TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade intermediaria etapa 2

Por:   •  13/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 2

Relatório

No vídeo um aprendemos sobre o principio da oportunidade, onde os fatos contábeis devem ser registrados imediatamente, independentes das causas que os originaram.

Manter a integridade das informações é de fundamental importância para um contador e por isso ele deve ter um sistema estruturado, formulários, livros para assim escriturar com confiabilidade. Temos 3 tipos de escrituração: livro (que é muito pouco usado atualmente), fichas (também pouco usada) e o mais usado processo eletrônico informatizado de dados.

O principal livro contábil é o Diário, nele registramos todos os fatos contábeis dia a dia. Outro muito importante é o livro razão, onde cada lançamento é dividido segundo o motivo de cada um deles. Temos os livros auxiliares, alguns obrigatórios, como o de caixa e registro de duplicatas.

No vídeo dois aprendemos sobre as técnicas contábeis. As principais são: escrituração, demonstrações contábeis, auditoria e analise das demonstrações contábeis. A escrituração consiste nos lançamentos que afetam patrimônio na empresa, o método mais utilizado é o das partidas dobradas (para todo débito temos um crédito).

No vídeo três, vemos que o livro diário é obrigatório para praticamente todas as entidades, com exceção de empresas muito pequenas com receita de até 36.000 por ano, as mesmas são tributadas pelo sistema de Lucro presumido ou simples nacional.

Cada lançamento efetuado no diário deve conter um padrão, contendo: local e data do fato, conta contábil (débito e crédito), histórico (motivo do lançamento), e valor. Para qualquer lançamento, devemos ter um documento que suporte o mesmo, pois em caso de auditorias devemos comprovar o motivo do mesmo. Seguindo este padrão, podemos realizar o lançamento contábil.

O vídeo quatro nos apresenta o SPED. O SPED nada mais é que a substituição da escrituração em um livro, para a escrituração em um meio magnético, economizando assim, espaço, papel e garantindo mais segurança e agilidade nas informações. A grande vantagem sem dúvidas é a agilidade em que o arquivo pode ser consultado. Em fiscalização da receita federal, por exemplo, o meio digital e torna mais fácil para conferência, já que temos sistemas elaborados para verificação de inconsistências do mesmo.

No quinto e último vídeo, ainda vemos sobre o SPED contábil. A evolução que o mesmo ofereceu foi muito grande, como já falamos anteriormente.

A ideia inicial, é que o mesmo facilite que as empresas cumpram com as obrigações com o governo, por outro lado, a empresa fica muito mais exposta, pois a receita poderá pegar inconsistências com muito mais facilidade. Realmente o projeto SPED é uma revolução, tornando as demonstrações contábeis muito mais confiáveis e dinâmicas.

Questões

1 Quais livros contábeis são obrigatórios segundo nossa legislação?

Livro Diário

Livro Razão

2 Qual a importância e pertinência dos livros contábeis na gestão dos negócios em uma empresa?

Como os livros contábeis são caracterizados por registrar toda a atividade contábil de uma empresa através de seus lançamentos, também é muito importante no auxílio da tomada de decisão por parte de seus gestores, pois, os relatórios contábeis viabilizam a analise da situação da empresa e assim podem-se verificar as metas pré-estabelecidas proporcionando melhores planejamentos e controles futuros.

3 O que é o SPED?

A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte.

Este arquivo deverá ser assinado digitalmente e transmitido, via Internet, ao ambiente Sped.

4 É verdade que o projeto do SPED diminui o Custo Brasil? Como?

Sim, pois a sped eleva a simplificação das obrigações acessórias e um controle muito mais efetivo sobre a arrecadação tributária por parte da união, estados e municípios.

5 Qual a diferença entre o sistema antigo de contabilidade e o novo sistema de contabilidade por meio do SPED?

O sistema antigo de contabilidade era feito manualmente e por papel impresso. Hoje com os novos métodos de contabilização todas a rotinas contábeis são realizadas de maneira eletrônica e com total integração com as autoridades governamentais de arrecadação.

6 Quais os livros inclusos no novo sistema de contabilidade por meio do SPED?

Livro Diário e seus auxiliaresquando houver

Livro razão e seus auxiliares

Livro balancete diários e fichas de lançamentos comprobatórios dos assentamentos neles transcritos.

7 O que é necessário para que as empresas cumpram com as exigências e o envio detodos os arquivos do projeto SPED ao fisco?

•Verificação quanto à obrigatoriedade. O art. 3 da Instrução Normativa estipula quais serão as empresas obrigadas a transmitir os arquivos do SPED;

•Revisão de seus processos. Como a comunicação com o fisco passa a ser muito mais rápida é necessário que a empresa verifique como anda o processamento de seus dados, buscando maximizar tal tarefa com o objetivo de suprir a demanda gerada pelo SPED;

•Adquirir um sistema de informação capaz de processar as informações e converter para o formato do SPED;

•Adquirir o certificado digital;

•Baixar e instalar o Programa Validador e Assinador (PVA) disponibilizado pela Receita Federal;

•Solicitar ao desenvolvedor do sistema os devidos testes de validação dos arquivos.

8 As empresas precisam ter algum livro contábil de forma impressa em seu acervo ounão? Explique.

Segundo a Lei nº 6022 de 22/01/2007 que institui o SPED, no seu art. 1º - parágrafo 2º

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com