TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC)

Pesquisas Acadêmicas: Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 7

Fluxo de caixa são as alterações e ou modificações que influenciam o caixa em qualquer momento.

Segundo Marion (1998, 380),

“... a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) indica a origem de todo o dinheiro que entrou no Caixa, bem como a aplicação de todo o dinheiro que saiu do Caixa em determinado período, e, ainda o Resultado do Fluxo Financeiro”.

Essa demonstração tem a característica de evidenciar as transações que efetivamente movimentam o caixa. O que poderia ser uma característica controvertida. O registro de movimentações de caixa é muito dinâmico; a demonstração de fluxo de caixa, tal qual as demais demonstrações, é estática, ou seja, reflete um determinado momento ou, mais propriamente dizendo, um determinado saldo disponível e reportado.

Portanto, não devemos analisar o fluxo de caixa dessa forma, estática, verticalmente como são apresentados, uma vez que essa não é a realidade das empresas. As informações sobre os fluxos de caixa de uma empresa são úteis para proporcionar aos usuários das demonstrações financeiras uma base para avaliar a capacidade da empresa em gerar caixa e valores equivalentes ao caixa e às necessidades da empresa para utilizar esses fluxos. A demonstração de fluxo de caixa propicia aos analistas financeiros uma fonte segura para melhor elaborar seus planejamentos financeiros, como também serve a outros usuários a forma com que a empresa gerou o caixa, ou até mesmo como utilizou os recursos e valores equivalentes ao caixa.

A empresa quando utiliza essa demonstração com as demais, supre de forma completa os usuários e, principalmente, os habilitam à avaliação nas podem ser exemplificadas nas questões de liquidez e solvência.

custo de oportunidade foi definido como uma expressão da "relação básica entre escassez e escolha.” Oportunidade representa o valor associado à melhor alternativa não escolhida. Ao se tomar determinada escolha, deixa-se de lado as demais possibilidades, pois são excludentes, (escolher uma é recusar outras). A alternativa escolhida associa-se como "custo de oportunidade", ou seja, o maior benefício não obtido das possibilidades não escolhidas, e "a escolha de determinada opção impede o usufruto dos benefícios que as outras opções poderiam proporcionar".

O mais alto valor associado aos benefícios não escolhidos pode ser entendido como um custo da opção escolhida, custo chamado de "oportunidade”. Sendo assim, tem por objetivo principal a demonstração da necessidade de utilização do conceito de custo de oportunidade nas decisões de preço. Para tanto, resgata-se a origem econômica do termo e confronta-a com as operacionalizações propostas pelos pesquisadores contábeis, reconhece que a decisão de preço pode ser orientada por diversas abordagens, mas enfatiza que qualquer que seja o modelo de decisão de preço, o gestor deveria incorporar este conceito na avaliação das alternativas.

Casos de conceito de Custo de Oportunidade:

Exemplo: se uma empresa optar por aquisição de uma máquina, o custo de oportunidade seria o quanto ela deixou de ganhar se tivesse aplicado seus recursos em outra forma de investimentos mais rentáveis. Geralmente, essa análise comparativa sobre os benefícios não e muito fácil, pois as aplicações envolvem graus de riscos diferentes.

Outro exemplo é aplicar os investimentos com risco zero que neste caso seria caderneta de poupança, ou títulos do governo federal. Na prática devemos comparar valores de igual poder de compra, ou seja, lucro, o investimento e juros reais devem estar em moedas de mesmo poder aquisitivo. A decisão tomada mediante o confronto entre o beneficio gerado pela alternativa escolhida e o beneficio que seria obtido se fosse escolhida a melhor alternativa entre as que foram renunciadas.

Curva de possibilidade de produção

Curva de possibilidade de produção: ilustra como a escassez de fatores de produção impõe um limite à capacidade produtiva da sociedade, que terá de fazer escolhas entre as alternativas de produção.

Estamos diante de duas opções extremas. Existirá, claro, soluções alternativas intermediárias, com a utilização de parte das terras para o plantio de soja, ficando a fração restante para a cultura do milho.

O planejamento orçamentário permite gerar previsões apenas das contas de resultado, apurando receitas por competência. Através dela é possível projetar o resultado de períodos futuros para compará-los ao resultado realizado, sendo uma ferramenta útil não apenas para o planejamento como para o acompanhamento e avaliação dos resultados.

O orçamento deve contemplar todas as despesas do seu departamento dentro de um período estipulado, que pode ser de um ano.

É apresentado em forma de planilha, em que a unidade de tempo é o mês, bimestre ou semanas, de acordo com o critério de organização.

Com esse planejamento a organização pode identificar pontos críticos em que serão necessários maiores cuidados realizando ações diretas que possam minimizar problemas. Ajuda também a identificar o quanto deve captar de recursos para poder suprir as necessidades da organização.

É importante que o orçamento esteja mensurado, pois, permitirá tomada de decisões com mais facilidade e segurança, possibilitando uma visão mais abrangente sobre vários aspectos da organização.

A complexidade de uma correta contabilização na construção civil faz com que os profissionais da área estejam sempre atentos, conhecendo assim, as atividades de sua empresa.

A contabilidade controla, orienta, e registra todos os atos e fatos de uma administração econômica, e serve como ferramenta para o gerenciamento da evolução do patrimônio de uma entidade e principalmente para a prestação de contas entre os sócios e outros usuários do serviço.

A contabilidade também tem como objetivo no final das observações apresentarem a situação financeira da empresa, e me ajuda a controlar meus próprios gastos.

O Payback Descontado demonstra o tempo que leva para se ter o retorno do investimento, ou seja, o tempo necessário para o investimento se pagar e começar a dar lucro, levando em consideração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com