TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos - AVA

Por:   •  20/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

LEONARDO LINDOLFO HORWATH

RA: 1299101703

DIREITO HUMANOS

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2015


Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica

O tema saúde hoje é muito abordado, e todos sabemos que é fundamental a nossa vida, porém muitos não tem ciência que foi um marco na história e que muito tempo atrás não existia direito a saúde como existe hoje, era um tempo aonde só quem estava no poder possuia atendimento médico e boas condições de higiene.

O direito a saúde surgiu na primeira geração frente aos acontecimentos da época, falta de estrutura, um modo de vida totalmente arcaico para o proletariado, enquanto os burgueses tinham estrutura para cuidar da sua saúde.

Para se ter idéia o banho era feito numa bacia para todos os membros da casa, sem troca da água, o indice de doenças na época era alto.

Vendo a forma de vida dos burgueses começaram a surgir dúvidas em relação em porque o Estado não se importava, então houve uma revolta, foram coisas de anos para se chegar ao patamar de boas condições de saúde para todos, mas partiu lá de trás, e com isso em 1988 foi de fato garantido ao cidadão.

Hoje o Estado tem que se preocupar em dar pelo menos o básico para todos, o acesso é fundamental, itens indispensaveis a vida do homem, visando a existência digna,igualitária, sem preconceito por cor, raça ou sexo, é a partir daí que a Constituição Federal versa, somos todos iguais e temos direitos e deveres e a saúde é um dos primeiros itens.

Derradeiro, este marco para a classe da época, fez com quem tomassem conscientização da importância da saúde e higiene , hoje se tornou um direito coletivo e a tendência é que apenas melhore em prol da população, para garantir a existência, a capacidade de fato do cidadão para que ele posso viver de igual para igual com toda a população independente de classe social.

Titularidade e objeto do direito ao meio ambiente e a geração de direitos humanos em que se classifica

Podemos notar que hoje a preocupação com o meio ambiente é mundial, tendo em vista que é patrimonio de todos, e deve-se desfrutar disso, mas não foi sempre desta forma.

Tornou um direito coletivo na terceira geração, que foi após a ditadura, num contexto aonde tudo era proibido, não havia a livre circulação, tem a mesma metodologia da Revolução Francesa "Igualdade, Liberdade e Fraternidade".

Foi uma libertação para a população da época que passou a ter a livre circulação sem represarias.

O homem passou a ser livre, e esta geração cita os direitos de fraternidade e solidariedade, protegendo os direito coletivos, ou seja oque pertence a todos, e o meio ambiente tem este perfil, todos estão dente dele, fazem parte.

Da premissa de direito ao meio ambiente, temos o direito ambiental, que nos cerca hoje por toda a mídia, e por onde vamos.

Os problemas de meio ambiente vem sendo expostos dia-a-dia e cada vez são mais sérios, o direito ambiental entra vindo do principio que o meio ambiente é de todos, e não pode haver atos ofensivos ao mesmo, temos que cuidar do patrimônio que nos é de herança, e foi batalhado por muito tempo para possuirmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (297.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com