TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilizando em períodos de ausência de moeda, letras e números

Por:   •  12/3/2018  •  Tese  •  2.814 Palavras (12 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 12
  1. Descreva a contabilidade na época em que não existia moeda, escrita e números.

Conforme Iudícibus (2010) afirma, a Contabilidade é tão antiga quanto a origem do Homo Sapiens, sendo que alguns historiadores creditam os primeiros sinais objetivos da existência da contabilidade a aproximadamente 2.000 anos a.C. Outros historiadores determinam que até antes da era Cristã, surgiram diversos registros de transações contábeis na China, Egito, Assíria, Fenícia, Pérsia etc., claro que de forma rudimentar.

  1. Qual era a função da contabilidade no início da civilização?

Qualificar: faziam somente falar a quantidade do patrimônio.

  1. Fale sucintamente sobre a fase empírica da contabilidade.

Simplesmente não existia os princípios, parâmetros, cada um fazia o que queria e da maneira que achasse melhor.

  1. Por que a invenção da imprensa alavancou a contabilidade?

Através da imprensa tivemos a oportunidade de ter mais conhecimentos, já que foi através da imprensa que foram publicados os primeiros artigos relacionados a contabilidade.

  1. Qual era o período que a contabilidade atinge um nível de desenvolvimento chamado de fase lógica/racional ou até mesmo a fase pré-científica?

No período

  1. Descreva a contabilidade do brasil, entre nas décadas de 1960 e 1970.

  1. Na idade moderna (séculos XIV e XVI) alguns acontecimentos proporcionam o impulso das ciências contábeis. Descreva-os.

A história nos evidencia que o mercantilismo que floresceu na Europa a partir dos séculos XIV, principalmente nas cidades de Gênova, Florença e Veneza provocou um ambiente favorável à expansão da contabilidade.

  1. Relate sobre a 1º literatura contábil relevante, no ano de 1494.

Em 1494, o frei Luca Paciole editou o livrox: La Summa de Arithmetica, proportioni et proportionalitá, o primeiro livro a enfatizar o sistema de partidas dobradas.  Esse método já havia sendo utilizado.

  1. A Itália pode ser chamada de berço da contabilidade? Por que?

O que imortalizou Veneza como a cidade histórica da contabilidade e Paciole como o criador da contabilidade foi a edição do seu livro na Itália, precisamente em Veneza, o primeiro a enfatizar o sistema das partidas dobradas.  

  1. O ensino da contabilidade deveria ser primeiro na base dos relatórios e depois os registros contábeis? Porque?

  1. Que marco separa a contabilidade antiga da moderna?

Em decorrência de uma fundamentação lógica de fácil compreensão e aplicabilidade o método das partidas dobradas pode ser considerado como um divisor de águas entre a antiga e a nova contabilidade, visto que desde a sua publicação tem sido o direcionador do raciocínio contábil ao longo da história.

  1. Fale resumidamente sobre Fábio Besta (1891) e sua contribuição a contabilidade.

Fabio Besta, contabilista nascido em Teglio de Valtellina, Lombardia, Itália, em 03 de outubro de 1922. Graduou-se contador em 1868 pelo instituto técnico comercial de sondrio.

Sua principal contribuição à contabilidade é a criação da escola controlista, através de sua obra La Ragioneria, que defendia que o principal objetivo da contabilidade era o controle dos fatos econômicos.

  1. Discorra sobre a contabilidade e as correntes europeias recentes.

  1. Discorra sobre as correntes americanas e a contabilidade.

  1. Faça um comparativo entre as escolas europeias e as escolas norte-americanas.

Escola norte-americana: Essa escola procurava metodologias que permitissem uma clara visão dos relatórios contábeis e dos lançamentos que lhe deram origem, a fim de facilitar o entendimento dos conceitos e teorias contábeis.

Enquanto a escola europeia:

  1. Hoje no brasil a contabilidade assemelha-se mais a escola italiana ou americana?

A contabilidade brasileira assemelha-se mais a escola Americana.

  1. Faça uma listagem das entidades contábeis mais atuantes e importantes no brasil.

  1. Cite alguns itens que demonstram os aspectos contábeis criados no brasil.

  1. Escreva com suas palavras o seu entendimento sobre os objetivos da contabilidade.
  1. O que você sabe sobre plano de contas? Explique.

O Plano de Contas é o elenco de todas as contas utilizadas pelo contabilista e criado de acordo com a natureza da entidade. De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, o plano de contas é a estrutura básica da escrituração contábil, pois é com sua utilização que se estabelece o banco de dados com informações para geração de todos os relatórios e livros contábeis, tais como: Diário, Razão, Balancete, Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado e Análises, além de outros.

  1. Descreva os usuários da contabilidade e exemplifique.

  1. Fale sobre o campo de atuação da contabilidade.

O campo de atuação da contabilidade são as aziendas, Aziendas é um termo de origem italiana que não encontra tradução exata em português. Podemos traduzi-la como um Patrimônio sob a ação administrativas do homem, que age sobra ele praticamente atos de natureza econômica.

  1. Qual o objetivo da contabilidade?

O objetivo principal da Contabilidade é fornecer informação econômica, física, de produtividade e social relevante para que cada usuário possa tomar suas decisões e realizar seus julgamentos com segurança.

  1. Discorra sobre a finalidade social do contador.

A contabilidade tem uma função social muito relevante, independentemente de a entidade praticar a chamada contabilidade social em que essa importância fica mais caracterizada, pois, nesse caso, além das demonstrações contábeis tradicionais, a entidade fornece outras especificas.

  1. Defina pessoa física e pessoa jurídica.

PESSOA FÍSICA é a pessoa natural, é todo ser humano, é todo indivíduo.  (Sem qualquer exceção).

PESSOA JURÍDICA é a união de indivíduos que, através de um contrato reconhecido por lei, formam uma nova pessoa, com personalidade distinta da de seus membros. As pessoas jurídicas podem ter fins lucrativos (empresas industriais, comerciais etc.) ou não (cooperativas, associações culturais, religiosas etc.). Normalmente, as pessoas jurídicas denominam-se empresas.

  1. Diferencie os princípios dos objetivos da contabilidade.

Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional de nosso País. Concernem, pois, à Contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o patrimônio das entidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (161.7 Kb)   docx (354.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com