TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTOS INDIRETOS

Trabalho Universitário: CUSTOS INDIRETOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  1.296 Visualizações

Página 1 de 4

7- Critério de Rateio dos Custos Indiretos

7.1- Análise dos Critérios de Rateio – Custos Comuns

Todos os Custos Indiretos só podem ser apropriados de forma indireta aos produtos, ou seja, mediante estimativas, critérios de rateio, previsão de comportamento de custos etc. Em todas essas formas de distribuição a arbitrariedade sempre vai existir nessas alocações, sendo que às vezes ela existirá em nível bastante aceitável, e em outras oportunidades só a aceitamos por não haver alternativas melhores.

A primeira medida a ser tomada é a separação entre Custos e Despesas, para posteriormente adotar o critério de rateio mais apropriado para cada situação. Ex: Aluguel.

7.2- Rateio dos Custos dos Departamentos

Quando atribuímos Custos de um Departamento para outros, baseamo-nos em algum critério e fazemos a alocação a partir do bolo todo.

Para o rateio é necessário verificar então quais são as bases mais adequadas. O mesmo vai acontecer quando da apropriação dos Custos dos Departamentos de Produção para os produtos.

Pode ser feito pelos critérios:

a) Base em horas-máquinas;

b) Base na mão-de-obra;

c) Base na matéria-prima aplicada;

d) Base no custo direto total.

Assim vimos que para a alocação dos CIP é necessário proceder a uma analise de seus componentes e verificação de quais critérios melhor relacionam esses custos com os produtos.

O desconhecimento da tecnologia de produção pode provocar aparecimento de erros na apuração dos custos.

7.3- Influência dos Custos Fixos e dos Custos Variáveis

Os departamentos cujos custos sejam predominantemente fixos devem ser rateados à base de potencial de uso, e departamentos cujos custos sejam predominantemente variáveis devem ser rateados à base de serviço realmente prestado. Se não houver predominância de um ou de outro e se o valor em reais do custo total for grande, pode haver um rateio misto.

7.4- Importância da Consistência nos Critérios

A adoção deste ou daquele critério de rateio influência no valor do custo final de cada produto. E é fácil de perceber que a alteração de um critério poderá provocar mudanças no valor apontado como custo de um produto, sem que de fato nenhuma outra modificação tenha ocorrido no processo produtivo.

Em virtude desse problema e também do grau de subjetivismo e arbitrariedade a todas as formas de rateio, é comum encontrar Auditores Independentes preocupados mais com a Consistência na aplicação dos critérios de alocação dos Custos Indiretos do que com os fatores levados em conta para sua escolha. Sua preocupação é total com respeito do Balanço e à Demonstração de Resultados e eles podem sofrer modificações fictícias em função de mudanças nos procedimentos utilizados pela contabilidade de custos.

7.5- Conciliação entre Custos e Contabilidade Financeira

Quaisquer que sejam as formas de apropriação dos custos, é fundamental lembrar sempre que a Contabilidade Financeira “entrega” à de custos certo montante de Custo de Produção do Período, e a Contabilidade de Custo “devolve” à Financeira Produtos Acabados.

Essa conciliação entre Custos e Contabilidade Financeira é de fundamental importância para se evitarem distorções nas avaliações dos resultados de cada período e nas medidas dos estoques. Está mais do que evidenciado que, para efeito de contabilização, Custo funciona como o setor de distribuição de uma série de gastos fabris para os produtos feitos. Não pode haver apropriação aos produtos de um valor maior ou menor do que o total dos Custos incorridos pela produção no período! Esta integração é também essencial para a aceitação dos valores atribuídos aos estoques para fins fiscais.

A falta de conciliação entre Contabilidade de Custos e Contabilidade Geral na empresa só resulta em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com