TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade geral I

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.634 Palavras (7 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]


INTRODUÇÃO

Neste Trabalho vamos trata a respeito dos fatos contábeis e atos administrativos onde pode ou não alterar o P.L (patrimônio Liquido) respectivamente, lançamentos contábeis, métodos da partida dobrada, operações com mercadorias e seus componentes que representam o núcleo da atividade comercial.

Fala também sobre os livros contábeis, como livro diário, livro razão, lamentos de descontos ativos e passivos, adiantamentos alugueis e juros, como usa, quando usar, suas finalidades e o momento certo de efetuar o lançamento na contabilidade.

Os balancetes, pois são listadas todas as contas, seja ela patrimonial ou de resultado. O balanço com sua demonstração contábil e os seus constituintes. A demonstração do resultado que destinam a evidenciar a formação de resultado liquido.

Demonstraremos as praticas usada nas contas citadas, passo a passo para que obtenham um bom entendimento do trabalho. Assim tentando alcançar todos os objetivos esperados.

FATOS CONTÁBEIS

São aqueles que provocam modificação no Patrimônio da entidade, sendo, por isso, objeto de contabilização através de conta patrimonial ou conta de resultado, podendo ou não alterar o Patrimônio Líquido.

 Ex: Compras, Vendas, Pagamentos, Recebimentos, etc.

Os fatos são classificados em três Grupos

  • Fatos Permutativos
  • Fatos Modificativos
  • Fatos Mistos

ATOS ADMINISTRATIVOS

São acontecimentos que não alteram o patrimônio, por isso, não são registrados nos livros contábeis.

Ex: contratos, avais, fianças, orçamentos, etc.

MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS

É o método pelo qual cada Débito efetuado em uma ou mais contas, deve corresponder um Crédito em uma ou mais contas, de tal forma que o total debitado seja sempre igual ao total creditado. Isso significa que toda aplicação de recurso deve ter uma origem, portanto não há Débito sem um Crédito correspondente ou não há uma aplicação sem uma origem respectiva.

LANÇAMENTOS CONTÁBEIS

É o registro dos fatos contábeis, todo fato que lançado tem que se  originar de um documento válido e conveniente. Os lançamentos podem ser feitos através de quatro formulas, seus valores são expressos em moeda nacional, tem que haver data e seu histórico, deve ser claro e objetivo.

  1. O lançamento da primeira formula envolve o registro de uma conta devedora e uma conta credora.
  2. A segunda formula envolve uma conta devedora e mais de uma conta credora.
  3. A terceira e o registro de mais de uma conta devedora e apenas uma conta credora.
  4. E a quarta formula e o registro de mais de uma conta devedora e mais de uma conta credora.

LIVRO DIÁRIO

O livro diário e um livro obrigatório em todas as empresas do Brasil. No Livro Diário devem ser lançadas, em ordem cronológica, com individualização, clareza e referência ao documento probante, todas as operações ocorridas, e quaisquer outros fatos que provoquem variações patrimoniais.

Devendo ser utilizado o método de partidas dobradas na ordem cronológica do dia, mês e ano. Para fazer a escrituração do livro diário deve seguir as Normas Brasileiras de Contabilidade.

Na escrituração do livro devera conter na primeira pagina e não ultima os termos de abertura e de encerramento, deverão ser enumerados.

Termo de abertura: finalidade a que se destina o livro, o número de ordem, o número de folhas, a firma individual ou o nome da sociedade a que pertença, o local da sede ou estabelecimento, o número e data do arquivamento dos atos constitutivos no Órgão de Registro estipulado e o número de registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

Termo de encerramento: indica o fim a que se destinou o livro, o número de ordem, o número de folhas e a respectiva firma individual ou sociedade mercantil.

LIVRO RAZÃO

O livro razão e o livro principal dos registros contábeis dentro de uma empresa, é igual ao livro Diário, Utiliza o método de partidas dobradas. Ele é constituído de contas contábeis. É um livro que a legislação Brasileira exige. Pela sua eficiência é indispensável para uma empresa. É e um livro muito importante no ponto de vista da contabilidade.

No livro razão são utilizados registros individuais. Com palavras claras pode dizer que o razão e o mesmo que as razonete. É um livro que mostra os lançamentos mais detalhados por contas ficando mais fácil de compreender.

JUROS

JUROS é o preço do uso do dinheiro. Pode ser uma Receita (Receita de Juros ou Juros Ativos), para quem empresta o dinheiro, ou pode ser uma Despesa (Despesa de Juros ou Juros Passivos), para quem toma emprestado o dinheiro.

  • Juros Ativos: representam juros positivos, pois o adjetivo ativo significa coisa positiva a favor da empresa. Neste caso, a empresa recebeu os juros; logo, trata-se de Receita.
  • Juros Passivos: representam juros negativos para a empresa. Neste caso, a empresa pagou os juros; logo, trata-se de Despesa.

ALUGUEIS

Quando pagamos aluguéis, ocorre despesa, e a conta a ser utilizada para registrá-la é Aluguéis Passivos. Porém, quando recebemos aluguéis, ocorre receita, e a conta utilizada para registrá-la é Aluguéis Ativos.

DESCONTOS

Podem ocorrer na empresa dois tipos de descontos:

  • Descontos Obtidos, ou Desconto do Ativo que passa a ser uma receita
  • Descontos Concedidos ou Desconto do Passivo que é uma conta de Despesa

Podem ocorrer na empresa dois tipos de descontos: Descontos Incondicionais e Descontos Condicionais.

  • Descontos Incondicionais: São aqueles que a empresa oferece aos seus clientes sem lhes impor qualquer condição. Esse tipo de desconto ocorre por ocasião das vendas de mercadorias ou de serviços e aparece destacado na Nota Fiscal.
  • Descontos Condicionais: São aqueles que a empresa concede aos seus clientes impondo-lhes alguma condição. Um exemplo de condição é exigência de quitação de dívida antes da data do vencimento.

ADIANTAMENTOS

Os adiantamentos entregues pelos clientes aos fornecedores para garantir o recebimento de mercadorias ou de prestação de serviços geram direito para quem entrega o adiantamento (cliente) e obrigação para quem recebe o adiantamento (fornecedor).

Tem-se

  • Adiantamentos de Salários significa que uma empresa tirou dinheiro do caixa ou banco para uma despesa que ainda não aconteceu.
  • Adiantamento á Fornecedor significar que a empresa esta pagando por alguma matéria prima ou mercadoria que ainda vai receber.
  • Adiantamento de Cliente significar que o cliente comprou mercadoria e pagou antecipado.
  • Adiantamento á Cliente significa que fornecemos parte da mercadoria ao cliente que ele ainda irá pagar.

OPERAÇÃO COM MERCADORIAS

Mercadorias são objetos negociados pelas empresas comerciais, ou seja, são bens que uma empresa comercial adquire para serem revendidos. As operações básicas com mercadorias são as compras, as vendas, as transferências e as consignações de objetos pelas empresas comerciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (225 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com