TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos de materiais

Por:   •  2/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 5

Capítulo 4

  1.  OS CUSTOS DOS MATERIAIS
  1. Introdução:

O estudo de custos específicos das empresas, aqueles concernentes à atividade produtiva (materiais diretos, mão de obra e custos indiretos), estão associados aos procedimentos de avaliação de estoque.

  1. Estoque:

Estoque designa o “conjunto” de itens materiais que podem ser: vendidos, processados ou consumidos dentro do processo de produção e seus principais tipos são: mercadorias, materiais (diretos ou indiretos ou auxiliares), produtos em elaboração e custos de importação.

A expressão mercadorias compreende matérias-primas e mercadorias mantidas na empresa para venda. A expressão materiais são aqueles que estão incorporados fisicamente ao produto final para venda, já materiais indiretos ou auxiliares são ferramentas, material de limpeza e segurança. Produtos em elaboração correspondem a material direto, mão de obra direta e custos indiretos de fabricação.

  1. Objetivo do custeio e a seleção do método de custeio:

O objetivo é determinar os custos adequados às vendas, deforma que haja lucro e o método considerado é o lucro liquido.

  1. Os custos dos materiais:

Quando se adquiri um material para revenda deve-se levar em conta elem dos preços, todos os outros custos e descontos decorrentes da compra deste material, na prática os custos podem variar de uma compra para outra (infração, demanda de mercado, transporte, outro fornecedor etc.) deve-se então selecionar o método para avaliar o estoque que pode ser :

_ custo médio; baseia-se na aplicação pela média ponderada de todas as compras feitas dentro do período (aceito pelo fisco).

_ PEPS, primeiro que entra é o que sai; os fatores de custo fluem em ordem cronológica, em função da data de aquisição; a primeira unidade comprada é a primeira a ser utilizada (aceito pelo fisco).

_ UEPS, último que entra, primeiro que sai; processado em ordem cronológica inversa, sendo assim o ultimo custo incorrido é creditado ao estoque em primeiro lugar (não aceito pelo fisco).

  1. OS CUSTOS DA MÃO DE OBRA
  1. Custos de mão de obra:

Podem ser direta ou indiretamente ligado ao produto. Considerando os aspectos fiscais toda mão de obra da fabrica deve ser absorvida no custo de produção e transferida ao estoque de produto acabado, exceto as despesas operacionais, deve-se levar em conta os encargos sociais dos empregados, a gerencia deve conhecer os custos de mão de obra por centro de custos, linhas de produto, células e operários direto e indiretos, o controle de mão de obra se dá por índices alocados a diferentes níveis de trabalho, com a finalidade de assegurar a qualidade do produto e volume de produção que sustente o mercado.

  • O Departamento pessoal sua função principal é o controle de custo que envolvem procedimentos de emprego e descrição de cargo.
  • O Departamento de planejamento tem a responsabilidade de programar a produção e a partir dessa informação pode-se estimar a quantidade de recursos para conclusão da produção.
  • Departamento de apontadoria controla a presença e o tempo que o funcionário executa tal função.
  • Departamento de custo junta todas estas informações prepara relatórios que serão utilizados no custeio dos produtos.

A legislação fiscal pelas regras de custeio por absorção determina que os custos de mão de obra direta devem ser segregados. Os custos indiretos devem compor os custos de fabricação, sendo ambos transferidos por meio do departamento aos custos de produtos acabados e as despesas serão incorporadas ao resultado.

      3   OS CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO

      3.1 Introdução:

O único sistema aceito pelo fisco para apropriação dos custos indiretos de fabricação é o “custeio por absorção” por meio do qual os produtos em elaboração receberão, contabilmente, carga pela matéria-prima pela mão de obra direta e pelos custos indiretos de fabricação aplicados.

       3.2  Centro de custos:

A apuração dos custos indiretos por centro de custo permite um controle mais eficiente dos custos dos produtos e serviços, a indicação de uma área não se limita apenas a área fabril, pode também ser transferida as áreas comerciais e administrativas. Este método baseia-se, nos critérios de serviços prestados, de instalações disponíveis ou de consumo, podendo variar de empresa para empresa.  Os custos indiretos podem ser apropriados de diversas formas como, por exemplo: hora de mão de obra direta e horas máquina, estas são algumas bases de cálculos que pode ser utilizadas pelas empresas, sendo o fator escolhido como base deve ser facilmente medido, deve-se ainda ter alguma relação entre o custo indireto e a base escolhida.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com