TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade financeira

Por:   •  15/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.632 Palavras (7 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo da Lei 6.404/76

Demonstrações financeiras

Está contido na lei que ao fim de todo exercício social, com o intuito de exprimir as movimentações e a situação do patrimônio à companhia deverá apresentar as seguintes demonstrações financeiras: balanço patrimonial, demonstrações do lucro ou prejuízo acumulado, demonstração do resultado do exercício, demonstração dos fluxos de caixa, e se for uma companhia aberta fazer a demonstração do valor adicionado.

As demonstrações serão feitas em cima do valor dos exercícios anteriores, elas vão registrar a destinação dos lucros de acordo com o os órgãos da administração.

Para que seja clara a situação patrimonial e o resultado do exercício, as demonstrações terão um complemento de notas explicativas que devem: apresentar informações sobre a preparação das demonstrações financeiras e práticas contábeis, divulgar informações que não estejam apresentadas. Indicar: os critérios de avaliação dos elementos patrimoniais, investimentos em outras sociedades, aumento do ativo decorrente de novas avaliações, taxa de juros e a garantia das obrigações a longo prazo, as ações do capital social, ajustes do exercício anterior e eventos ocorridos depois do encerramento do exercício que tenham relevância para resultados futuros.

A escrituração da companhia terá registros permanentes, e obedecendo aos preceitos da legislação comercial, da 6.404/76 e os princípios de contabilidade aceitos, e registrar as mudanças no patrimônio segundo o registro de competência.

Balanço patrimonial

No balanço patrimonial as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio, e agrupadas de maneira que facilite o conhecimento e análise da situação financeira da companhia.

No ativo as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos registrados os seguintes grupos: ativo circulante e ativo não circulante (que são: ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível). No passivo serão os seguintes grupos: Passivo circulante, passivo não circulante e patrimônio liquido (dividido em: capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria, e prejuízos acumulados.

Demonstração de lucros ou prejuízos acumulados

Essa demonstração discriminará: o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores, a correção monetária do saldo inicial, as reversões de reservas, lucro liquido do período, as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

Demonstração do resultado do exercício

Nela contém: a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos, a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos, o lucro bruto, as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, outras despesas operacionais, o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas, as outras despesas, o resultado do exercício antes do Imposto sobre a renda, a provisão para o imposto, as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa, o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

Demonstrações dos fluxos de caixa e do valor adicionado

Dos fluxos de caixa, demonstrará as alterações ocorridas durante o exercício no saldo de caixa e equivalentes de caixa, e serão dispostos em três fluxos, os das operações, dos financiamentos e dos investimentos. Do valor adicionado será, o valora da riqueza gerada pela companhia e sua distribuição para os empregados, financiadores, acionista, governos e outros, e discriminará também a parcela da riqueza não distribuída.

Resumo CPC – 00

As demonstrações contábeis geralmente são elaboradas tendo em vista que a entidade está e irá se manter ativa por um tempo previsível. Sendo assim a entidade não tem a intenção de reduzir materialmente a escala de operações ou entrar em processo de liquidação.

Os elementos dessas demonstrações que são relacionados a posição patrimonial e financeira são os ativos, passivos e patrimônio liquido, já os elementos relacionados ao desempenho na demonstração do resultado são as receitas e as despesas. Ativos e passivos podem ser classificados por sua natureza ou função nos negócios a entidade, com o intuito de apresentar as informações de maneira mais útil aos usuários para fins de tomada de decisões econômicas.

Da posição patrimonial e financeira são definidos: ativos – recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que ocorram benefícios econômicos. Passivos – obrigação da entidade, vinda de eventos passados, cuja liquidação se espera que gere benefícios econômicos. Patrimônio liquido – interesse nos ativos da entidade depois de deduzidos todos seus passivos.

No desempenho da demonstração do resultado são definidos: receitas – aumento nos benefícios econômicos durante o período contábil, com a entrada de recursos na forma de aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultam em aumento de patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com a contribuição dos instrumentos patrimoniais. Despesas – diminuição de benefícios econômicos durante o período contábil, com a saída de recursos, da redução de ativos ou aumento de passivos, que resultem em diminuição do patrimônio liquido, que não estejam relacionados com a distribuição dos instrumentos patrimoniais.

Mensuração dos elementos das demonstrações contábeis é o processo que determina os montantes por meio dos quais os elementos das demonstrações contábeis devem ser reconhecidos e apresentados no balanço patrimonial e na demonstração do resultado. Esse processo envolve a seleção da base especifica de mensuração, essa base inclui: custo histórico, custo corrente, valor realizável e valor presente.

Resumo CPC – 26

O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui: balanço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com