TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos de Produção - Custeio por Métodos

Por:   •  24/9/2015  •  Resenha  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

A primeira coisa a se fazer para saber os custos de produção é a apropriação de custos ou custeio que é a apuração dos custos de produtos acabados.

No custeio por absorção (obrigatório por lei apesar de haver outros métodos) é distribuído aos produtos, os custos ligados diretamente à sua produção considerando-se três grupos de gastos: Mão-de-obra Direta, Matéria-prima e os Custos Indiretos de fabricação (depreciação, seguro, manutenção, etc.).

Par isso é preciso seguir alguns passos:

a) Separar os CUSTOS das DESPESAS: Todo gasto relacionado indiretamente com a produção – no setor administrativo ou de vendas, por exemplo – é uma DESPESA, e todo gasto relacionado diretamente com a produção é um CUSTO. Neste primeiro passo deverão ser separados CUSTOS de DESPESAS como em um balancete de verificação.

b) Apropriar os Custos Diretos: Aqui iremos calcular a porcentagem de custo de cada produto sobre os grupos de gastos e apropriar seu valor sobre cada porcentagem. Para calcular o custo da matéria-prima é só apurar o custo de serviços e produtos. Já na mão-de-obra direta é preciso saber o custo por hora de cada funcionário que trabalham diretamente com a produção.

c) Ratear os Custos Indiretos: Há várias formas de cálculo dos Custos Indiretos (horas de mão-de-obra, horas-máquinas, etc.). Pelo método de rateio tendo como critério a proporção, deve-se calcular a porcentagem dos Custos Indiretos proporcionalmente aos Custos Diretos já feitos no passo anterior.

d) Apropriar os valores dos Custos Indiretos: Da mesma forma feita com os Custos Diretos e a somatória (CD+CI) de cada produto, seguindo com a soma de seus totais resultará no Custo Total calculado no primeiro passo.

E há também o Custeio Variável que melhor se aplica quando há um só produto sendo produzido e vendido, neste método só são considerados os Custos Variáveis como CUSTOS e os Custos Fixos como DESPESAS, assim obtendo o resultado final. Mais fácil para fins de análise gerencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com