TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade de Custos

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 5

Custos diretos e indiretos- Apuração

Custo direto: É aquele que está ligado diretamente com o produto, linha do produto, centro de custo ou departamento. É o caso, por exemplo, das matérias-primas, das embalagens, da mão de obra direta (quanto se está gastando em cada produto), dos serviços executados por terceiros, da energia elétrica consumida (quando há medidores que identificam quanto se está consumindo em cada item) etc.

Apropriação dos custos diretos: É utilizado para saber quanto se gastou de matéria prima para fazer um determinado produto, quanto se tem de mão de obra dentro da empresa ou do setor, quantos operários trabalham em cada produto, por quantos dias e horas. Resumindo, ao emitir a requisição do material para o almoxarifado, o responsável pela produção nela já aponta o destino do material, ou seja, para qual produto acabado será utilizado, o que facilita sobremaneira a posterior apropriação do custo à produção específica.

Custo indireto: São os gastos com matéria prima, mão de obra e gastos gerais que não estão ligados diretamente ao produto. São apropriados aos produtos fabricados mediante rateio, não está vinculado diretamente na produção, mas sim ao processo produtivo como um todo. Para calcular dividem-se os custos pelo número de produtos fabricados, de acordo com a sua utilização na linha de produção de cada um. Com base neles, estimamos, por exemplo, o quanto dos encargos de depreciação, dos gastos com o pessoal que não trabalha diretamente sobre o produto, da energia elétrica (quando não há medidores específicos para a medição da energia consumida no processo industrial) é consumida por item fabricado.

Terminologia Contábil

Gasto: compra de um produto ou serviço qualquer que gere um desembolso. Podendo ser definido como gasto de investimento, quando o bem ou serviço for utilizado em vários processos produtivos, e como gastos de consumo, quando o bem ou serviço for consumido no momento mesmo da produção ou do serviço que a empresa realizar.

Desembolso: pagamento resultante da aquisição de um bem ou serviço.

Investimento: gasto ativado em função da sua vida útil ou benefícios futuros. Assim, quando se compram materiais, realiza-se um investimento em estoque. Assim como a aquisição de uma máquina gera um investimento no imobilizado.

Custo: gastos com a obtenção de bens ou serviços, aplicados na produção.

Despesa: bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receita.

Perda: bens ou serviços consumidos de forma anormal e involuntária.

esumo das conclusões

O Sistema de Custos Confiável auxilia o gestor na tomada de decisões fundamentando-as em análises corretas dos custos das empresas. É muito importante e imprescindível para o administrador, estar ciente do que é usado (material) na produção de qualquer produto desde a mão de obra até o acabamento final, para que não haja desperdício e também para saber o verdadeiro valor do produto para a empresa.

Fica muito claro a explicação e a compreensão sobre os custos de uma empresa que podem ser diretos ou indiretos, que como o próprio nome diz, estão ligados diretamente com o produto como, por exemplo, mão de obra, máquinas e tudo que venha ser usado de forma direta na produção de determinado produto ou serviço. Ou indiretamente, ou seja, não pode se apropriar diretamente e precisa ser feito um rateio, no caso da mão de obra direta por horas, gasto de energia com base nas horas utilizadas, máquinas e etc.

Feito esse rateio atribui ao produto uma parcela que é inclusa no momento da sua ocorrência.

A terminologia contábil básica nos dá uma definição melhor do que significa cada expressão. Às vezes temos a impressão que tudo é “meio” parecido, mas as explicações contábeis tiram qualquer dúvida a respeito dessas impressões.

Dentro das organizações essas terminologias são muito usadas como, por exemplo, os custos que são as parcelas do gasto ligado à produção, mão-de-obra da área fabril (a mão-de-obra compreende qualquer funcionário de uma empresa que trabalhe no processo de fabricação ou em funções administrativas da divisão fabril). O custo da mão-de-obra corresponde à somatória dos gastos com salários e encargos sociais), matéria-prima (a matéria-prima compreende os materiais usados no processo de fabricação, transformados em produtos), aluguéis de prédios da fábrica, depreciação de máquinas e instalações fabris, energia elétrica consumida na fábrica, etc. Despesa que é a parcela do gasto não ligado à produção, como mão-de-obra dos departamentos de administração e de vendas, comissões de vendedores, aluguéis de escritórios, depreciação de móveis e utensílios, manutenção e depreciação dos prédios administrativos.

Sendo assim, qualquer que seja a empresa e em qual for seu ramo de atuação, se o gestor não tiver perfeitos conhecimentos nas definições e terminologia está será uma das organizações que corre um serio risco de fracasso, por isso a necessidade deste estudo o que auxiliará e muito a vida de nós administradores nas tomadas de decisões.

Questionário

Classificar os eventos abaixo, relativos a uma indústria de manufatura, como Investimentos (I), Custo ( C ), Despesa ( D ) ou Perda ( P ), seguindo a terminologia contábil:

(I) Compra de matéria-prima

(C) Consumo de energia elétrica

(C) Utilização de mão-de-obra

(D) Consumo de combustível

(D) Gastos com pessoal do faturamento (salário)

(I) Aquisição de máquinas

(D) Depreciação das máquinas

(D) Comissões proporcionais às vendas

(D) Remuneração do pessoal da Contabilidade Geral (salário)

(D) Depreciação do prédio da Empresa

(C) Consumo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com