TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade de Custos

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

PRINCIPAIS COMPONENTES DO CUSTO – AULA 2

Antes de saber sobre os componentes de custos, é preciso entender sobre os Princípios de Custos.

O que são Princípios? São parâmetros, regras ou normas que a contabilidade deve seguir para avaliar corretamente as organizações.

Princípio da Realização da Receita O reconhecimento contábil do resultado ocorre somente após a realização da receita. A realização da receita ocorre quando se transfere bens ou serviços para terceiros, ou seja, quando vendemos algo ou prestamos algum serviço.

Princípio da Competência O princípio da competência confronta a diferença entre custos, despesas e receitas. Após o reconhecimento das receitas, são deduzidos os custos e as despesas no momento e no período quando ocorrem.

Princípio do Custo Histórico como Base de Valor Estabelece que as compras de ativos devem ser escrituradas pelo seu valor histórico, ou seja, pelo seu valor de compra. Se o preço do produto adquirido for maior do que o valor de mercado, deve-se considerar sempre o valor menor.

Princípio da Consistência Estabelece que uma vez adotado um critério de avaliação dos eventos, este não pode ser alterado com frequência, pois ao alterar os critérios, as informações geradas acabam, de alguma forma, não refletindo dados de maneira confiável.

 Princípio do Conservadorismo Quando se tem dúvidas e não se consegue determinar um critério para algum tipo de gasto, deve-se adotar o conservadorismo, ou seja, o menor valor para ativos e receitas e o maior valor para o passivo, custos e despesas.

Princípio da Materialidade Determina que a maior atenção tem de ser dada a valores mais relevantes, tanto nos registros quanto nos controles, obedecendo e adotando os critérios e regras da legislação comercial contábil e fiscal, evitando desperdícios com a apuração de valores menores.

Resumindo Sem que se tenha o conhecimento destes critérios, fica impossível uma empresa ter processos de avaliação de forma confiável. Ao adotar os princípios, as informações geradas acabam padronizadas e há credibilidade nos resultados obtidos.

TIPOS DE CUSTO

Custos de Produção do Período Determina a soma de custos de bens ou de serviços produzidos em um certo período de tempo. Este período de tempo pode ser diário, semanal, mensal, trimestral, semestral ou anual, dependendo das necessidades de apuração que cada empresa adota.

Custos de Produção Acabada Determina a soma de custos contidos na produção acabada do período. Estes custos podem conter outros custos, originários de processos de produção anteriores, que foram acabados somente neste período. Custos dos Produtos Vendidos Determina a soma de custos incorridos na produção de bens e serviços somente quando estes são efetivamente vendidos. Estes custos, consideram todas as fases que foram apurados os processos de produção em diversos períodos.

Custos Diretos São custos que constituem elementos individualizados, que são aplicados diretamente nos produtos ou serviços. Exemplos Matéria prima, horas de máquinas, salários dos operadores, energia elétrica da fábrica, embalagens, etc.

Custos Indiretos São custos que não oferecem condição de medida objetiva, sendo alocados de maneira estimada através de rateios. Exemplos Salário do gerente, aluguel do imóvel, gastos com limpeza, gastos com telefonia, etc.

Custos Fixos São custos que, cujo total, independem proporcionalmente do volume produzido. Exemplos Aluguel da fábrica, salário do supervisor da fábrica, seguros da fábrica, telefone da fábrica, energia elétrica da fábrica, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com