TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Oleosa da Soja

Por:   •  28/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.750 Palavras (7 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 7

Curso de CIÊNCIAS CONTÁBEIS

4a SÉRIE - 2015/2

Disciplinas norteadoras:

Matemática Financeira

Direito Empresarial e Tributário

Direitos Humanos

DESAFIO PROFISSIONAL _ 2ºbim

OLEOSA da SOJA

Carlos Henrique Alves de Sousa – RA 8559929253

Tutor a Distância (TTD): Prof. Luciano Soares Quevedo

Hidrolândia/Ceará

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1 ATA DA 1ª REUNIÃO        

2 ANÁLISE DE INVESTIMENTO: montante        

3 ANÁLISE DE INVESTIMENTO: taxa interna de retorno        

4 ANÁLISE DE INVESTIMENTO: taxas equivalentes        

5 RELATÓRIO DE VIABILIDADE        

6 CONCLUSÃO        

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresentará relatórios a respeito de um estudo de viabilidade de mudança de uma empresa localizada na cidade de São Paulo para a Cidade de Volta Redonda no Estado do Rio de Janeiro ou para ouro Bairro Industrial na mesma Cidade de São Paulo.

Após protestos junto a prefeitura promovidos pelos moradores do bairro vizinhos às instalações da refinaria da empresa Oleosa da Soja, a mesma foi notificada a deixar o local atual de suas instalações na cidade de São Paulo no prazo de dois anos devido ao alto risco que suas atividades representam para a saúde dos moradores.

Para se determinar a mudança de cidade ou não, serão feitas análises de investimentos pelos gerentes financeiros da oleosa da Soja. Será elaborado um plano de investimento mensal pelo período de dois anos, bem como a aquisição de um barracão próximo a sua fábrica em Volta Redonda e aluguel do mesmo pelo período de dois anos.

Outro fator importante a ser considerado é um incentivo fiscal com isenção de pagamentos de impostos pelo período de dois anos para que a Oleosa da Soja transfira sua refinaria para a cidade de Volta Redonda no Estado do Rio de Janeiro.

1 ATA DA 1ª REUNIÃO

Aos quatorze dias do mês de outubro de dois mil e quinze, às oito horas, no auditório da Prefeitura Municipal de São Paulo reuniram-se os representantes da Associação dos Moradores do Bairro, representantes da empresa Oleosa da Soja e representantes da Secretaria das Industrias e Secretaria do Meio Ambiente do Município de São Paulo para tratar de assuntos relacionados aos transtornos causados aos moradores do Bairro pelas atividades da empresa Oleosa da Soja. Iniciando a reunião, a palavra foi exercida pelos representantes do poder público municipal, foi informado a todos os presentes que a reunião tem o objetivo de se chegar a um acordo satisfatório para ambas as partes, ou seja, tanto os moradores do bairro quanto os representantes da Oleosa da Soja devem chegar a termos satisfatórios para os dois lados. Em seguida foi pedido aos representantes da Associação dos Moradores do Bairro que expusessem suas reclamações e reivindicações. Os representantes dos moradores disseram que os odores provenientes da produção de óleo e farelo de soja tem um índice elevado de periculosidade para a saúde dos moradores do bairro e que os ruídos originados da fabricação dos produtos gera muita perturbação e atrapalha as atividades diárias dos moradores. Com estas justificativas, os moradores pediram que a empresa Oleosa da Soja encerrasse suas atividades no bairro imediatamente e mudem suas instalações para outro lugar. Em seguida foi passada a palavra para os diretores da empresa Oleosa da Soja. De posse da palavra, os representantes da empresa concordaram em parte com os argumentos apresentados pelos moradores, foi reconhecido que a produção do óleo e do farelo de soja é realmente prejudicial a saúde dos moradores e ao meio ambiente e que esta situação fere os princípios e valores da própria empresa, porém rechaçaram a ideia de terem que se mudar imediatamente do bairro, eles disseram que era necessário um tempo para analisarem um outro local e verificar a viabilidade da mudança das instalações da indústria. Observando que as partes não estavam chegando a um acordo, os representantes da prefeitura interviram na situação e apresentaram uma proposta para atender as necessidades das duas partes. Foi proposto que a Oleosa da Soja poderia permanecer no bairro pelo período de dois anos para viabilizar sua transferência para outro local, porém em contra partida deveria instalar filtros nas estufas da indústria para amenizar os ruídos e os odores que causam prejuízos para a população e para o meio ambiente. A proposta foi colocada em votação e foi aceita por todos os presentes. Não havendo nada mais a ser tratado, a reunião foi encerrada e lavrou-se esta ata que será assinada por todos os presentes. São Paulo/SP, quatorze de outubro de dois mil e quinze.

2 ANÁLISE DE INVESTIMENTO: montante

Dados:

PMT = 50.000,00

i = 1% ao mês

n = 2 anos (24 meses)

FV=?

Resolução pela calculadora financeira HP 12C:

f                CLX

g                 7

50000        CHS        PMT

1        i

24        n

FV = 1.362.159,98

3 ANÁLISE DE INVESTIMENTO: taxa interna de retorno

Dados:

PV = 300.000,00

PMT = 35.000,00

N = 2 anos (24 meses)

TIR = ?

Resolução pela calculadora financeira HP 12C:

f         CLX

300000        CHS        g        CF0

35000                g        CFj

24                g        Nj

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (162.2 Kb)   docx (38.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com