TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAR PELA PESQUISA, CONSTRUINDO SEU PRÓPRIO SABER

Por:   •  23/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 6

EDUCAR PELA PESQUISA, CONTRUINDO SEU PRÓPRIO SABER.

TAYNARA NUNES DA SILVA

1.INTRODUÇÃO

        Neste projeto tenho como objetivo descrever a importância de inovar os métodos educacionais, ter um novo modelo de ensino baseado em pesquisas, em ver as dificuldades, os obstáculos imposto a este. No Brasil o ensino médio está se decaindo a cada dia, tendo sempre médias ruins, pois os alunos saem de lá com pouco conteúdo e pouco saber construído, com isso acabam virando péssimos universitários e consequentemente péssimos profissionais.

        Vendo este decaimento surgiu o Educar pela pesquisa como um caminho para melhorar a educação. O “Educar pela pesquisa” não é baseado no modo mais tradicional de ensino, onde os alunos somente escutam e copiam o que o professor dita e passam em sala. Neste projeto o professor se torna parceiro de seu aluno, passa a estimula-lo fazer com que ele argumente e questione mais, com isso iremos perceber que a aula ficará mais atraente e produtiva. Consequentemente para o professor virá ser um desafio, pois irão ter que mudar seus métodos educacionais, mudar suas táticas didáticas, fazer novos projetos didáticos, construir novos textos científicos, mudar e procurar inovar seus materiais didáticos, diminuir o tamanho do conteúdo, ampliar novos temas para ser discutido, e, com tudo se prepara cada dia mais para enfrentar seus alunos em sala.

        Os alunos, que já estão acostumados com antigos métodos, quando submetido a esse irão ter certa resistência, com o tempo eles irão aprender a questionar verdades, terão um olhar critico diante a realidade vivida. O principal alvo é despertar o interesse do aluno pela pesquisa, interesse de que o aluno tenha vontade de construir seu próprio saber.

        A partir desse momento encontra um obstáculo de quais métodos utilizaremos para desperta o interesse do aluno pela pesquisa. Pedro Demo, em seu livro, “Educar pela pesquisa”, mostra a importância do hábito da leitura no ambiente escolar e familiar, pois e a partir da leitura que o aluno se descobre, e passar a interessar mais pelos fatos dispostos a ele.

        Então, o Educar pela pesquisa para ser aceito na educação, passara por grandes desafios, perante os desafios trago por interesse propor algumas soluções de incentivo para que o educar pela pesquisa não se torne algo constrangedor para aqueles alunos que se transformarão em um aluno questionador.

1.1 Objetivos.

1.2 Objetivos Gerais.

  • Torna o professor um orientador, e o aluno um investigador. 
  • Demonstrar a importância do ensino baseado na pesquisa e nos desafio enfrentados pelos alunos.
  • Mostrar que a pesquisa é uma prática inseparável do aprendizado.

1.3 Objetivos Específicos.

  • Envolver alunos e professores no processo de educação pela pesquisa por meio da valorização do aprender a aprender.
  • Refletir sobre a forma em que a pesquisa pode ser aplicada como meio de interação em sala de aula.
  • Definir a pesquisa como modelo lógico de ensino e aprendizagem.
  • Descrever os problemas do educar pela pesquisa diante da atual forma de ensino.
  • Identificar quais desafios os alunos terão com o novo modelo de ensino.
  • Encontrar novos meios de facilitar a vida de ambas, sem interferi na aprendizagem.

2. Justificativa.

        Com tudo o Educar pela pesquisa tem como justificativa mostrar o processo de reconstrução do conhecimento, procurar novas formas do aluno construir seu próprio saber, fazer da pesquisa sua grande aliada no processo de aprendizagem, fazer uma produção do conhecimento inovador que inclui interpretação deste.  

Com o aluno construindo seu próprio saber, os plágios, copias, irão diminuir gradativamente, irão conseguir certas habilidades por meio da pesquisa, pois irão ter um conhecimento inovador, irão aprender a aprender. Pois “aprender é construir significados”, “ensinar é oportunizar esta construção” (MORETTO, 1999). Mas também irão encontrar certa dificuldade de inicio pela a falta de leitura e escrita, pois nos antigos métodos o aluno não era submetido à leitura e nem a responder questões tendo que argumentar, sempre foi tido exercícios com maior facilidade e pouca interpretação, mas com o tempo irão se adequando e conformando com esses novos métodos e aperfeiçoando cada dia mais e mais.

        De acordo com o Demo (1997), o educar pela pesquisa só tem sucesso quando o professor passa a ser um orientador, passa a ser um parceiro do aluno, ele vai deixar de ser só um ouvinte, e passara a ser um construtor de conhecimento, “As pessoas não constroem conhecimento; elas, na verdade, reconstroem a partir do que já existe e já se sabe. O que o aprender significa? Não é só reconstruir conhecimento, é também forjar o sujeito capaz de ser o dono do seu conhecimento, ser autônomo em seu conhecimento”. (Pedro Demo, Jornal do Brasil, 08/10/00). Em 2016 Demo afirma que “Pesquisa pode significar condição de consciência crítica e cabe com o componente necessário de toda proposta emancipatória. Para não ser mero objeto de pressões alheias, é mister encarar a realidade com espírito crítico, tornando-a palco de possível construção social alternativa. Aí, já não se trata de copiar a realidade, mas de reconstruí-la conforme nossos interesses e esperanças. É preciso Construir a necessidade de construir caminhos, não receitas que tendem a destruir o desafio de construção” então a parti destas afirmações posso concluir que Demo considera a pesquisa como uma forma de construção ate mesmo cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (149.5 Kb)   docx (52 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com