TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade geral

Por:   •  3/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 5

Atos e Fatos contábeis e a Técnica da contabilidade por balanços sucessivos

O Método das Partidas Dobradas   que surgiu na idade Média em 1454 pelo Frade Luca Pacioli teve rápida difusão e foi aceito desde a antiguidade até os de hoje. Este Método diz que o valor total de lançamentos nas contas a débito deverá ser sempre igual ao valor total dos lançamentos á crédito ou seja, não há devedor sem credor, todos os valores devem ser iguais no ativo e no passivo para o equilíbrio financeiro da empresa. Esses valores á Crédito e Debito são lançados nas contas patrimoniais.

Todos os acontecimentos contábeis que ocorrem em uma entidade em relação ao seu patrimônio são registrados em contas patrimoniais.

Essas contas existem para defender e registrar toda a contabilidade de uma empresa, e armazenar todo ato contábil.

A Teoria Patrimonialista uma das correntes de estudo da contabilidade defende o patrimônio como o objeto de estudo da ciência contábil.

O Brasil depois de algumas adaptações se apropriou desta teoria. Ela classifica as contas em dois grupos, as Contas Patrimoniais e as Contas de Resultado.

As Contas Patrimoniais são as contas que representam o Ativo de uma empresa, cuida e registra todos os elementos do balanço patrimonial, tais como os Bens, Direitos, Obrigações e Patrimônio líquido, e o Passivo que representa a existência de obrigações e o Patrimônio líquido da entidade, formado pelo Capital social, as reservas e os prejuízos acumulados. Essas contas representam todo o patrimônio da Empresa.

As contas de resultados contabilizam as receitas e as despesas que apuram o resultado no final do exercício, através da conta de Contas de Prejuízos Acumulados quando o resultado for negativo, ou a Reserva de Lucros quando o resultado for positivo.

São classificadas contas de receitas: Receitas de Serviços, Produtos vendidos, Aluguéis ativos e outros que gerem lucros através de imóveis ou serviços prestados.

Para a Contabilidade a despesa é um gasto necessário para a obtenção da receita, as receitas estão relacionadas com gastos referentes a estruturas administrativas e com processos de transformações em produções ou bens e produtos, tais como: Aluguéis, salários e encargos, pró labore, energia elétrica, impostos, telefones, propagandas, comissões entre outros.

Conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade, as contas de despesas das Entidades privadas com fins lucrativos são demonstradas na DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), diferentes da empresas sem Fins lucrativos que demonstram as despesas na demonstração de Déficit/Superávit do exercício.

Nas classificações das contas patrimoniais temos as contas do Ativo, que se encontram discriminadas no lado esquerdo do Balanço Patrimonial elas se classificam por ordem dos elementos patrimoniais que representam de maneira que possam ser convertidas em dinheiro mais rapidamente para liquidar as dívidas da empresa e pagar os compromissos, como por exemplo a conta caixa, é uma conta de maior liquidez e por isso se encontra sempre no topo, começo do ativo, Já outas contas como máquinas e equipamentos como são de liquidez menor encontram-se classificadas mais abaixo.

Já as contas do Passivo encontram-se todas discriminadas no lado direito do balanço, classificadas sempre de maneira decrescente de exigibilidade classificadas de acordo com seu vencimento, pois são contas originadas de recursos de terceiros, o que quer dizer que são as contas que serão liquidadas mais rapidamente e são de curto prazo, elas aparecem no topo da coluna do passivo, já as contas que são a longo prazo e serão pagadas posteriormente são registradas mais para o final.

Já o patrimônio Líquido que também faz parte do passivo e é registrado no lado direito do balanço, as contas tem por origem recursos próprios, como o dinheiro aplicado pelos próprios proprietários para a abertura da empresa por reserva de lucros, prejuízos ou lucros acumulados.

Quando a empresa tem aumento no saldo PL significa que a empresa ficou mais rica, obteve lucro em seus resultados, se o saldo decresce significa que a empresa teve prejuízos em seus resultados.

As contas do Ativo são divididas em Circulante e Não circulante.

O Ativo circulante abrange os valores realizáveis no exercício social subsequente, sendo assim o encerramento do exercício social terminado em 31 de Dezembro de 2010 deverá ser classificado no ativo circulante os valores realizáveis até 31 de Dezembro de 2011. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com