TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade no inicio da civilização

Tese: Contabilidade no inicio da civilização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  Tese  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 5

1. Qual é a função da contabilidade no inicio da civilização?

Avaliar a riqueza do homem e avaliar os acréscimos ou decréscimo dessa riqueza.

2. A contabilidade é tão antiga quanto à existência do homem ou a atividade econômica. Qual foi a sua primeira forma de manifestação antes da existência da moeda, da escrita e dos números?

Afirmam alguns historiadores, que, a Contabilidade tenha sua origem aproximadamente a 4000 a.C..Entretanto, o homem primitivo, antes disso, inventariava o número de instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, ao contar suas ânforas de bebidas, já estava praticando uma forma rudimentar de Contabilidade.

3. Quais são as características da fase da contabilidade conhecida como “fase empírica”?

Na fase empírica utilizava desenhos, figuras e imagens para identificar o patrimônio.

4. Quais são as características do período evolutivo da contabilidade conhecido por período Mnemônico?

No período Mnemônico começaram a registrar as movimentações financeiras em placas de barro que posteriormente passaram a ter os seus registros transcritos de forma resumida para pranchas maiores, surgindo assim as primeiras noções do que atualmente conhecemos por Diário.

5. A contabilidade vista como ciência, podemos afirmar que?

É a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira.

6. Qual é a Escola contábil preocupada em demonstrar a Contabilidade como ciência?

A Escola Europeia ou Italiana.

7. Qual é a escola contábil que se caracteriza pela preocupação em suprir o usuário com informação?

A Escola Norte Americana.

8. Quais são as principais características da informação contábil?

A principal característica primaria e secundárias para uma informação útil, observando uma restrição geral que é a analise da relação custo beneficio da informação contábil, a compreensibilidade como característica do usuário e a materialidade da informação como limite de reconhecimento. As qualidades primárias são a relevância e a confiabilidade, enquanto as qualidades secundárias são a comparabilidade, a uniformidade e a consistência.

9. Enumere quatro usuários externos da informação contábil.

1. Decidir quando comprar mantiver ou vender um investimento em ações;

2. Avaliar a capacidade da entidade de pagar seus empregados e proporcionar-lhes outros benefícios;

3. Determinar políticas tributárias;

4. Determinar a distribuição de lucros e dividendos;

10. Enumere quatro características da escola contábil europeia

1. Comtismo: baseava-se no sistema de contas; para seus adeptos a principal preocupação da contabilidade deveria ser como o processo de escrituração e com as técnicas de registros de contas, esquecendo-se de que essas são apenas consequências das operações ocorridas nas empresas e não o objeto principal da contabilidade.

2. Personalismo: Surgiu em oposição ao comtismo, deu personalidade as contas para poder melhor explicar as relações entre os direitos e as obrigações.

3. Neocontismo: Devolveu a contabilidade o seu verdadeiro objeto, representado pelo patrimônio. Seus idealizadores também procuraram conceituar a contabilidade como a ciência do controle econômico.

4. Controlismo: defendia que a contabilidade ara um meio de controle das operações ocorridas na empresa, como a formação dos custo, a realização da receita, o equilíbrio financeiro entre os outros que provocam variações patrimoniais. Porém a contabilidade não se limita apenas a esses aspectos. Segundo Favero et al (1997,p.21) “ O controle é apenas um instrumento de apoio e não um fim ou objetivo da contabilidade.

11. Enumere quatro características da escola contábil norte-americana

1. A busca da qualificação da informação contábil como forma de subsidiar a tomada de decisão dos gestores.

2. A padronização dos procedimentos utilizados pela contabilidade financeira como forma de aumentar a confiança nas demonstrações contábeis, tendo em vista a quebra da bolsa de Nova Iorque em 1929.

3. O estabelecimento dos Princípios de Contabilidade Geralmente Aceitos (US-GAAP) para garantir que as informações enviadas pela contabilidade aos usuários fossem confiáveis.

4. O estabelecimento de dois objetivos gerais da contabilidade

1 – Fornecer informações sobre os recursos econômicos e as obrigações da entidade.

2 – Fornecer informações sobre as mudanças nos recursos da entidade, pretendendo fomentar a qualificação das informações aos diversos usuários.

12. Quais são as principais contribuições da obra de Paccioli para a contabilidade?

O método das partidas dobradas ou método veneziano, que corresponde á contabilidade de dupla entrada, para cada conta creditada deve haver em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com