TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÕES DE CONTABILIDADE

Projeto de pesquisa: DEFINIÇÕES DE CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  6.904 Palavras (28 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 28

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONOMICAS – CCJE

CONTABILIDADE EMPRESARIAL

CINTYA CORRÊA VIANA, MARIA GABRIELA ALMEIDA AZEREDO E PRISCILA MACHADO HOTT.

CONCEITOS DE CONTABILIDADE EMPRESARIAL

VITÓRIA

2014

1. INTRODUÇÃO

Diante de um básico conceito de Contabilidade- uma ciência que estuda, registra e controla o patrimônio das entidades- surgem diversos novos conceitos que precisam se conhecidos para se entender, de fato, esta ciência. Alguns deles foram pesquisados e relatados de forma simples e coerente neste trabalho.

2. CONCEITOS

1. Ações:

As ações são papéis que representam uma pequena parte do capital social de uma empresa. Ao comprar uma ação o investidor se torna sócio da empresa que emitiu essa ação, passando a correr os riscos dos negócios junto com a empresa e tendo participação nos lucros e prejuízos. Toda ação possui um código, ele é formada por quatro letras que representam o nome da empresa e um número que representa o tipo da ação. Somente as ações emitidas por companhias registradas na CMV (Comissão de Valores Mobiliários), podem ser negociadas publicamente no mercado de valores.

As ações podem ser classificadas em dois tipos:

• Ordinárias (ON): Quem possui ações desse tipo pode votar em assembleias gerais da empresa, além de receber os lucros distribuídos pela empresa. Deve compor no mínimo 50% do capital social.

• Preferencias (PN): Quem possui essas ações não pode votar nas assembleias, mas recebe os lucros distribuídos primeiro (em uma porcentagem maior que as ordinárias), e caso a empresa decrete falência serão os primeiros a receberem compensações.

2. Ações em tesouraria

Normalmente não é permitido as empresas adquirir suas próprias ações, a não ser quando em operações de resgate, reembolso ou amortizações de ações; aquisição para permanecia em tesouraria ou cancelamento, desde que até o valor do saldo de lucros ou reservas (exceto legal) e sem diminuição do capital social ou recebimento dessas ações por doações, aquisição para diminuição do capital.

3. Aluguéis ativos

Valor de aluguel que a empresa tem a receber, por direito.

Exemplo: no final do mês, ano, ou data estipulada entre as partes, o cliente deverá pagar para a empresa o valor de aluguel do imóvel. A empresa forneceu o ambiente e agora ela tem o direito de receber o dinheiro equivalente a este aluguel. Sendo assim, é o aluguel que o cliente usou e ainda não pagou.

4. Aluguéis passivos

Representa uma despesa para a empresa.

Exemplo: a empresa está no prédio alugado e terá que pagar o aluguel, portanto, terá uma despesa de aluguel.

5. Adiantamentos de clientes

Tem como finalidade registrar os valores adiantados recebido de clientes para posteriormente entregar do bem ou serviço. Desta forma, a empresa tem a obrigação de entregar o bem/serviço ou devolver o adiantamento recebido.

6. Amortizações acumuladas

Representa a conta que registra a diminuição do valor dos bens intangíveis registrados no ativo permanente, é a perda de valor de capital aplicado na aquisição de direitos de propriedade industrial ou comercial e quaisquer outros, com existência ou exercício de duração limitada.

7. Análise das demonstrações financeiras

As demonstrações financeiras são utilizadas para qualificar o seu resultado financeiro, seja ele positivo ou negativo. Se a empresa é lucrativa, deve-se concluir se esse lucro é ótimo, bom ou ruim. Mesmo com lucro, este pode estar abaixo do mercado, significando alguma deficiência na gestão da empresa. E é uma forma da empresa prestar contas e levar informações sobre o aspecto econômico-financeiro aos acionistas, credores, governo e outros interessados.

8. Análise horizontal e análise vertical

• Análise Horizontal

Demonstra a evolução das contas patrimoniais e de resultado dentro de uma série de exercícios. Através desta técnica é possível avaliar e acompanhar a evolução das Receitas e das Despesas bem como dos investimentos realizados.

• Análise Vertical

Permite determinar a participação relativa de cada conta no grupo total. A análise vertical demonstra a estrutura econômico-financeira da empresa.

9. Analista financeiro

É o profissional responsável pelo processamento de contas a pagar e a receber, anotando corretamente a transferência de ativos e encerramento dos livros de forma correta. É responsável também pelo processamento de transações, sendo elas: o faturamento de clientes, pagamentos a fornecedores, etc.

10. Apropriação de despesas

O montante da transação, já é conhecido, a companhia apenas não fez o pagamento ainda. São aquelas a serem pagas no futuro.

11. Apropriação de receitas

Receitas apropriadas referem-se ao valor que a companhia receberá ao final de um determinado período de tempo.

12. Ativo circulante

(Dinheiro em caixa ou em bancos: bens, direitos e valores a receber no prazo máximo de um ano, ou seja, realizável em curto prazo, estoques de mercadorias produzidas, etc.).

13. Ativo fixo

É todo capital que uma empresa possui em forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.1 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com