TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entendendo sobre a gestão de custos

Seminário: Entendendo sobre a gestão de custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Seminário  •  3.116 Palavras (13 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 13

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Disciplina: Gestão de Custos e Preços

ATPS

CUSTOS e FORMAÇÃO DE PREÇOS

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1 ENTENDENDO SOBRE A GESTÃO DE CUSTOS

1.1 Qual o objetivo da Gestão de Custos?

1.2 Definir e Classificar os Gastos, Custos e Despesas, com exemplos em uma empresa industrial.

1.3 Quais os Componentes e as Contas básicas no processo de Custeio?

1.4 Explique a diferença entre Tipos e Métodos de Custeio

2 SISTEMA DE ACUMULAÇÃO de Custos e Controle de Estoque

2.1 Representar através de esquema a sequencia básica da acumulação de custos e explicar cada componente desta representação

2.2 Explicar de forma descritiva os métodos de avaliação de estoque

2.3 Porque o método UEPS não é aceito pela legislação Fiscal em uma economia de aumento de preço?

3 FATORES RELEVANTES para a tomada de decisão sobre FORMAÇÃO DE PREÇOS e MIX DE PRODUTOS

3.1 Conceitue Custeio Variável

3.2 Conceitue Custeio-Alvo

3.3 Qual a importância do Custeio Variável na tomada de decisão sobre o Mix de Produtos?

4 FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA por meio do Método MARK UP I e MARK UP II

4.1 Conceito do índice MARK UP I

4.2 Conceito do índice MARK UP II

4.3 Formação dos preços de vendas – utilizando as técnicas MARK UP I e MARK UP II

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

A competitividade tem exigido das empresas a busca contínua em aprimorar a qualidade em todos os processos e atividades que executam, buscando obter a aceitação dos seus produtos e/ou serviços e alcançar não apenas a permanência no mercado que atuam, mas também, outros objetivos desejados.

Alguns dos aspectos que impactam fortemente a obtenção desses objetivos são aqueles que dizem respeito à análise dos custos e suas influências nas decisões que impactam a formação do preço de venda.

Estas decisões que objetivam a definição do preço de venda envolvem aspectos muitas vezes analisados de forma empírica, baseadas em dados e informações históricas ou subjetivas, apenas com alguma base científica.

Este tipo de análise e decisão não mais atende as necessidades que a competitividade trouxe, principalmente em períodos recessivos e de crise, quando a demanda cai de forma relevante, passando a dominar o ambiente a chamada “briga de preços”, fato que permite, por exemplo, a existência de duas empresas com a mesma estrutura física e de recursos financeiros, praticando preços muito diferentes.

Percebe-se então que o preço de venda não pode mais ser objeto de decisões empíricas, mas, sobretudo, objeto de estudo, o que torna necessário conhecer todos os elementos que o compõem, sejam internos ou externos.

Para conhecer esses elementos que compõem o preço de venda, são necessários procedimentos organizacionais que informem sobre a estrutura patrimonial, assim como os relacionamentos sistêmicos que as empresas estabelecem com o ambiente no quais estão inseridas, pois, qualquer decisão sobre preço de venda poderá provocar alterações em todas as áreas das empresas e, consequentemente, neste relacionamento.

Em razão desses aspectos apresentados e, entendendo a necessidade de contribuir para uma melhor clareza por parte das empresas na análise dos custos e na formação do preço de venda, busca comentar sobre cada elemento, conceituando-o e buscando compreender seu comportamento nas operações comerciais.

De forma mais específica, são apresentados os diferentes critérios utilizados na formação do preço de venda, a partir das diferentes ópticas de custos, e também aqueles baseados nos preços praticados pelo mercado e no retorno dos investimentos.

DESENVOLVIMENTO

1 ENTENDENDO SOBRE A GESTÃO DE CUSTOS

1.1 Qual o objetivo da Gestão de Custos? Justifique a resposta.

Um sistema de controle de custos pode ser definido como o conjunto de técnicas e recursos aplicados por uma empresa ao acompanhamento dos seus gastos, compreendendo, portanto, desde analise e a atribuição de custos a produtos e departamentos, até procedimentos mais complexos do controle, como o sistema de custo-padrão e a técnica orçamentaria.

O complexo processo de implantação de um primeiro sistema de controle de custos ou de renovação de um sistema já existente requer a absorvência de algumas diretrizes básicas, que são oitos no total e para cada uma, uma função.

Cada vez mais se exigirá que os profissionais da área de custos, tenham olhos atentos à operação com o objetivo de maximizar os lucros da companhia ou de algum outro setor.

1.2 Definir e Classificar os Gastos, Custos e Despesas, com exemplos em uma empresa industrial. Justifique a resposta.

Gastos:

Chamamos de gastos os valores monetários de todos os desembolsos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com