é justificável para atender somente o fisco. Informações relevantes podem estar sendo desperdiçadas, quando a contabilidade é encarada como um mero cumprimento da governamental.

Os gestores de empresas precisam aproveitar as informações geradas pela escrituração contábil, pois obviamente este será um fator de competitividade com seus concorrentes: a tomada de decisões com base em fatos reais e dentro de uma técnica comprovadamente eficaz – o uso da contabilidade.

A gestão de entidades, sabidamente, é um processo complexo, inesgotável, mas pode ser facilitada quando se tem uma adequada contabilidade.

4 – A contabilidade no mundo muito tempo foi chamada “a arte da escrituração mercantil”. O homem observou que era preciso controlar, administrar e preservar seus bens e que poderia, através de desse controle, obter lucros e foi através desta necessidade que surgiu a contabilidade. Não é descabido afirmar-se que a contabilidade é tão antiga quanto a origem do Homo sapiens. Historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência contábil aproximadamente há 4.000 anos AC. Entretanto, antes disto, o homem primitivo ao inventariar o no de instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, ao contar de suas ânforas de bebidas,

praticava uma forma rudimentar de Contabilidade. Com o uso de sua arte, o homem primitivo evidenciava a sua riqueza patrimonial, em inscrições em paredes de grutas (pinturas) e também em pedaços de ossos. O desenho do animal ou coisa representava a natureza da utilidade; os riscos que se seguiam ao desenho, denunciavam a quantidade existente.

Sua evolução foi relativamente lenta até o aparecimento da moeda. Na época de troca de mercadorias os negociantes anotavam as obrigações, os direitos e os bens. Tratava-se, portanto, de um inventário físico, sem avaliação monetária. Como a preocupação com as propriedades e a riqueza é uma constante, o homem teve de ir aperfeiçoando seu instrumento de avaliação da situação patrimonial à medida que as atividades foram desenvolvendo-se em dimensão e em complexibilidade. O acompanhamento da evolução das entidades de qualquer natureza constituiu-se no fator mais importante da evolução da disciplina contábil.

Passo 2

Bens

Na contabilidade bem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com