TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade de Custo

Por:   •  29/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Anhanguera de São José dos Campos

Curso de Administração

Proposta de apresentação da ATPS da disciplina Contabilidade de Custo

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.

Charles Chaplin

Departamentalização

Podemos definir que Departamentalização é o agrupamento de atividades específicas no trabalho Organizacional no sentido Horizontal consequentemente as pessoas tornam-se mais especialistas nas funções. Departamentalização é o processo de dividir departamentos que também conhecemos como setor, divisão, área, unidade ou seção, mas o importante é dividir os cargos da empresa em seguimentos, sendo que toda a empresa será dividida em funções. As pessoas que cuidam de dinheiro, seriam do departamento financeiro, as pessoas que cuidam das pessoas seriam do departamento de recursos humanos, as pessoas que cuidam das vendas seriam do departamento dos comerciais.

Departamentalizar é a técnica de descentralização as partes componentes de uma estrutura, formando unidades produtoras que devem produzir com um melhor resultado e que possam ser mais bem administradas.

A departamentalização representa a divisão do trabalho no sentido horizontal, ou seja, em sua variedade de tarefas, a divisão do trabalho no sentido vertical refere-se aos níveis de autoridade. As atividades são agrupadas por sua similaridade e, desta forma, podem ser alocados recursos e pessoal necessários para o cumprimento dos objetivos definidos pela organização.

Problema

A Departamentalização faz com que os processos acabem ficando muito burocráticos, havendo demora nos prazos de entregas e limitando as pessoas em suas ações nas Organizações, e até mesmo nas comunicações internas. Contudo, a departamentalização não possui apenas a eficiência da organização de uma empresa, ela possui uma desvantagem a qual nenhuma empresa pode evitar. Como cada departamento é responsável por sua ação e todos daquele setor trabalham unidos a uma visão comum e a um resultado satisfatório, a cooperação de um departamento com outro tende a se tornar limitada, justamente por causa do grau de concentração que cada departamento necessita obter para garantir um trabalho de qualidade.

Objetivo Geral

A Departamentalização tem como objetivo a descentralização dos seguimentos da Organização para melhor alocar os recursos e obter um melhor resultado das pessoas das áreas na tentativa de fazer com que as pessoas se tornem mais eficientes em seus processos. O principal objetivo da departamentalização é proporcionar meios para o crescimento das estruturas, diminuindo a tendência para se tornarem complexos e gerarem perdas.

Objetivo Específico

Ao agrupar os especialistas numa mesma unidade de trabalho, os processos tornam mais eficiente e eficaz possibilitando um melhor controle e troca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com