TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Intermediária Etapa 2 Passo 2

Artigo: Contabilidade Intermediária Etapa 2 Passo 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

Uma das características básicas da contabilidade que deve ser conhecida é o reconhecimento das receitas e gastos, é necessário conhece-los para poder analisar de forma correta os dados financeiros dentro da contabilidade.

O regime de competência deve ser estendido a qualquer alteração patrimonial na prática, independente da sua origem ou natureza sob o modo de competência, as transações financeiras são reconhecidos no período em que ocorrem, mesmo sem ter sido pagos ou recebidos, isso permite que as transações sejam devidamente registradas nos livros contábeis e sejam exibidos nas demonstrações financeiras do período, no qual os bens e serviços foram executados.

Sob o método de competência as demonstrações financeiras trazem informações aos usuários que não dizem respeito apenas as informações passadas, mais também traz informações futuras que envolvem pagamentos e recebimentos de dinheiro conforme descrito no Art. 9º da RESOLUÇÃO CFC Nº 1.282/10, de 28/05/2010.

Art. 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

Os pagamentos e os recebimentos de acordo com o regime de caixa são reconhecidos somente quando se recebe ou se paga com dinheiro ou equivalente. É utilizado com mais frequência na elaboração de demonstrações financeiras de entidades públicas, a finalidade fundamental da contabilidade governamental é apontar os propósitos e fins para os quais tenham recebido e utilizado os recursos, assim mantem o controle do orçamentário da devida atividade.

Segue alguns exemplos de eventos os quais mostram que a sobra do dinheiro do caixa não é sinônimo de lucro:

1º Venda de itens disponíveis em estoque e que já tenham sido pagos em períodos anteriores.

2º Recebimento em datas inferiores aos pagamentos (quando o prazo para pagamento da compra é superior ao do recebimento das vendas).

3º Recebimentos em datas inferiores aos pagamentos (quando o prazo para pagamento da compra é superior ao do recebimento das vendas)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com