TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Métodos de Preço Custo e Custeio

Por:   •  13/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 4

APS

 Métodos de preço,custo e custeio

Segundo observação de Levy e Weitz (2000) o mercado tem sofrido alterações, e com isso se tornado cada vez mais competitivo.

Em torno dessa competição de mercado, empresas com fins lucrativos ou não, sofrem com a dificuldade de formação de preço dentro desse mercado. Para a formação de preço, é levado em consideração o poder aquisitivo da população, fatores internos e externos que impactam o valor do preço final do produto.

De acordo com Parente (2000), as empresas precisam rever os modelos de Formação de Preço para tornarem-se cada vez mais competitivas, oferecendo qualidade no atendimento e boas oportunidades de negociação, conquistando assim, novos clientes.

Para Santos (1991), são os seguintes métodos de formação de preço: Método baseado no custo; Método baseado nos concorrentes; Método baseado nas características do mercado; Método misto.

O método baseado nos custos é o mais tradicional e o mais comum usado pelas empresas. Este método é composto pelos seguintes fatores: custo pleno,custo de transformação, custo marginal, taxa de retorno exigida sobre o capital aplicado e custo padrão. A margem de um produto é a diferença entre o seu preço de venda e os seus custos, sendo expressa como percentual do custo.Esse processo de adicionar margem fixa a um custo-base é conhecido comomark-up. 

A formatação de preço de um produto, Segundo Levy e Weitz (2000), édeterminada pelo custo obtido com uma margem de lucro pré-estabelecida,que permita cobrir as despesas e que tenha como resultado o lucro planejado.

No entanto, o preço determinado pela concorrência é traçado pelos preços que é aplicado pelos concorrentes.Considerando, o preço determinado pelo valor percebido pelos clientes é obtido pela mensuração de quanto os clientes estão dispostos a pagar por uma mercadoria, considerando também o lucro desejado pela empresa.

De acordo com Dubois, Kulpa e Souza (2006), a Formatação de Preço tem que ser levado em consideração os métodos de custeios mais abrangentes, e deve ser orientada também pela demanda. Segundo eles, o método baseado no custo é calculado com a aplicação de um percentual sobre o custo da mercadoria. Já no método baseado pela demanda, deve-se observar quanto o cliente está disposto a pagar. Assim, a conciliação dos dois métodos permite chegar a um preço compatível com as necessidades do negócio e do cliente.método baseado nas características do mercado é utilizado com base na percepção de valor. Onde o preço de venda é formado de acordo o olhar que o cliente tem para o produto. Nesse método é necessário que a empresa conheça o mercado de maneira profunda. Pois, o conhecimento permitirá tomara decisão de que se o produto será vendido a nichos de públicos diferentes. Classe de maior pode aquisitiva ou as classes mais pobres. Ao analisar os artigos de literatura especializada para a construçãodesse texto, pode observar que a metodologia mais utilizada por ambos os artigos foi à metodologia baseados nos custos. Para a formatação de preço é preciso analisar o mercado em que o produto ou serviço esta inserido, analisar os custos de fabricação, custos direto, indiretos,custos fixos e variáveis e as despesas que a empresa terá que arcar para manter sua atividade. Contudo, não são apenas os custos da empresa que precisam ser considerados, mas também, os aspectos mercadológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com