TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crescimento da contabilidade

Projeto de pesquisa: Crescimento da contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.894 Palavras (8 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Na pesquisa a seguir, abordaremos um estudo de como surgiram as primeiras formas de praticar a contabilidade, maneiras desenvolvidas com poucos recursos mas porém, não menos eficazes de organizar e admnistrar o patrimônio; citaremos nomes de pessoas que foram importantes, que proporcionaram grandes melhorias e revolucionaram a prática da contabilidade nos dias de hoje, como por exemplo o matemático e professor Luca Bartolomeo De Pacioli, que foi considerado o “Pai da Contabilidade Moderna” e entre outros mestres no mundo contábil. O “Livro Diário”, também é um grande feito criado por volta de 1850, é algo obrigatório pela legislação comercial para todas as empresas, trata-se de registros de fatos contábeis em partidas dobráveis, rigorosamente em ordem cronológica de dia, mês e ano. Falaremos no que consiste o estudo da contabilidade, que é baseada no estudo patrimonial, considerando o ponto de vista econômico e jurídico e seus aspectos quantitativos e qualitativos.

Inicio:

Há aproximadamente 3.000 anos A.C. o homem primitivo já praticava uma contabilidade de forma rudimentar, isso foi comprovado com o achado dos primeiros registros patrimoniais que foram encontrados na região da Mesopotâmia entre os rios Tigre e Eufrates, atual Iraque. Já os primeiros livros de contabilidade foram encontrados no Egito na região do baixo Nilo.

No período de 1.500 a.C. a 300 A.C. os Fenícios ficaram famosos por seu comércio e desenvolvimento marítimo, foram os primeiros a desenvolverem um comércio à base de trocas, e desenvolveram também uma forma para fazer seus registros usando símbolos e faziam seus registros em placas de barro, e a criação de rotas comerciais por terra e por mar, com isso o comércio expandiu de maneira significativa.

O reinado dos romanos, um dos maiores da antiguidade, se expandiu por toda Europa, norte da África e oriente médio disseminando o sistema jurídico da contabilidade organizada. No fim da idade média na região de Veneza na Itália nasce o “Pai da Contabilidade Moderna”, Luca Bartolomeo De Pacioli, ele foi um monge, matemático e professor, como Professor universitário, em Veneza, escreveu vários livros sobre matemática e em um período em que lecionou em Milão, teve como aluno Leonardo Da Vince, de quem se tornaria um grande amigo. Em 10 de novembro de 1494, em Veneza, Pacioli lançou em livro um tratado de matemática, que incluía álgebra, proporções e noções de contabilidade. No capitulo sobre contabilidade, criou o método das partidas dobradas, segundo o qual para cada lançamento em uma conta a débito deve haver um crédito de igual valor em outra conta, esse método passou a ser adotado no mundo inteiro.

Exemplo de lançamento contábil:

Débito (onde o valor foi aplicado): mercadorias R$ 1.000,00

Crédito (qual a origem do valor): caixa R$ 1.000,00

Após o descobrimento do Brasil, na época em que foi instalado o Governo Geral, chegaram de Portugal os provedores da fazenda que vieram para cuidar da administração, eles acumulavam diversos cargos, como o de contador. Ainda no Brasil em 1810 iniciou-se o ensino da contabilidade, com a instalação da aula de comercio da corte e a Associação Dos Guarda Livros Da Corte foi fundada em 1869 no Rio de Janeiro sendo assim a mais antiga instituição profissional e cultural da ciência contábil brasileira, ainda no Rio de Janeiro no ano de 1924 foi realizado o primeiro congresso de contabilidade e são lançadas as bases para a campanha pela regulamentação de contador e reforma do ensino comercial no Brasil, e após muita luta e apresentação de vários projetos não aprovados em 1946 o então presidente Eurico Gaspar Dutra sancionou a lei que reconhecia a atividade contábil no Brasil através do decreto lei 9295/46.

O homem desde os primórdios da civilização fez o uso de equipamentos e máquinas para seu auxílio em quaisquer atividades que sejam, e com a contabilidade não foi diferente, o ábaco foi o primeiro instrumento para auxiliar o homem na contabilidade, surgiu em torno de 3.500 anos atrás, ele tinha como função auxiliar nos cálculos, era basicamente formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondente cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente. Mas a primeira maquina auxiliadora de calculo surgiu só em 1642, desenvolvida pelo francês Blaise Paschoal e em 1901 foi desenvolvida por Malcon Ellis a maquina de contabilizar, que foi nomeada com o nome de seu criador. Entre essas máquinas também se encontrava o datilografo ou mecanógrafo que é o nome técnico para a máquina de escrever criada em 1914 que foi desenvolvida com os anos e que hoje foi substituída pelos computadores.

A contabilidade é uma ciência social que estuda o patrimônio que é composto de bens, direitos e obrigações; dentro da contabilidade existe o chamado livro diário, criado por volta de 1850, é algo obrigatório pela legislação comercial para todas as empresas, trata-se de registros de fatos contábeis em partidas dobráveis, rigorosamente em ordem cronológica de dia, mês e ano, a escrituração mecanizada poderá substituir o livro diário por fichas seguidamente numeradas, quando se usa o computador, as folhas são enumeradas automaticamente pelo programa e, no final do período o livro será encadernado. O livro diário serve para registrar todas as transações de uma empresa.

O homem antigo necessitava de algo para registrar o comércio com seus bens, as atividades de trocas e vendas dos comerciantes que queriam acompanhar e avaliar seus bens, com isso surgiu a contabilidade. Naquele tempo as trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato, mas as cobranças de impostos se faziam por escritas embora rudimentares.

Hoje em dia a contabilidade é tão importante quanto nos primórdios, agora ela é usada para tomada de decisões em uma atividade, mede os resultados das empresas e avalia desempenho de negócios e de suas diretrizes, como por exemplo, avaliação para tomada de decisões referente à compra e venda de ações de determinada empresa, investimentos, aplicações e afins.

Contabilidade consiste no estudo do patrimônio, considerando o ponto de vista econômico e jurídico e seus aspectos quantitativos e qualitativos.

O crescimento da contabilidade é demonstrado pelo fato de que na antiguidade ela era feita de forma rudimentar e só com o desenvolvimento da escrita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com