TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOAR x CFC

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo: DOAR x DFC - Análise e Comparações - Com a aprovação da Lei nº. 11.638/07, que passou a vigorar a partir de 01.01.2008, a apresentação da DFC - Demonstração de Fluxo de Caixa para as empresas que, antes, eram obrigadas a publicar a DOAR - Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos, passou a ter exigência conforme imposição legal. Podemos dizer que se substituiu uma demonstração por outra. A DFC apresenta informações financeiras, ou seja, quais os quantitativos em dinheiro que entrou e saiu do caixa, já a DOAR apresentará informações de caráter econômico, ou seja, quais foram os recursos que a empresa originou indicando as fontes, e onde foram aplicados. As duas demonstrações apresentam informações distintas. Ao usuário da informação caberá avaliar qual será a que melhor irá atender o seu interesse.

Pergunta: A Contabilidade, que tem como função central a produção de informações úteis para usuários, como essas demonstrações apresentam informações distintas, pergunta-se: O que se perde e o que se ganha com a substituição de uma demonstração pela outra?  Quais as vantagens de uma e outra demonstração?

Recomendação: Para responder a questão a seguir em relação as Demonstrações Contábeis devem ser conciderados a NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE, principalmente no que dispõe sobre apresentação das demonstrações contábeis. 

Orientação: Desenvolva seu texto utilizando entre 10 a 15 linhas. Não utilize anexos na resposta e lembre-se que se a resposta for copiada da internet caracteriza plágio e com isso zera automaticamente a questão.

Fontes de Consulta: Procure pesquisar em fontes de consulta oficiais.

www.cfc.org.br

www.crcrs.org.br

www.cvm.org.br

www.receita.fazenda.gov.br

www.planalto.gov.br

Peso: 3.0

Resposta:

O DFC é mais fácil de ser compreendida até mesmo por uma pessoa sem experiência no ramo. O DOAR exige do usuário conhecimento contábil e apresenta informações de caráter econômico. O DFC apresenta informações financeiras. É mais concreta e de curto prazo, para usuário interno. O DOAR é analítico e projeta riquíssimas informações a médio e longo prazo. O DOAR traz informações precisas no laudo financeiro da empresa. Pelo fato do DOAR utilizar recursos e aplicações permanentes ou de longo prazo, o impacto na realidade financeira é refletida pela variação do CCL e complementa tanto as informações do BP quanto da DRE. É útil como instrumento gerencial; Possibilita um melhor conhecimento da política de investimento e de financiamento da empresa, etc. Já a DFC Mostra a real condição de pagamento das dívidas; Informa sobre os problemas de insolvência e liquidez, podendo prevenir da falência; etc. a DFC é fácil de manipular, a empresa pode atrasar pagamentos a fornecedores, apresentando uma situação financeira irreal, e seu conteúdo informativo ser inferior ao da DOAR. Já a DOAR apresenta o conceito abstrato de CCL que demonstra uma situação confortável para a empresa, mas por causa dos prazos de recebimentos e estocagem serem elevados, a empresa pode ter dificuldades financeiras em curto prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (294.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com