TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade de custos

Por:   •  4/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A Contabilidade de Custo surgiu pela necessidade de avaliar estoques nas indústrias, por volta do século XVIII, junto com a revolução industrial e teve como base a Contabilidade Financeira, que foi desenvolvida na Era Mercantilista para servir de grande base estrutural para as empresas comerciais.

Com o advento das indústrias, tornou-se mais complexa a função do Contador que, para levantamento do balanço e apuração do resultado, não dispunha agora tão facilmente dos dados para poder atribuir valor aos estoques. Seu valor de compras na empresa comercial estava agora substituído por uma série de valores pagos pelos fatores de produção utilizados.

CONCEITOS BÁSICOS APLICADOS A ÁREA DE CUSTOS

Os Custos são medidas monetárias dos sacrifícios financeiros com os quais uma organização tem de arcar com a finalidade de atingir seus objetivos, ou seja, é a soma dos gastos incorridos e necessários para a aquisição de um produto ou um serviço, de modo a colocá-los em condição de serem vendidos, transformados e utilizados para a elaboração de um produto ou para a prestação de um serviço que façam parte do objetivo da empresa.

São exemplos de Custos: matéria prima, energia aplicada na produção de bens, salários e encargos do pessoal da produção.

Na contabilidade gerencial, outros conceitos econômicos são incorporados para elaborar relatórios de custos de uso da Gestão Empresarial.

.

NOMENCLATURAS DE CUSTOS:

GASTOS: Os gastos são sacrifícios financeiros que uma entidade arca para adquirir um bem ou serviço a serem respectivamente fornecidos ou prestados, sendo com o pagamento no ato (desembolso) ou no futuro (divida). O conceito de gasto é muito amplo, pois engloba todo o dispêndio financeiro da organização.

Entre alguns exemplos, podemos citar a aquisição de veículos, maquinas e equipamentos, ferramentas, móveis, etc. Entretanto um gasto pode se transformar em um investimento, e consecutivamente se torna um custo e uma despesa.

Os investimentos são gastos que trás benefícios futuros para a empresa, exemplo: aquisição de uma máquina.

CUSTOS E DESPESAS: Nem sempre é fácil separar custos de despesas. Os custos são os gatos que a organização arca no momento que utiliza os fatores de produção para a realização do bem.

No comercio adquirir uma mercadoria já é um custo, e na indústria o custo é entendido como a aquisição de matérias-primas e outros insumos na produção de um bem. Exemplos: matéria prima utilizada no processo produtivo, depreciação dos equipamentos da fabrica, gastos com manutenção de maquinas, etc. Já as despesas estão relacionadas com os gastos para obter receitas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos. É um dispêndio que acontece no processo de aquisição da receita. Exemplos: Salários e encargos sociais do pessoal de vendas, conta de telefone e energia elétrica do escritório, entre outros.

DIRETOS: São os custos que estão ligados aos produtos e podem ser fácil e economicamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com