TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade atps contabilidade geral

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Como a contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões na empresa?

Com todos os dados apresentados que são repassados para os contadores e efetuado os balanços de lucros, prejuízos e de movimentação diária da empresa podemos ter uma base de como anda a vida da instituição.  Assim podendo saber onde estão ocorrendo erros e, portanto poder sana – lós.

  1. Quais as principais diferenças entre a função do administrador e a do contador?

As principais funções de do administrador é administrar a elaboração de pareceres, planos projetos, laudos etc; em que se necessite a aplicação dos conhecimentos às técnicas de administração. O Contador por sua vez cuida de assuntos fiscais e jurídicos relacionados a despesas de uma empresa. O contador tem a função de apresentar informações claras e bem objetivas, pois é o responsável por importantes tomadas de decisões dentro de uma empresa.

  1. Das diferentes profissões que o contador pode atuar, qual você escolheria e por quê?

O cargo seria de Auditor fiscal, pois A auditoria tributária visa a fiscalização eficiente e eficaz de pagamentos e recuperação de impostos, taxas e quaisquer ônus de natureza fisco-tributário que incida nas operações, bens e documentos do contribuinte, e só pode ser realizada por servidor público empregado no ente tributante.

Evolução da contabilidade no mundo.
A contabilidade antes de ser uma ciência, nasceu com uma escrituração de dados. O método das partidas dobradas encontra-se registro em 1299 e 1300 em uma empresa de mercadores em Florença e evoluiu em uma forma mais completa em 1340 na cidade de Gênova.
Mas ainda com estes métodos de registro de partidas dobradas, ainda faltava muito para chegar à ciência da contabilidade.
A contabilidade da época foi o resultado da criatividade misturado com as necessidades marcando assim o inicio da contabilidade e o nascer das partidas dobradas.
Na Itália da Renascença onde se mostrou o inicio de contabilidade. Mas sua semente veio de vario povos: Fenícios, Persas, Egípcios, Gregos, os antigos habitantes do hodierno Iraque, Romanos etc.
É importante citar que os indianos que introduziram o conceito de zero e a matemática algébrica para os Árabes, pense como seria caótico somar e multiplica em números romanos.
Na década de 1.970 com o crescimento econômico o profissional de contabilidade veio a se destacar, deixou de ser “guarda-livros” para se tornar um excelente e valorizado profissional de suma importância dentro das empresas.
O desenvolvimento contábil destacou-se a partir de 1.920 com a chamada Escola Contábil Norte-americana, onde originou-se as teorias e as praticas contábeis. Porém no inicio do século XX presenciou-se a queda da Escola europeia e a ascensão da chamada Escola Norte-americana.
Na atualidade a contabilidade é regida pelas normas internacionais para os relatórios contábeis.
“Patrimônio nada mais é atividade de estudo, controle, exposição, análise e o conjunto de direito subjetivos sobre determinada coisa com valor pecuniário”. O patrimônio constitui uma universalidade e é indivisível, não podendo ser desmembrado.
Não é possível pluralidade de patrimônios na mesma pessoa, e isso porque, fundamentalmente, se fosse facultado a cada sujeito, a seu exclusivo critério, separar bens do patrimônio e com eles formar massas patrimoniais separadas, que não possam ser visadas pelos seus credores em geral, seria possível desfalcar impunemente seu patrimônio, tornando-se incontrolável
.
Pelo Direito, "bem" é um sinônimo de "patrimônio". O inventário seria o primeiro procedimento jurídico para se levantar o patrimônio de uma pessoa,
 patrimônio e aquilo que nos foi deixado por alguém que pertence a determinado individuo, uma herança.
Os bens nada mais é que todos os objetos materiais e imateriais que integram o patrimônio; todos os bens são coisas que satisfaçam uma necessidade humana, que é de propriedade unicamente de alguém ou grupo de pessoas.

Pode se afirmar existem vários sentidos para o termo "patrimônio":

  1. Conjunto de bens;
  2.  Direitos e obrigações de uma entidade;
  3.  Pode ser o conjunto de bens de uma entidade; ou pode ser o conjunto de bens de uma coletividade, como no caso de patrimônio arquitetônico, cultural etc.

        Bem é tudo aquilo que tem valor econômico e pode ser usado para gerar lucros a uma empresa ou a uma pessoa física temos algumas formas mais conhecidas de bens:

  1. Bens de renda: são aqueles bens que foram adquiridos pela empresa para gerar renda, tais como imóveis para aluguel, participações permanentes em sociedades, etc.
  2.         Bens de consumo: são bens não duráveis que são usados no processo produtivo, que ao seu final, geram despesas para a empresa. São exemplos de bens de consumo: produtos de limpeza, combustível, material de escritório, etc.
  3.         Bens numerários: são todos os bens que estão disponíveis na empresa. Dinheiro disponível em caixa ou em bancos são bons exemplos de bens numerários.
  4.         Bens de venda: são os bens que a empresa possui destinados à venda. Produtos em estoque são considerados bens de venda.
  5.         Bens fixos, de uso ou imobilizados: também chamados de bens de capital, são todos aqueles que têm durabilidade maior que um ano e que fazem parte da rotina operacional da empresa. Temos como exemplos: imóveis, maquinário, veículos, entre outros.
  6.         Bens intangíveis: como o próprio nome já indica, são todos os bens que não têm forma física, mas que têm participação social na empresa. Marcas e patentes, direitos autorais, benfeitorias em prédios de terceiros, são somente alguns exemplos de bens intangíveis.

Para cada movimentação sendo ele compra venda ou transferência de objetos ou qualquer coisa devem ser emitidos documentos que comprovem o direito de posse do produto emitindo o seguintes documentos:

  1. Nota fiscal: Obrigatoriamente, pois decorre da legislação tributária permite ao fisco a total verificação do correto recolhimento dos tributos.
  2. Fatura: Documento que serve para provar a existência do valor a receber e para posterior cobrança.
  3. Duplicatas: Não é de emissão obrigatória sendo de comum emitir nas vendas a prazo, proporciona em termos de circulação a cobrança judicial, pode ser transferida por endosso e tem força executiva serve como prova em processos judiciais.
  4. Nota Promissória: São utilizadas por entidades financeiras como Bancos e imobiliárias e outras pessoas que não negociam mercadorias, podem emitir as promissórias e sujeito de endosso e com força executiva.
  5. Cheques: Por lei é de pagamento à vista, também é utilizado como promessa de pagamento de forma idêntica a nota promissória.

Todas as sociedades (empresárias, simples e entidades) independentes do seu objeto social e porte econômico estão sujeitas às regras deste grupo.
Todas as pessoas jurídicas e equiparadas, perante a Legislação Societária, Fisco Federal, Estadual e Municipal, Ministério do Trabalho e Previdência Social, independentemente do seu enquadramento jurídico ou da forma de tributação perante o Imposto de Renda, estão obrigadas a cumprir com as seguintes obrigações ou normas legais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (137.8 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com