TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXPERTADOR DE CONTABILIDADE

Relatório de pesquisa: EXPERTADOR DE CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.564 Palavras (15 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 15

O PERITO CONTADOR

A Norma diz que perito é o Contador regularmente registrado em Conselho Regional de Contabilidade, que exerce a atividade pericial de forma pessoal, devendo ser profundo conhecedor, por suas qualidades e experiência, da matéria periciada. A perícia é desconsiderada se o perito não tem o conhecimento técnico ou científico necessário para exarar laudo conclusivo.

PERITO CONTÁBIL

O profissional que executa a perícia contábil precisa ter um conjunto de capacidades, que são suas qualidades. Entre elas estão:

1. legal;

2. profissional;

3. ética;

4. moral.

PERFIL ÉTICO-PROFISSIONAL DO PERITO

Além da capacidade técnico-profissional e da habilitação legal, o perito deve possuir qualidades que lhe assegurem um trabalho digno – considerando o importante papel na busca do pleno direito e da justiça.O Código de Processo Civil, o Código de Ética da Profissão Contábil e a NBC PP01 - Norma Brasileira de Contabilidade Profissionais do Perito enumeram algumas qualidades e características indispensáveis ao exercício da Perícia Contábil.

1. Imparcialidade e Honestidade: só um trabalho conduzido com verdade levará a uma conclusão justa. A conduta imparcial e honesta do perito é que vai fazer valer o justo, o verdadeiro.

2. Independência: deve o perito, manter total independência para com as partes, a fim de não ficar limitado, comprometendo a feitura de um trabalho imparcial e justo que lhe for atribuído. Este atributo é bem definido e cobrado pelo próprio Código de Processo Civil em seu art. 423 e na NBC PP 01.

3. Observador e Crítico: na busca da prova, o perito deve ter senso crítico, perspicaz, observando criteriosamente todos os fatos e dados ao seu alcance.

4. Zelo: é dever do perito cumprir com cautela, dedicação e zelo o encargo que lhe for confiado, estendendo-se desde o cumprimento dos prazos a todas as prerrogativas profissionais no exercício de sua função.

5. Sigilo: não poderá o perito divulgar o resultado obtido durante as investigações e nos demais procedimentos adotados na execução do trabalho, caracterizando a divulgação como desobediência e desrespeito ao Código de Ética Profissional. Na busca de um dado, pode-se passar por muitos outros. O profissional tem o dever de nada revelar sobre o que conhece ao elaborar seu trabalho nem deve comentar sobre o que realiza, com terceiros.

QUALIDADE DO TRABALHO DO PERITO

A qualidade do profissional quase sempre dita a qualidade do trabalho que executa. Existem requisitos essenciais para que uma perícia seja considerada de qualidade. Um bom trabalho pericial deve ter:

1. objetividade;

2. precisão;

3. clareza;

4. fidelidade;

5. concisão;

6. confiabilidade inequívoca baseada em materialidades;

7. plena satisfação da finalidade.

HABILIDADES DO PERITO

a) Adaptabilidade

Os Peritos deverão ajustar sua estratégia de tomada de decisão para se encaixar na situação cotidiana. Eles são responsáveis pela mudança de condições, conforme a situação do problema apresentada.

b) Responsabilidade

Os Peritos assumem uma responsabilidade, caso tenham ou não tenham acertado em seus exames.

c) Criatividade

Não devem os Peritos ter um único ponto de vista ou solução a respeito de um problema. Devem ser capazes de criar novas idéias e soluções para os problemas, tantas vezes quantas forem necessárias.

d) Conhecimento da área

É exigido dos Peritos um conhecimento de sua área específica, devendo ele esforçar separa aprimora-lo, desenvolve-lo e utiliza-lo.

e) Capacidade de decisão

Um Perito deve ser capaz de tomar decisões rápidas, claras e eficientes.

f) Experiência

O Perito usa a sua experiência para tomar decisões mais rápidas ou mais lentas, dependendo de cada caso.

g) Conhecimento do que seja relevante

Baseado em sua experiência, o Perito poderá diferenciar o conhecimento relevante do irrelevante, usando somente o que é relevante e neutralizando o irrelevante.

h) Metodologia

A avaliação de um Perito sobre um problema deve ser realizada dentro de critérios metodológicos rigorosos, para que possa ser traçada uma forma de trabalho sistemática, contribuindo para tomar uma decisão mais acertada.

i) Percepção

Um Perito deve ser capaz de extrair de uma situação informações que outros não conseguiriam perceber. A sua forma de decidir deverá ser superior, devido a sua capacidade de reconhecimento e avaliação de situações difíceis e confusas.

j) Aparência pessoal

O Perito deve cuidar de sua aparência pessoal, de forma a transmitir a imagem de que é zeloso a partir de sua apresentação pessoal.

l) Autoconfiança

O Perito deve ter e fazer transparecer conhecimentos sólidos de sua área de atuação, transmitindo confiança em suas decisões.

m) Bom-humor

O Perito, em algumas atividades, lidará muito com o público, necessitando relacionar se bem com as pessoas, transmitindo uma boa imagem de sua atividade.

SITUAÇÕES E PROCEDIMENTOS ESPECIAIS

O trabalho pericial tem cunho eminentemente pessoal. Por esta razão, diz-se que é indelegável. Contudo, o perito pode obter a colaboração de auxiliares, que operem sob sua permanente orientação e supervisão, mantendo-se consciente de tudo que está sendo feito e como está sendo feito. Esse não termina no laudo, pois em determinados processos o perito participa nas audiências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com