TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade geral

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.745 Palavras (11 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 11

     CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP [pic 1][pic 2]

TEORIA DA CONTABILIDADE

ITAQUIRAÍ – MS

2013

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 3][pic 4]

CELITA CARDOSO DE OLIVEIRA – RA 433867

IONE CRISTINA DA SILVA MARTINS – RA 419272

PEDRO HENRIQUE MARTINS – RA 435800

REGINA DE SOUZA CANTIDIO – RA 435243

WESLEY RAIMUNDO MACHADO – RA 419347

TEORIA DA CONTABILIDADE

        Atividades praticas supervisionadas (ATPS) Apresentado como instrumento de avaliação para aprovação do trabalho de Comportamento Organizacional, ministrado pela Professora Ma. Yaeko Ozaki   do curso  de ciências contábeis, da Anhanguera Uniderp Interativa, sob a orientação da tutora presencial  Adnan Ismail .

        

ITAQUIRAÍ – MS

2013

ETAPA 1

RESENHA DO TEXTO – OBJETIVO DA CONTABILIDADE

        A contabilidade tem como objetivo de analisar e demonstrar a economia de uma empresa ou companhia, através de demonstrações de análises que visam os aspectos de natureza econômica, financeira e física de determinado patrimônio. Os usuários de contabilidade são os indivíduos que tem interesse no que ocorre na companhia, que querem e precisam estar a par do desenvolvimento econômico da mesma, para poder ter a certeza onde deve aplicar seu capital e saber como agir em situações desfavoráveis a empresa. Pode-se tirar da contabilidade informações de natureza econômica que são considerados a visão da parte econômica que está incluído a parte de demonstrações do exercício, capital e o patrimônio, e as informações de natureza financeira que está voltada para o fluxo do caixa e o capital de giro e etc.                                         A contabilidade é uma ciência social que tem grande importância para a empresa, pois sem as informações que elas nos fornecer, seria impossível aplicar, resolver e interferir em problemas futuros. Para ter acesso a estas informações a contabilidade dispõe de um sistema de demonstrações onde tudo que se passa com a parte econômica e financeira da empresa deve estar relatado obrigatoriamente, não estando explicitas ou quadros complementares. O principal objetivo da contabilidade é fornecer informação a respeito da instituição, assim dando condições aos tomadores de decisões, sendo que a contabilidade não se justifica por si só.                                 Para que o objetivo da contabilidade seja alcançado, deve-se observar se as empresas evidenciam ou divulgam as informações relevantes que contribuirão na avaliação patrimonial e de resultado, onde deverão constar explicitamente nas demonstrações ou mencionadas em Notas Explicativas ou Quadros Complementares. Também deve observar quanto ao intimo relacionamento da contabilidade com os aspectos jurídicos, visando bem informar, a contabilidade deve seguir a essência, e não a forma para se obtenha uma boa informação.                                                 Pela importância da contabilidade na vida da instituição, a informação contábil deve ser bem estruturada, deve permitir fácil acesso aos envolvidos, ter uma linguagem simples, deve ter credibilidade dentro das demonstrações, pois caso contrario pode permanecer restrita ou até mesmo ser inutilizada, prejudicando a avaliação das informações pelos seus gestores.

SEMELHANÇA ENTRE A VIDA FINANCEIRA PARTICULAR E DE UMA EMPRESA

         A contabilidade é um sistema de informação tão essencial em nossas vidas quanto na estrutura organizacional de uma empresa que almeja obter lucros. Para que os objetivos sejam alcançados utilizamos várias ferramentas que a contabilidade nos proporciona, para ter controle financeiro é essencial relacionar todos os ganhos e custos cotidianos.                                                                                                 Com um controle eficiente é possível ter um planejamento para tomada de decisões, sendo que um cidadão pode utilizar uma planilha, analisar seus extratos bancários e suas faturas mensais com o objetivo de prever os futuros gastos. Já uma empresa deve possuir departamentos específicos para administrar o seu balanço financeiro, utilizando programas e emitindo relatórios contábeis, pois sabemos que a contabilidade não é uma ciência exata e muitas vezes acabamos assumindo um percentual de risco, desta forma devemos ser fieis aos números, para que se houverem prejuízos eles possam ser previstos e amenizados com antecedência, a fim de evitar danos irreparáveis.                                                                                 Através das informações obtidas é possível analisar a situação financeira atual, auxiliando o planejamento, tais como novos investimentos a curto, médio e longo prazo, novas aquisições, novos recursos, assim como a redução de possíveis gastos desnecessários. Desta forma, podemos concluir que tanto em uma empresa, quanto na vida pessoal a contabilidade esta presente para nos auxiliar, pois a todo momento traçamos novos objetivos e para alcança-los é primordial colocarmos em prática todas as teorias da contabilidade, sendo elas planejamento, organização, execução e controle, que só com planejamento e muito controle financeiro conseguimos concretizar o que foi planejado.

ETAPA 2

QUESTÕES RESPONDIDAS

QUESTÃO 1

        As notas explicativas são uma Demonstração Contábil? Qual o seu ponto de vista, baseado na Teoria da Contabilidade? As notas explicativas fazem parte das demonstração contábil seu objetivo sugere, e explicar alguns fatos e números expresso nas varias demonstração publicadas.ate mesmo item que não apareçam na DRE.,balanço ou outra demonstração podem ser evidenciados nas Notas Explicativas. Considerando a Teoria são ferramenta de complemento as demonstrações que ajudam a dar mais transparência a administração e aos resultados publicados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (238 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com