TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Defina a elasticidade-preço da demanda e a elasticidade-renda da demanda.

Por:   •  27/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  1.635 Visualizações

Página 1 de 3

Cap 5

  1. Defina a elasticidade-preço da demanda e a elasticidade-renda da demanda.

 Elasticidade-preço da demanda: uma medida do quanto a quantidade demandada de um bem reage a uma mudança no preço do bem em questão, calculada como a variação percentual da quantidade demandada dividida pela variação percentual do preço.

  1. Relacione e explique alguns dos determinantes da elasticidade-preço da demanda? Dentre os determinantes da elasticidade-preço da demanda pode-se destacar. Disponibilidade de bens substitutos próximos: Bens substitutos próximos tendem a ter demanda mais elástica porque é mais fácil para os consumidores trocá-los por outros. Bens necessários versus bens supérfluos: Os bens necessários tendem a ter demanda inelástica, enquanto a demanda por bens de luxo tende a ser elástica. Definição do mercado: A elasticidade da demanda em qualquer mercado depende de como traçamos os limites deste. Mercados definidos de forma restrita tendem a ter demanda mais elástica do que mercados definidos de forma ampla, uma vez que é mais fácil encontrar substitutos para bens definidos de maneira restrita. Horizonte de tempo: Os bens tendem a apresentar demanda mais elástica em horizontes de tempo mais longos.

  1. Se a elasticidade é maior que 1, a demanda é elástica ou inelástica? Se a elasticidade é igual a 0, a demanda é perfeitamente elástica ou perfeitamente inelástica? Se a elasticidade é maior que 1 a demanda é elástica. Se a elasticidade é igual a 0 a demanda é perfeitamente inelástica.
  1. Num diagrama de oferta e demanda, mostre o preço de equilíbrio, a quantidade de equilíbrio e a receita total dos produtos.
  1. Se a demanda é elástica, como um aumento do preço muda a receita total? Explique. Com uma curva de demanda elástica, um aumento no preço provoca uma redução proporcionalmente maior na quantidade demandada. Assim, a receita total (o preço multiplicado pela quantidade) diminui.
  1. Como denominamos um bem cuja elasticidade-renda é inferior a 0? Denominamos de bens inferiores, pois a quantidade demandada e a renda se movem em direções opostas, assim, possuem elasticidade-renda negativa.
  1. Como se calcula a elasticidade-preço da oferta? Explique o que ela mede. Calcula-se dividindo variação percentual da quantidade ofertada pela variação percentual do preço. A elasticidade-preço da oferta mede o quanto a quantidade ofertada responde a mudanças no preço
  1. Qual é a elasticidade-preço da oferta das obras de Picasso? A elasticidade é zero, pois a qualquer preço dado a quantidade ofertada será a mesma.
  1. A elasticidade-preço da oferta costuma ser maior no curto ou no longo prazo? Por quê? Costuma ser maior no longo prazo. Porque no curto prazo, quando a oferta e demanda são inelásticas, um deslocamento da oferta provoca um grande aumento no preço e no longo prazo quando oferta e demanda são elásticas, um deslocamento da oferta provoca um grande aumento no preço.
  1. Na década de 1970, a Opep causou um aumento drástico do preço do petróleo. O que impediu que ela se mantivesse os preços tão elevados assim durante os anos 80? No decorrer de períodos mais longos, os produtores de petróleo que não são membros da Opep respondem aos altos preços aumentando a exploração e construindo nova capacidade de extração. Os consumidores respondem com maior economia, por exemplo substituindo carros antigos e ineficientes por outros mais novos e mais eficientes, que consomem menos gasolinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com