TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definições conceituais e teóricas sobre os critérios de distribuição de custos indiretos, custos de absorção, trabalhos em andamento, produtos acabados, unidades de produção equivalentes, formação de preço de venda com base em custos e mercad

Pesquisas Acadêmicas: Definições conceituais e teóricas sobre os critérios de distribuição de custos indiretos, custos de absorção, trabalhos em andamento, produtos acabados, unidades de produção equivalentes, formação de preço de venda com base em custos e mercad. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.234 Palavras (13 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 13

No presente trabalho serão abordadas definições conceituais e teóricas, sobre critérios de rateio dos custos indiretos, custeio por absorção, produtos em processo, produtos acabados, unidades equivalentes de produção, formação do preço de venda com base nos custos e no mercado. Abordaremos também, uma análise do custo volume e lucro mostrando a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio.

Enfim citaremos a importância do sistema integrado para a gestão industrial, e conceituaremos cinco demonstrações contábeis obrigatórias.

2 DESENVOLVIMENTO

No presente trabalho serão abordadas definições conceituais e teóricas, sobre critérios de rateio dos custos indiretos, custeio por absorção, produtos em processo, produtos acabados, unidades equivalentes de produção, formação do preço de venda com base nos custos e no mercado. Abordaremos também, uma análise do custo volume e lucro mostrando a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio.

Enfim citaremos a importância do sistema integrado para a gestão industrial, e conceituaremos cinco demonstrações contábeis obrigatórias.

2.1 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS

NOS DIAS ATUAIS PODEMOS

Observar que a gestão adequada da empresa não depende só da capacidade dos seus gestores e do seu conhecimento de mercado, mas também é necessário que os administradores tenham informações adequadas e oportunas que auxiliem no processo decisório, e é na contabilidade que os gestores buscam informações econômico-financeiras que os auxiliam na tomada de decisão.

Em um mercado competitivo onde os concorrentes tendem a trabalhar cada vez mais com preços menores, reduzindo o máximo a sua margem de lucro e visando ganhar uma maior fatia de clientes no mercado, é necessário que a contabilidade trabalhe eficientemente na determinação do custo do produto, sendo que este será um dos principais fatores que influenciarão na determinação do preço de venda por parte da empresa. Se a empresa apurar os custos de forma incorreta e colocar um preço de venda acima do mercado, o produto perderá espaço e ao mesmo tempo se colocar um preço muito baixo levará prejuízo, pois, as vendas não cobrirão os custos na fabricação. Assim, a contabilidade nas empresas se torna de suma importância para os gestoreS.

2.2 CRITÉRIOS DE RATEIOS DOS CUSTOS INDIRETOS

Pela própria definição, custos indiretos são aqueles que não podem ser

mensurados aos produtos, podendo, portanto ser apropriados somente de forma indireta, mediante uma estimativa de gasto. As estimativas feitas para apropriar esses custos contêm certo grau de subjetivismo, dependendo do critério utilizado para distribuir o custo. Alguns gastos podem ser classificados como custo ou despesa, dependendo de sua utilização.

Segundo Daniel Ramos (2009, pág. 27) “os custos indiretos não oferecem condição de uma medida objetiva e qualquer tentativa de alocação tem de ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária (como custos com supervisão, chefias,aluguel da fabrica).” Por exemplo, no seguro do prédio de uma empresa que abriga a área industrial e a área de administração, pode-se utilizar a área ocupada por cada setor ou a importância segurada de cada setor, se esta for de alta relevância. Os custos indiretos comuns a vários departamentos são apropriados conforme a sua natureza, como exemplo temos a energia consumida, o seguro, o aluguel etc. Para fazer a apropriação dos custos dos departamentos de serviços aos departamentos de produção, não faz muito sentido e seria pouco útil e prático distribuirmos, novamente, cada item de custo; faz mais sentido, e é de maior utilidade e praticidade apropriarmos o total de custos indiretos recebidos em cada departamento de serviço para os departamentos de produção, com base em algum critério, como uma estimativa de quanto um determinado departamento de produção utiliza do serviço de um departamento de apoio.O mesmo acontece quando vamos apropriar os custos dos departamentos de produção aos produtos. Não vamos nos importar mais com as apropriações anteriores, basta encontrarmos um critério adequado para ratear o total de custos de um determinado departamento de produção aos produtos manufaturados por ele.

2.3 CUSTEIOS POR ABSORÇÃO

Custeio por absorção também chamado de “custeio integral” é o método derivado da aplicação dos princípios fundamentais da contabilidade e consiste na apropriação de todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis) causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno, ou seja, todos os gastos relativos ao esforçode fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.

O próprio nome do critério é revelador dessa particularidade, ou seja, o procedimento é fazer com que cada produto ou produção (ou serviço) absorva parcela dos custos diretos e indiretos, relacionados à fabricação.

As principais características do custeio por absorção englobam os custos totais: fixos, variáveis, diretos e ou indiretos, necessita de critério de rateios, no caso de apropriação dos custos indiretos (gastos gerais de produção) quando houver dois ou mais produtos ou serviços, e é o critério legal exigido no Brasil. Entretanto, nem sempre é útil como ferramenta de gestão (análise) de custos, por possibilitar distorções ao distribuir custos entre diversos produtos e serviços, possibilitando mascarar desperdícios e outras ineficiências produtivas. Os resultados apresentados sofrem influência direta do volume de produção.

3. PRODUTOS EM PROCESSO

Um produto em processo industrial é o conjunto de operações necessárias para modificar as características das matérias-primas. De uma forma geral, para obter um determinado produto, são necessários diversos procedimentos individuais.

Segundo Daniel Ramos (2009, pág. 33) define que produtos em processos, “são produtos parcialmente trabalhados, porém não totalmente acabados (por exemplo, telefones celulares em vários estágios de acabamento no processo de produção). Também chamado de produtos em andamento”.

3.4 PRODUTOS ACABADOS

É o produto final ou o produto comercializado pelas empresas. São armazenados após o acabamento final os produtos. O armazenamento de produtosacabados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com