TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elucidação de duvidas sobre o financiamento do consórcio e do veículo

Pesquisas Acadêmicas: Elucidação de duvidas sobre o financiamento do consórcio e do veículo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.153 Palavras (13 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 .O QUE É CONSÓRCIO? 5

2.1-Como funciona o seguro .......................................................................................5

2.2-Categoria Taxa Incidente.......................................................................................5

3-O que é o financiamento? .....................................................................................7

3.1-CDC........................................................................................................................8

3.2-Leasing...................................................................................................................9

4-IOF............................................................................................................................9

5-Taxa........................................................................................................................10

5.1-Taxa Selic.............................................................................................................10

5.2-Aplicação da taxa Selic........................................................................................11

6-Pague do seu jeito.................................................................................................11

7 - As principais vantagens e desvantagem de cada tipo de compra.................12

8-Veja quanto custa ter um carro por ano.............................................................13

9 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

Essa pesquisa tem como objetivo tirar dúvidas prestar esclarecimentos sobre consórcio e financiamento de veículos, conhecendo quais os pontos principais e mais relevantes, qual a linha de credito com os menores juros do mercado e maior facilidade na contratação.

Este trabalho destina-se aqueles que desejam adquirir um veículo, compreender todos os benefícios que pode utilizar, havendo um planejamento para se alcançar qualidade de vida, com a possibilidade de deixar de ser refém de imprevisto, dívidas e juros abusivos.

O outro fator importante ao adquirir o veículo é estar atento a algumas questões sobre o mesmo. Para quem vai comprar um novo carro tem que ter disposição para procurar e pesquisar, estar atento ao preço e os acessórios (ar condicionado, direção hidráulica, roda de liga leve, entre outros opcionais).

Além do mais a desvalorização deste bem é muito rápido, devido aos modelos novos a cada ano e varias marcas que se encontra no mercado. Para um carro zero logo a sair da concessionaria já tem uma perda de 10% do valor, nos dois primeiros anos já soma 20%, cai mais 6% no terceiro ano e outros 6% no quarto ano, segundo o estudo da AutoInforme/Molicar, agência de notícias automobilísticas, de São Paulo, após isso a uma estabilização do valor do mesmo.

Antes de fechar o negócio, é importante tomar precauções com a documentação, históricos de multas de trânsito, verificar origem e a mecânica do automóvel.

Seguindo essas dicas, com as precauções e uma boa pesquisa será bem possível um bom negócio.

2 .O QUE É CONSÓRCIO?

É um sistema de compra parcelada e programada do carro zero km, onde o custo de veículo é diluído por um longo prazo de pagamento.

Para as pessoas que desejam fazer a compra planejada do veículo, mas que não queiram arcar com prestações elevadas ou para aqueles que não necessitem do veículo de imediato.

Por lei não há limite de prazo mínimo ou máximo para os planos. O tempo de duração varia de acordo com o plano apresentado pela empresa de consórcio. Em geral, os planos disponíveis no mercado chegam a até 50 ou 60 meses.

Funcionam por meio de formação de grupos e quotas. O grupo é formado por um número pré-determinado de pessoas, que recebem quotas individuais, e pagam o veículo em prestações mensais.

Os veículos podem ser arrematados por lances (uma antecipação em dinheiro) ou por sorteio entre os participantes. O consorciado contemplado recebe uma carta de crédito no valor correspondente ao veículo.

A carta de crédito é como se fosse dinheiro vivo. Com ela, o consorciado contemplado pode adquirir qualquer modelo de veículo (da mesma categoria), na data que quiser e na revendedora de sua escolha.

Ao contrário dos financiamentos prefixados, que têm prestações fixas em reais, as prestações de consórcio sofrem reajustes quando há aumento do preço de fábrica do veículo.

As vantagens é que permite o repasse (venda) da quota em caso de dificuldade de pagamento. Se quiser, o consorciado pode antecipar o pagamento das prestações. Boa opção de compra no caso de economia estável e baixa inflação. Permite a troca do modelo ao ser contemplado.

E as desvantagens é que o prazo de pagamento muito longo. Nem sempre se consegue retirar o carro de imediato. Sujeito a aumentos frequentes em períodos de inflação elevada.

2.1. COMO FUNCIONA O SEGURO:

Antes de contratar o seguro de seu veículo, faça um cálculo prévio do custo da apólice. Esse valor pode variar muito de uma seguradora para outra. Consulte a tabela e veja o valor básico que terá de pagar de prêmio. Esse valor serve apenas de referência, já que pode variar dependendo da taxa de frequência de roubo do veículo, do perfil do motorista e das condições de uso do carro, além de outros fatores de risco.

Cada categoria de modelo tem uma taxa específica, que incide sobre o valor do carro. Essas taxas variam conforme a região. Na cidade de São Paulo, elas apresentam os seguintes valores:

2.2. CATEGORIA TAXA INCIDENTE:

Peruas nacionais 6% e 7%

Populares 10% e 12%

Importados de passeio 15%

Utilitários a diesel 15% e 20%

Fusco ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com