TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DECORRÊNCIA DA TEORIA NEOCLÁSSICA: DEPARTAMENTALIZAÇÃO , ANÁLISE DO FILME : FORMIGUINHA Z

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  1.611 Visualizações

Página 1 de 5

DECORRÊNCIA DA TEORIA NEOCLÁSSICA: DEPARTAMENTALIZAÇÃO

ANÁLISE DO FILME : FORMIGUINHA Z

Andreza Candido da Silva

Keeyt Sayonara Ferreira da Silva

Kuedma Tatiane dos Santos Pereira

Lilian do Nascimento Santos

Yeda Karla Lins do Nascimento

MACEIÓ –AL

MARÇO/2013

DECORRÊNCIA DA TEORIA NEOCLÁSSICA: DEPARTAMENTALIZAÇÃO

ANÁLISE DO FILME : FORMIGUINHA Z

Trabalho apresentado a Professora Sandra Gonçalves, da disciplina de fundamentos da administração, do curso de Ciências Contábeis, 1º. Período.

MACEIÓ –AL

MARÇO/2013

INTRODUÇÃO

        Neste trabalho iremos apresentar a Departamentalização em decorrência da teoria neoclássica, baseada no filme “Formiguinha Z”. Caracterizando os diversos tipos de departamentalização, mostrando a base fundamental da organização e a divisão do trabalho.

APRESENTAÇÃO

        Departamentalização é uma forma de atribuir tarefa,e separar blocos de trabalho da organização, esses blocos de trabalhos podem ser chamados departamento.

Na visão dos autores neoclássicos, há dois sentidos de departamentalização na especialização da organização, são eles: Vertical, que se dá pelo crescimento dos níveis hierárquicos; e Horizontal, que também pode ser chamada de processo funcional, ocorre quando há um maior número de órgãos especializados, porém no mesmo nível hierárquico, com separação de tarefas.

        Podemos encontrar a departamentalização nas grandes empresas, pois está diretamente relacionada com o tamanho da organização e com a complexidade das operações. Departamento, nada mais é, que setores separados de uma empresa, onde um administrador tem autoridade para cobrar o desempenho.

        Existem 6 tipos de departamentalização, que são eles:

- Departamentalização por funções: incide em um grupo de atividades e tarefas, de acordo com cada função desenvolvida dentro da empresa. É a mais utilizada para a organização das empresas.

Vantagem – agrupa vários especialistas sob uma única chefia, quando sua atividade é especializada.

Desvantagem – diminui a cooperação interdepartamental, pois cria barreiras entre os departamentos.

- Departamentalização por produtos ou serviços: consiste no agrupamento por produtos ou serviços de acordo com o resultado da empesa Assim, facilitando o emprego da tecnologia das máquinas e dos equipamentos.

Vantagem – induz a cooperação entre especialistas e a coordenação.

Desvantagem –contra indica para circunstâncias externas estáveis, empresas com pouco produto.

- Departamentalização geográfica: é o agrupamento de trabalho, separado por territórios. Acontece com empresas que cobrem grandes áreas geográficas, com grande atuação no mercado.

Vantagem – fixa a responsabilidade de lucro e desempenho

Desvantagem – enfraquecimento da especialização.

- Departamentalização por clientela: se dá pelo agrupamento das atividades de acordo com o tipo de cliente. É importante para a instituição que lida com clientes com necessidades e características diferentes.

Vantagem – fixa responsabilidades por clientes.

Desvantagem – as atividades da organização tornam-se secundárias, como: produção e finanças.

- Departamentalização por processo: trata-se de um conjunto de atividades estruturadas e propostas ao resultado de um produto específico para determinada clientela ou mercado. É utilizada nas empresas industriais, onde a diferenciação e o agrupamento são feitas através de sequência do processo produtivo ou operacional.

Vantagem – utilização econômica da tecnologia.

Desvantagem – falta de flexibilidade e de adaptação das mudanças.

- Departamentalização por projetos: é a organização na base de projetos, cada grupo fica responsável por um projeto diferente. Isso ocorre muito em instituições de grande porte e que produzam produtos que envolvam grande concentração de recursos e um longo tempo para a sua produção.

Vantagem –investimentos de recursos elevados.

Desvantagem – envolvem habilidades e conhecimentos dispersos em uma empresa.

        Os objetivos de estudar a teoria são entender os diversos tipos de departamentalização, cientes de suas vantagens e desvantagens, sabendo fazer uso deles, escolhendo a alternativa que mais se adapta as necessidades da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (123 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com