TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade de custos

Por:   •  1/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.792 Palavras (8 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 8

Estudo de Caso

Inovando no varejo a partir da criação de uma marca de valor

Na sede da Chilli Beans, em Alphaville, a agitação é evidente. Caito Maia começa o dia com uma agenda cheia de compromissos e encontra-se em reunião com a equipe de marketing. Quem observa o executivo que comanda uma equipe de mais de 100 pessoas e que acompanha de perto o crescimento acelerado de sua empresa e das mais de 450 franquias da rede talvez não faça ideia de como tudo começou. O início da empresa confunde-se com o próprio desenvolvimento profissional de Caito Maia. Ao ser questionado sobre quem o influenciou e como o negócio surgiu, ele responde, sem titubear: “Na minha família, não tem ninguém empreendedor do próprio negócio. Meu pai, inclusive, era músico. Isso me influenciou bastante, e, aos 12 anos, eu já tocava bateria. Cheguei a montar uma banda e morei nos Estados Unidos, onde estudei música...

A experiência precoce nos Estados Unidos levou o jovem músico ao encontro de novas oportunidades, apesar do sonho de ter uma banda bem-sucedida. “Entre idas e vindas, fiquei sete anos nos Estados Unidos. Fui, pela primeira vez, aos 12 anos, sozinho, encontrar um amigo do meu pai. Eu aproveitava as viagens e trazia objetos para vender aos amigos.”

Talvez não soubesse o que era empreendedorismo, mas já praticava a arte da negociação, adquiria habilidade em vendas, enxergava oportunidades e sabia se relacionar com as pessoas. “Acho que nada nem ninguém me influenciou. Tinha uma veia natural, sempre fui uma pessoa para quem 2 + 2 é igual a 5.” Para se sustentar nos Estados Unidos, Caito fazia de tudo um pouco: “No tempo em que morei na Califórnia, trabalhei muito, lavei muito prato, fui faxineiro e caixa de supermercado.

Com toda a experiência adquirida no exterior, o networking que tinha no Brasil e a vontade de criar uma marca forte, Caito aos poucos foi percebendo que a banda era mais um hobby que um negócio. As viagens que fazia ao Brasil e as vendas de produtos importados abriram os olhos do jovem músico para a grande oportunidade de sua vida: “Criei a Chilli Beans com 29 anos. Antes de criar a marca, comecei a trazer óculos dos Estados Unidos na mochila para vender aos amigos. Todos gostavam e pediam mais e mais produtos, e a demanda não parava de aumentar. Foi então que vi uma grande oportunidade, pois, com o dinheiro das vendas iniciais, eu comprava e trazia mais produtos. Isso cresceu até que consegui um cliente de atacado. O passo posterior foi criar a marca própria, abrir o próprio ponto de venda e trazer os produtos diretamente da China. Mas antes, praticamente vivenciei a falência por falta de planejamento...

Como tudo foi acontecendo rapidamente, não houve uma criteriosa análise da demanda. A venda para o atacadista, apesar de ser uma oportunidade, mostrou-se também perigosa, já que haveria uma concentração das vendas em um único cliente. Se esse cliente não fosse atendido adequadamente, a empresa ficaria em risco. Foi o que aconteceu e o que levou o negócio a quase quebrar logo no início: “Como não cheguei a fazer um plano de negócios, quando comecei a vender no atacado, praticamente quebrei. Por meio de meus relacionamentos, recebi uma encomenda grande de um cliente importante, a Fórum, uma marca superconhecida no Brasil, mas à qual eu não tinha condição de atender.

Com isso, Caito percebeu que precisava criar uma marca própria e capitalizar sobre sua criação de maneira a poder vender no varejo. “Quebrei vendendo no atacado sem planejamento. Perdi tudo que tinha, mas, em compensação, foi o que me estimulou a criar minha marca própria. O nascimento da Chilli Beans foi no Mercado Mundo Mix, um mercado itinerante nas capitais, com várias marcas legais que estavam nascendo. Eu punha os óculos em uma mala e vendia pessoalmente no Mundo Mix.

Caito fazia praticamente tudo sozinho, acabou não tendo sócios envolvidos na criação da empresa, apesar de sua vasta rede de contatos. O capital inicial foi o resultado das vendas iniciais para os amigos, que foi se multiplicando com mais e mais vendas... Caito aponta sua habilidade comercial e de relacionamento como um de seus principais pontos fortes: “Minha maior fortaleza é a capacidade de valorizar as pessoas, de construir relacionamentos. A maior fraqueza do negócio é que sou dono sozinho e sempre dependi dos próprios lucros da empresa para gerar capital.

A partir daí, o negócio Chilli Beans começou a crescer de forma acelerada, ancorado em uma marca forte e no desenvolvimento das pessoas que fazem parte da equipe e de sua rede de franqueados, o que Caito não se cansa de enfatizar ao se lembrar das principais realizações da empresa: “Houve alguns momentos que considero marcantes na história da Chilli Beans: a abertura da primeira loja, em um shopping (Shopping Ibirapuera, em São Paulo), e a abertura da primeira loja fora do país. No entanto, minha maior satisfação é ver as pessoas crescendo comigo!

Quando questionado sobre o que é ser empreendedor, Caito fala de bate-pronto: “Tem os prós e os contras. O lado positivo é ter a oportunidade de empregar pessoas, ajudá-las a crescer. O negativo é a burocracia de empreender no Brasil. No meu caso, há vários problemas que atrapalham a importação. Houve até um período no qual o abastecimento chegou a ficar parado e complicou o negócio todo. É muito burocrático.”

Ao falar como a vida de empreendedor influencia a vida familiar, Caito se mostra muito regrado e sabe delegar as tarefas e gerenciar seu tempo de maneira a se dedicar com foco total à empresa, mas sem esquecer a própria saúde e o convívio familiar: “Sempre há reclamações. O empreendedor trabalha muito, e a família sempre quer mais atenção, mais presença. Hoje, tenho um trato com a minha família: os finais de semana são nossos. Mas me cuido também: sou bastante atento à minha alimentação, faço atividades físicas e consigo otimizar meu tempo usando a academia de ginástica que temos na empresa. Esse é outro benefício que os funcionários têm aqui na Chilli Beans.”

A Chilli Beans se tornou, ao longo dos anos, uma das marcas mais conhecidas do público jovem do Brasil, o que levou Caito a viajar pelo país proferindo palestras e apresentando a empresa, sendo o próprio garoto-propaganda da marca. Apesar dos erros cometidos no início do negócio, como empreendedor experiente que veio a se tornar, Caito analisa o passado e não acredita que mudaria algo em sua trajetória, caso começasse tudo de novo: “Não me arrependo de nada, nem faria algo diferente, porque aprendi com os erros. Tudo foi aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (152.8 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com