TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXISTÊNCIA DE ATIVOS E PASSÍVOS OMITIDOS E FICTÍCIOS, VALOR JUSTO

Por:   •  1/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  2.060 Visualizações

Página 1 de 3

EXISTÊNCIA DE ATIVOS E PASSÍVOS OMITIDOS E FICTÍCIOS, VALOR JUSTO

INTANGÍVEL

  1. Gastos incorridos na fase de pesquisa devem ser apropriados como despesa, portanto o ativo é fictício. Para regularizar deve-se baixar o ativo e lançar como despesa o que reduzirá o lucro e o patrimônio líquido. Os gastos com desenvolvimento e pessoal alocado estão lançados corretamente no grupo intangível com valor justo. A parte de despesas administrativas calculadas por rateios não está com o valor justo porque a forma de calcular a amortização está errada, devendo ser calculado por vida útil, quando o ativo trará retorno e benefício.
  2. Os custos do direito de uso, da consultoria, dos salários e encargos dos funcionários foram apropriados corretamente como um ativo intangível. Sobre os custos de treinamento do pessoal não tem o valor justo porque o contador alocou como fase de implantação, porém o treinamento ocorre após a implantação, ou seja, em funcionamento. O treinamento é capital humano e não é controlado pela empresa, não podendo ser reconhecido como ativo.
  3. Não há como determinar o valor de uma marca porque ela é única, específica, assim sendo o valor do laudo é absolutamente inverificável. A marca é precificada sobre o aspecto do valor do negócio (projeção de fluxo de caixa que poderá gerar) não tendo um valor justo.
  4. Na fase de pesquisa deve ser lançado no resultado e não como ativo intangível, portanto é um ativo fictício.
  5. Está correto, pois o ativo é verificável e devidamente identificável. A marca não será amortizada porque não temos como determinar a vida útil da marca, pois espera-se que a mesma perdure até a existência da empresa.

PASSIVO

  1. Considerando que nem todos os funcionários irão à justiça, o pagamento das horas extras não recebidas para estes é incerto. Considerando que a hora extra é um direito do trabalhador e que juridicamente dificilmente ganhará a ação, a empresa deve provisionar o valor provável a ser pago aos demitidos, bem como aos funcionários ativos. Neste caso o passivo está omitido.
  2. A empresa deve fazer uma previsão de conserto dos eletrodomésticos que poderão apresentar a necessidade de consertos durante a garantia. O passivo está omitido pois a empresa deveria provisionar por estimativa confiável um valor provável para consertos.
  3. O passivo contingente está omitido, porque existe ameaça a continuidade da empresa em decorrência de possíveis ações judiciais em decorrência dos reais riscos ambientais. Por ser uma obrigação possível resultante de evento passado e as ações judiciais é um evento futuro incerto, deve-se lançar uma nota explicativa.
  4. Considerando o que gera a obrigação é um evento passado e no enunciado o evento ainda não correu, assim é um passivo fictício.
  5. De acordo com a NBC TG 40 a empresa deve fazer uma nota explicativa evidenciando uma exposição ao risco cambial e o que o administrador está fazendo para reduzir tal risco. O passivo está omitido.
  6. O passivo contingente está omitido. Considerando que o valor da obrigação não pode ser mensurado com suficiente confiabilidade (NBC TG 25), não é necessário provisionar, mas deve divulgar uma nota explicativa.

RECEITAS

  1. A nota fiscal deve ser emitida no mesmo mês da prestação de serviços. A receita está omitida porque não reconheceu a prestação de serviços no mesmo período. O passivo dos impostos devidos pela prestação de serviços também estão omitidos pelo mesmo motivo.
  2. Os recebimentos das parcelas ao longo do período de construção do edifício são registrados como adiantamentos de clientes no passivo e a contra partida como estoque de apartamentos no ativo, juntamente com os custos incorridos. Somente quando o edifício ficar pronto será apropriado os adiantamentos de clientes como receitas realizadas na medida em que os apartamentos sejam entregues aos compradores que efetivarem a negociação, ou seja, no momento em que o controle do ativo é transferido da incorporadora imobiliária para o comprador. Considerando que ainda existe saldo a receber, deduzido aos adiantamentos recebidos, esta diferença é reconhecida como contas a receber no ativo. A receita de vendas reconhecidas terão no mesmo período, a baixa do estoque (ativo) e o custo proporcional ao apartamento vendido (DRE) com o mesmo valor. Portanto os lançamentos estão em conformidade com as regras contábeis.

 

Fundação Getúlio Vargas – Unidade Sorocaba

MBA Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria – Turma 21 GFCA

Contabilidade Avançada - Prof. José Hernandez Perez Junior, Dr

Aluno: Emerson César Vaccaro – 08/05/2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com