TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cálculo dos custos de produção

Pesquisas Acadêmicas: Cálculo dos custos de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.088 Palavras (9 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 9

ECONOMIA

CUSTOS DE PRODUÇÃO

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 - Trabalhadores (Recursos) e Produção (Sapatos) 5

Tabela 2 – Cálculo da produtividade Marginal Crescente e decrescente. 7

Tabela 3 – Produção e Custo Total 9

Tabela 4 – Custos fixos, médio, total, fixo médio, total médio, médio variável e marginal médio. 12

LISTA DE GRÁFICOS

Gráfico 1 – A curva do produto total 8

Gráfico 2 - A curva do produto marginal 10

Gráfico 3 – A curva do custo total 12

Gráfico 4 – Custos fixos e variáveis. 13

Gráfico 5 – Relação dos custos marginal e médio, variável médio e fixo médio. 15

LISTA DE QUADROS

Quadro 1 – Quadro referente a tabela e suas respectivas nomenclaturas. 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 6

2 A FUNÇÃO PRODUÇÃO 6

3 A CURVA DO PRODUTO TOTAL 7

4 RENDIMENTOS MARGINAIS CRESCENTES E DECRESCENTES 8

5 CUSTOS ECONÔMICOS 10

6 A FUNÇãO DO CUSTO TOTAL 11

7 CUSTOS FIXOS E VARIÁVEIS 12

8 CUSTOS MÉDIOS E MARGINAIS 13

9 CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS 18

INTRODUÇÃO

As empresas são unidades básicas de produção dentro de um sistema econômico e ligam-se as outras unidades econômicas de duas maneiras: na aquisição de recursos necessários para sua operação e também na venda dos bens que produz. O processo produtivo é a transformação de vários recursos em um produto que possa ser vendido. Porém, antes que possamos analisar esse sistema produtivo e necessário duas perguntas: Quais são os objetivos de uma empresa? E por que elas existem?

O principal e objetivo final de uma empresa é maximizar seus lucros. O lucro é: “a diferença entre as receitas da empresa, e seus custos de produção.”. Bem como receitas “são nada mais que os recebimentos obtidos através da venda dos produtos da empresa.”. (Heller, 1987, p. 58)

A sua existência se deve ao fato da necessidade de um sistema produtivo para a produção de bens procurados pelos consumidores. Heller (1987), afirma que é muito mais eficiente dispor de um processo produtivo em uma única empresa, assim, eliminam-se todas as transações de mercado como a compra de bens que elevam os custos e tempo de produção e concluí que “uma empresa é basicamente uma unidade produtiva, dentro da qual as transações de mercado são eliminadas a fim de economizar os custos associados a tais transações.”.

Proporcionalmente falando, quanto mais ou maiores os custos forem, maior será preço do produto e menos competitivo ele será, e vice versa. Pode-se perceber que esses processos produtivos possuem vários custos que influenciam no preço final do produto agregando ou desagregando-lhe valor, tornando-o ou não competitivos no mercado, sendo assim, influenciando diretamente no objetivo da empresa.

A FUNÇÃO PRODUÇÃO

A função produção é definida pela combinação de diversos recursos a fim de conseguir produtos finais na empresa. É uma relação tecnológica entre os recursos e as produções (Heller, 1987). Nesse processo, função produção é tecnológica onde as unidades produtivas são relacionadas às unidades de trabalho.

A CURVA DO PRODUTO TOTAL

É possível expressar esse processo graficamente supondo-se que exista apenas um recurso variável, e também, um produto variável, por exemplo: um trabalhador sozinho consegue produzir 43 sapatos, dois trabalhadores 160, três trabalhadores podem produzir 351 sapatos, quatro trabalhadores, 600 sapatos e assim por diante. Essa função produtiva apresenta uma ligeira curva em forma de S conforme mostra o Figura 1. Na área de produção crescente cada empregado aumenta a produção num total maior do que a pessoa anterior. A primeira pessoa produz 43 sapatos, a segunda pessoa 117 sapatos, a terceira pessoa 234 sapatos, a quarta pessoa 249. Este fenômeno é conhecido com Rendimento crescente.

Tabela 1 - Trabalhadores (Recursos) e Produção (Sapatos)

Trabalhadores (Recursos) Produção (Sapatos)

0 0

1 43

2 160

3 351

4 600

5 875

6 1152

7 1375

8 1536

9 1656

10 1750

11 1815

12 1860

Segue sua representação gráfica:

Gráfico 1 – A curva do produto total – A curva do produto total, ou função produção, mostra a relação entre as unidades físicas de recursos (eixo horizontal) e as unidades físicas de produção (eixo vertical).

RENDIMENTOS MARGINAIS CRESCENTES E DECRESCENTES

Os rendimentos marginais crescentes são resultado da especialização dos recursos utilizados em um processo produtivo. Um exemplo: se apenas um trabalhador é empregado na empresa, logo ele desempenhará uma grande variedade de tarefas. Logo, quanto mais trabalhadores estejam empregados, cada um poderá se especializar em uma tarefa, aumentando assim, sua eficiência.

Apesar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com