TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL: HISTÓRIA DA EMPRESA OLEOSA DA SOJA

Por:   •  31/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.032 Palavras (9 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

POLO RIO VERDE

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ROSILENE MENDONÇA DE SOUZA MARQUES – RA 1299108263

.

DESAFIO PROFISSIONAL

História da Empresa Oleosa da Soja

RIO VERDE

2015

[pic 2]


DESAFIO PROFISSIONAL

História da Empresa Oleosa da Soja

Desafio Profissional apresentado à Universidade Anhanguera - UNIDERP, para o Curso de Ciências Contábeis, referente às Disciplinas de: Matemática Financeira, Direito Empresarial e Tributário e Direitos Hu

Manos.

                    Tutora: Prof. Angélica Martins

RIO VERDE-GO, 08 DE SETEMBRO DE 2015

SUMÁRIO

Desafio profissional         4

Introdução        5

Relatório para análise dos impactos sociais e ambientais: Associação de moradores,

Prefeitura e Empresa Oleosa da Soja........................................................................5

Planejamento para investimento em aplicações        7

Análise financeira referente a aluguel de imóvel construído        8

Aplicação do valor referente a Isenção/Incentivo Fiscal        9

Relatório dos investimentos realizados pela empresa Oleosa da Soja        10

Referências bibliográficas        .10

DESAFIO PROFISSIONAL:

Nosso desafio profissional conta a história da empresa Oleosa da Soja, que iniciou suas atividades em um bairro na cidade de São Paulo em 1983, produzindo óleo e farelo de soja. Por se tratar de um produto com alto índice de periculosidade em que o odor pode causar problemas de saúde a localidades próximas, moradores do bairro vizinho elaboraram um movimento de protesto juntamente a prefeitura solicitando a saída da empresa deste local. Esta empresa já possui uma fábrica no Rio de Janeiro onde realiza o esmagamento da matéria prima do óleo. Comunicado pela prefeitura através de uma declaração e também um laudo do Ministério da Saúde, a empresa foi intimada a deixar o local tendo como prazo de lacramento dois anos, porém terá que instalar filtros temporários nas estufas com o objetivo de reduzir o odor, e os ruídos também deverão ser amenizados. As alterações referentes às melhorias temporárias serão avaliadas pela prefeitura, e a partir daí, será concedida ou não, a autorização para mais uma gestão de dois anos, porém após esta gestão a empresa deverá deixar o local. Vale lembrar que o prédio onde se localiza esta empresa é alugado por R$ 200.000,00. A diretoria da Oleosa da Soja reuniu-se com seus gerentes financeiros para estudar o caso e tratar das providências para a efetivação das mudanças. O principal objetivo seria comprar um terreno ao lado de sua fábrica no Rio de Janeiro, para as devidas ações de estruturação. Mensalmente a Cia. Oleosa da Soja extrai 4.500 toneladas do óleo bruto em Volta Redonda – RJ, acarretando um custo mensal de frete do Rio de Janeiro à São Paulo de R$ 100.000,00. Com isso, a alta direção empresa está estudando a hipótese de construir uma nova refinaria, no terreno ao lado que a empresa possui em Volta Redonda - RJ, próximo à unidade de esmagamento, e desativar a planta industrial que possui em São Paulo. Com esta operação, ela ficará livre dos aborrecimentos causados pelos problemas ambientais. A empresa também contaria com outro grande benefício, constituído pelo não pagamento do aluguel da fábrica em São Paulo, no valor de $200.000/mês e também os altos valores de fretes de Volta Redonda/RJ a São Paulo. A diretoria solicitou aos seus gestores financeiros cálculos que possam apoiá-los em sua análise pela viabilidade da mudança para o Rio de Janeiro ou simplesmente para outro lugar, em um bairro industrial em São Paulo.

Introdução

Os direitos sociais pressupõem a necessidade da cooperação e apoio mútuo entre todos os indivíduos que formam uma sociedade. Nos dias de hoje, as empresas relatam em seu Balanço Social no final do ano, toda a iniciativa de praticar um bem estar para a sociedade, inclusive no que se refere ao meio ambiente, vedando a comunidade de toda situação que propicie um mal estar social e participativo. Considerando os fatos ocorridos recentemente com a população vizinha solicitando a saída da empresa do bairro, a Oleosa da Soja deverá se manifestar sobre esta situação, pois além do desconforto a sociedade, está ferindo o direito ao meio ambiente e comprometendo também seu nome, princípios e estrutura. Elabore um relatório simulando uma reunião entre a associação dos moradores do bairro, representantes da empresa e representantes da prefeitura. Pontos destacados por ambos os lados (moradores e empresa) com a mediação da prefeitura deverão ser relatados.

Relatório para Análise dos impactos sociais e ambientais: Associação de morados, prefeitura e Empresa Oleosa da Soja

Aos dias 05 do mês de novembro de 2015, às 14 horas, no auditório da Câmara Municipal de São Paulo onde foram discutidos os problemas levantados pelos morados em relação a empresa Oleosa da Soja. Por se encontrar localizada próxima a setores residenciais, a Associação dos moradores do bairro elaboraram um movimento de protesto e procuraram a prefeitura alegando que a empresa tem causado um grande desconforto a sociedade por causa do forte odor e fortes ruídos, gerando problemas de saúde e atrapalhando a qualidade de vida das pessoas que moram nas proximidades, devido ao seu funcionamento. E por esse motivo foi solicitado a prefeitura a saída da empresa deste local.

No sentido de mediar as discussões, a prefeitura sugeriu que a empresa Oleosa da Soja instale filtros temporários nas estufas com o objetivo de reduzir o odor e os ruídos, isto baseado no Laudo do Ministério da Saúde. As alterações referentes as melhorias serão avaliadas pela prefeitura no final do período de 02 meses a contar da data de hoje (05/11/2015), onde será concedido ou não a autorização para mais uma gestão de dois anos. Porém após esta gestão a empresa deverá deixar o local.

Os responsáveis pela empresa comprometeram-se a providenciar as exigências dos moradores. E afirma que estão estudando o caso como objetivo principal construir uma nova refinaria no terreno que eles possuem em Volta Redonda – RJ, próximo a unidade de esmagamento e desativar a planta industrial em São Paulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com