TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos Indiretos de Fabricação

Seminário: Custos Indiretos de Fabricação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Seminário  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 3

Os Custos Indiretos de Fabricação (CIF) são os outros custos da área fabril que dependem de cálculos, rateios ou estimativas para serem apropriados aos diferentes produtos. Portanto, são custos apropriados indiretamente aos produtos.

Para Neves e Viceconti (2010) são custos que complementam uma atividade e são incorridos de forma indireta ou geral, participando, de todos os bens ou serviços produzidos ou serviços prestados.

Indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas, etc.

Atribui-se parcelas de custos a cada tipo de bem ou função por meio de critérios de rateio. É um custo comum a muitos tipos diferentes de bens, sem que se possa separar a parcela referente a cada um, no momento de sua ocorrência. Ou ainda, pode ser entendido, como aquele custo que não pode ser atribuído (ou identificado) diretamente a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Necessita de taxas/critérios de rateio ou parâmetros para atribuição ao objeto custeado.

São aqueles que apenas mediante aproximação podem ser atribuídos aos produtos por algum critério de rateio.

Exemplo:

1. Mão-de-obra indireta: é representada pelo trabalho nos departamentos auxiliares nas indústrias ou prestadores de serviços e que não são mensuráveis em nenhum produto ou serviço executado, como a mão de obra de supervisores, controle de qualidade, etc.

2. Materiais indiretos: são materiais empregados nas atividades auxiliares de produção, ou cujo relacionamento com o produto é irrelevante. São eles: graxas e lubrificantes, lixas etc.

6 O QUE SÃO UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO?

O custeamento por processo se utiliza do conceito de unidades equivalentes para apurar a quantidade do estoque periódico de produtos em processo, quando o processo em questão ainda não foi totalmente concluído. No final do período de apuração de custo, são encontrados produtos em diferentes graus de acabamentos nos diversos estágios do processo produtivo.

É evidente que o cálculo do custo médio das unidades em processo não deve ter o mesmo peso das terminadas, pois as unidades parcialmente completadas receberam somente atenção parcial e técnico que as unidades acabadas. Assim, através do percentual de acabamento por tipo de insumo de produção já aplicado nas unidades parcialmente completadas, calcula-se a quantidade equivalente em unidades acabadas para valorizar o custo de cada processo.

QUADRO DEMONSTRATIVO DE UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO

Custos do Período Anterior R$ 200.000,00 Peças Custo de Fabricação

Estoque inicial - Produtos em processo 100.000 50%

Unidades iniciadas dentro do período 350.000

Unidades completadas durante o período

Transferidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com