TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEMANDA Elasticidade

Tese: DEMANDA Elasticidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Tese  •  1.745 Palavras (7 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 7

FACSUL – FACULDADE MATO GROSSO DO SUL

Alunos Bruna Rafaela Costa RA : 61010000125

Ivan Carlos Ferreira RA 01530000227

Patrícia Mendes RA 01530000233

7 semestre Administração

PREÇO E CONCORRÊNCIA:

ELASTICIDADE DE PREÇO DAS DEMANDAS

ELASTICIDADE DE PREÇO CRUZADO DA DEMANDA

ELASTICIDADE DE RENDA DA DEMANDA

CAMPO GRANDE - 2013

ALUNOS BRUNA RAFAELA COSTA

IVAN CARLOS FERREIRA

PATRÍCIA MENDES

PREÇO E CONCORRÊNCIA:

ELASTICIDADE DE PREÇO DAS DEMANDAS

ELASTICIDADE DE PREÇO CRUZADO DA DEMANDA

ELASTICIDADE DE RENDA DA DEMANDA

Trabalho da Disciplina Preço de Formação de Venda, sendo Docente prof. Eliene Maria Dias, abordando a elasticidade entre produto x mercado x consumidor

AMPO GRANDE – 2013

Preços e concorrência

Introdução

A proposta do presente trabalho é a apresentação do estudo e aplicação da elasticidade em dadas situações em se que conhece previamente a equação da demanda em função do preço.

Apresentando os conceitos sobre elasticidade, demanda x preço ao aumento da receita, ou mesmo na diminuição desta, pelo reflexo no faturamento das alterações sofridas em decorrência de variações no preço de uma mercadoria.

Temos que a elasticidade pode ser definida como a razão entre a variação relativa da variável dependente “y” e a variação relativa da variável independente 4 “x”.

Essa variação demonstra a maneira como “y” responde à variações de “x”, sendo freqüentemente usadas para medir o modo pelo qual a demanda ou a oferta respondem às variações no preço ou na renda. Conclui-se que, como as variações envolvidas são relativas, a elasticidade de uma função é uma grandeza adimensional, ou seja, traduz uma grandeza escalar pura, e não quantitativa.

Elasticidade

Quando o preço de uma mercadoria aumenta, mantidos constantes outros fatores, a quantidade demandada da mesma diminui, uma vez que um preço mais elevado constitui um estímulo para que os compradores da mercadoria economizem seu uso.

Elasticidade-preço da demanda

É a variação percentual na quantidade demandada, dada uma variação percentual do bem. Mede a sensibilidade, a resposta dos consumidores quando ocorre uma variação no preço de um bem ou serviço.

De acordo com a elasticidade-preço demanda, pode ser classificada como elástica inelástica ou de elasticidade-preço unitária.

O valor numérico da elasticidade preço da demanda é formado pela disponibilidade dos bens substitutos, essencialidade do bem, importância relativa do bem no orçamento e o horizonte de tempo.

Quanto mais substitutos são os bens, mais elástica é a demanda, pois, dado um aumento de preços, o consumidor tem mais opções para não consumir esse produto. Quanto mais essencial o bem, mais inelástica sua procura, não trazendo muitas opções para o consumidor fugir do aumento de preços.

A importância relativa, ou peso do bem no orçamento é dado pela proporção de quanto o consumidor gasta no bem, em relação a sua despesa total. Quanto maior o peso no orçamento, maior a elasticidade-preço da procura.

O consumidor é muito afetado por alterações no preço quanto mais gasta com o produto. Dependendo do horizonte de tempo de análise, um intervalo de tempo maior permite que os consumidores de determinada mercadoria descubram mais formas de substituí-la, quando seu preço aumenta.

Essa resposta verá na análise matemática do conceito de elasticidade, a seguir.

Consideremos uma equação de demanda envolvendo p e q, onde p é o preço para o qual q unidades são demandas àquele preço. Se a equação de demanda for explicitada em q, obtemos a função de demanda g dada por:

q = g(p)

Assumimos que p é um número real não negativo e que a função de demanda é contínua.

Se o preço p sofre uma variação ∆p isto implica numa variação na demanda de ∆d.

As variações relativas do preço e da demanda expressam-se respectivamente por ∆p/p,

∆d/d.

Essa expressão denominada elasticidade de demanda em relação ao preço e será representada pela letra grega “η”, cuja definição formal apresenta se:

A elasticidade de demanda em relação ao preço dá a variação percentual aproximada na demanda que corresponde à variação de 1% (um por cento) no preço. Se a equação de demanda q=g(p) e “η” é a elasticidade, então,

η = p/q . dq / dp

A elasticidade é definida como uma propriedade de qualquer função diferençável, porém, seu uso mais comum ocorre na análise de como a demanda por uma mercadoria responde a variações de seu preço.

Sabemos que a curva de demanda tem declividade negativa, logo sua derivada primeira também será negativa, e, por conseguinte, a elasticidade será menor ou igual a zero (η ≤ 0).

Como a elasticidade é adimensional, podemos comparar o comportamento das elasticidades de vários produtos. Para isso curvas de demanda são agrupadas em categorias, como sendo:

DEMANDA ELÁSTICA: Se | η| > 1, dizemos que a demanda é elástica. Isto indica que a variação percentual na quantidade demandada é maior que a variação percentual no preço. Em outras palavras, elevação no preço provoca redução na quantidade demandada relativamente maior do que a elevação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com