TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilização de despesas

Artigo: Contabilização de despesas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Artigo  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

CONTABILIDADE DE CUSTOS

Com o advento da Revolução Industrial e a conseqüente proliferação das empresas industriais, a Contabilidade viu-se às voltas com o problema de adaptar os procedimentos de apuração do resultado em empresas comerciais ( que apenas revendiam mercadorias compradas de outrem) para as empresas industriais, que adquiriam matérias-primas e utilizavam fatores de produção para transformá-las em produtos destinados à venda.

A solução natural para o problema foi usar o mesmo esquema das empresas comerciais para a apuração do resultado, substituindo o item COMPRAS pelo pagamento dos fatores que entraram na produção: matéria-prima consumida, salário dos trabalhadores da produção, energia elétrica e combustíveis utilizados, enfim todos os gastos que foram efetuados na atividade industrial e que foram denominados de CUSTOS DE PRODUÇÃO. O ramo da Contabilidade que controlava estes gastos passou a chamar-se CONTABILIDADE DE CUSTOS.

A CONTABILIDADE DE CUSTOS, nos seu primórdios, teve como principal função a avaliação de estoques em empresas industriais, que é um procedimento muito mais complexo do que nas comerciais, uma vez que envolve muito mais que a simples compra e revenda de mercadorias, são feitos pagamentos a fatores de produção tais como salários, aquisições e utilização de matérias-primas etc. Ademais, estes gastos devem ser incorporados ao valor dos estoques das empresas no processo produtivo, por ocasião do encerramento do balanço haverá dois tipos de estoques: produtos que ainda não estão acabados ( produtos em elaboração) e produtos prontos para venda ( produtos acabados).

CPV = Estoques iniciais + Gastos na produção – Estoques iniciais

LB = Vendas – Custo dos produtos vendidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com