TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuição dos custos para emрresas

Relatório de pesquisa: Contribuição dos custos para emрresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Relatório de pesquisa  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 6

2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................. 7

2.1 CONTRIBUIÇÃO DOS CUSTOS PARA EMRESAS..............................................7

2.2 CONCEITOS DE CUSTEIOS……...........................................................................8

2.2.1 Gecon....................................................................................................................8

2.2.2 Abc.........................................................................................................................8

2.2.3 Rkw………………..................................................................................................8

2.3 AJUDA DOS CUSTOS NA COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS........................9

2.4 CONTABILIDADE PARA AS ORGANIZAÇÕES.....................................................10

2.5 MATEMATICA FINANCEIRA E COMERCIAL NAS EMPRESAS...........................11

3 CONCLUSÃO............................................................................................................12

REFERÊNCIAS.............................................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

Seguindo as orientações dadas para a realização desta atividade interdisciplinar, foi feito um estudo focado para melhor entender a gestão do conhecimento nas empresas assim como os custo relacionados a elas.

Também será abordado os tipos de custos para melhor atender as empresas e seus interesses.

Por fim será citado o conceito e a importância da contabilidade e matemática financeira para as organizações.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONTRIBUIÇÃO DOS CUSTOS PARA EMRESAS

Utilizando a gestão do conhecimento a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com paixão. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação.

De forma geral, acredita-se que uma boa prática de gestão do conhecimento influencia direta e indiretamente o bom desempenho organizacional e financeiro de uma organização.

Sabendo como o meio reage às informações, pode-se antever as mudanças e se posicionar de forma a obter vantagens e ser bem-sucedido nos objetivos a que se propõe apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional.

2.2 CONCEITOS DE CUSTEIOS

2.2.1 Gecon

É um modelo de mensuração de custos baseado em gestão por resultados econômicos. Também conhecido por Grid Economics and Business Models Works.

O sistema de gestão no modelo GECON diz respeito ao processo de planejamento, execução e controle operacional das atividades com base na missão da empresa, em suas crenças e valores, em sua filosofia administrativa e em um processo de planejamento estratégico que busca em última instância a excelência empresarial e a otimização do desempenho econômico das empresas.

Sua estrutura básica pode ser descrita como:

• Medida da Eficácia da Empresa

• Processo de Geração do Lucro

• Responsabilidade pela Geração do Lucro

• Papel dos Gestores

• Informação para Gestão

• Aspectos Operacionais, Financeiros e Econômicos das Atividades

2.2.2 Abc

É o método de custeio baseado em atividades. É o novo método de análise de custos que busca “rastrear” o gasto de uma empresa para analisar, monitorar as diversas rotas de consumo dos recursos “diretamente identificáveis” com suas atividades mais relevantes, e destas para os produtos de serviços; com o objetivo de facilitar as mudanças de atitudes dos gestores de uma empresa, a fim de que estes, paralelamente a otimização de lucros para os investidores, busquem também a otimização do valor dos produtos para os clientes. Assim define (NAKAGAWA, 2001). O custeamento com base em atividades é fundamentado no seguinte conceito: produtos consomem atividades, atividades consomem recursos

2.2.3 Rkw

O sistema de custeio RKW surgiu na Alemanha no começo do século XX e é uma variação do sistema de custeio por absorção integral. Essa diferenciação por absorção integral se dá pelo fato de que o RKW apropria também as despesas financeiras. Se apresenta através da criação de centros de custos, determinados de acordo com o organograma, os produtos fabricados utilizam máquinas e equipamentos de forma equivalente.

O método ficou caracterizado por sua aplicação ser possível somente em economias centralizadas ou com produtos absolutamente monopolíticos.

2.3 AJUDA DOS CUSTOS NA COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS

As empresas implantam programas de redução de custos de duas formas: espontânea e compulsória.

A redução de custos espontânea é buscada antes de qualquer sinal de crise atingir a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com