TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição dos princípios básicos da contabilidade

Artigo: Descrição dos princípios básicos da contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Artigo  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 4

Princípios Contábeis

As necessidades de controle foram surgindo, ao longo dos anos, diversos critérios foram desenvolvidas, diversas opções foram efetuadas, a contabilidade foi criando instrumentos para o registro dos fatos que afetam o patrimônio, numa tentativa de normalizar e de se chegar a uma melhor forma de controlar o patrimônio de uma entidade.

Assim, os princípios são as regras em que se assentam toda a estrutura teórica para a escrituração e análise contábil proporcionando interpretação uniforme das demonstrações financeiras é a exteriorização de critérios aceitos pela maioria dos contadores.

Em 29 de dezembro de 1993 o Conselho Federal de Contabilidade – CFC editou a Resolução nº. 750/93 dispondo sobre os Princípios Fundamentais de Contabilidade.

Conforme está regulamentado no artigo 3º da citada Resolução do CFC, os princípios Fundamentais da Contabilidade são:

• ENTIDADE;

• CONTINUIDADE;

• OPORTUNIDADE;

• REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL;

• ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA;

• COMPETÊNCIA;

• PRUDÊNCIA.

Principio da Entidade

“O patrimônio da entidade não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição” (Resolução CFC 750/93).

O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. “Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.”

Principio da Continuidade

Este princípio influencia o valor econômico dos ativos ele afirma que o patrimônio da Entidade, na sua composição qualitativa e quantitativa, depende de condições em que provavelmente se desenvolverão as operações da entidade.

O Princípio da Continuidade considera que a entidade continuará em operação por tempo indeterminado e que esta condição deve ser levada em consideração quando da classificação e avaliação das variações patrimoniais quantitativa e qualitativa.

Principio da Oportunidade

Conforme enunciado no Artigo 6º da Resolução 750/93 do CFC, o Princípio da

oportunidade diz respeito à tempestividade, ao mesmo tempo em que à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que esse registro seja feito de imediatamente a sua ocorrência e com a extensão correta, qualquer que sejam as causas que os originaram.

É o fundamento daquilo que muitos sistemas de normas denominam de representação fiel pela informação, ou seja, que esta espelhe com precisão e objetividade as transações e eventos a que concerne.

O PRINCÍPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL

Os Fatos Administrativos devem ser registrados pelos valores originais das transações em conformidade com documentos idôneos, também devem ser sempre registrados em moeda corrente do pais onde situa-se a entidade, estes serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores. Devem ser avaliados pelo valor base de entrada.

Uma vez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com