TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entendimento de Contabilidade

Monografia: Entendimento de Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Monografia  •  4.221 Palavras (17 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 17

CONTABILIDADE

Sumário

Introdução..................................................................................................................3

Capítulo 1...................................................................................................................4

Capítulo 2...................................................................................................................5

Capítulo 3...................................................................................................................11

Capítulo 4...................................................................................................................18

Conclusão ..................................................................................................................22

Referências Bibliográficas.........................................................................................23

Introdução

É por meio dessa Atividade Prática Supervisionada que iremos desenvolver nosso raciocínio lógico, critico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e casuais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle.

Sabemos que Contabilidade é um sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.

Entender a Contabilidade desde a sua criação nos primórdios é um fator importante para sua prática no dia a dia, apresentaremos também conceitos básicos como: Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Despesas, Receitas, tipos de sociedade, seus usuários e suas necessidades.

Através de uma equipe que vamos elaborar essa atividade e desenvolver a capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional.

Capítulo 1

Passo 1: Objetivo da Contabilidade

Através do breve texto, podemos perceber real importância da contabilidade, assim como as diversas formas que dela podemos usufruir.

Sendo que é de extrema importância sua presença dentro de uma organização, afinal através delas podemos prestar contas de toda situação econômica (financeira) da empresa. Podemos também através de planilhas e ou relatórios, apresentar de forma clara e objetiva uma detalhada analise da situação da empresa (evolução ou queda). O fato de que a contabilidade está interligada a aspectos, normas e regras jurídicas, nos leva a perceber sua importância nos controles empresariais, não só no que se trata à números mas também na parte legal do negócio através de nossa legislação.

Quanto a sua finalidade podemos mensurar que através de suas avaliações do progresso das entidades (organizações), permite que nós conheçamos a posição de rentabilidade financeira da mesma, sendo que de forma até mesmo indireta auxilia os acionistas, tomadores de decisões e investidores a acreditar investir e assim aumentar os lucros e riquezas da entidade.

Passo 2

Quanto à comparação de nossa “rotina pessoal” contábil e a de uma empresa. Podemos dizer que tanto em uma quanto em outra o controle é a base fundamental do sucesso.

Através de análises feitas em nossos históricos de vida, é possível identificar erros e acertos por nós cometidos de modo a aperfeiçoá-los. O controle de entradas e saídas monetárias é importantíssimo, principalmente quando pensamos em investimentos futuros ou até mesmo por questão de economia.

Podemos até citar o exemplo de uma simples lista de compras doméstica. Através dela é possível identificar o que existe em excesso e o que está escasso em sua residência. Também podemos identificar o grau de importância e prioridade de cada item da lista. De modo a identificar sua necessidade de se manter um pequeno ou grande estoque (em caso de promoção, por exemplo). Afinal existem produtos que quando adquiridos em excesso e não são consumidos e ou utilizados a tempo precisão ser descartados. Enquanto outros produtos permitem seu armazenamento por tempo maior (como por exemplo, materiais de limpeza). O mesmo ocorre nas empresas, onde também pode haver acumulo ou estoque de produtos (matéria prima e / ou produto final) que acarretam em prejuízos mal planejados.

Enfim um bom controle sobre as coisas pode nos trazer bons resultados futuros.

Capítulo 2

Conceitos relevantes de ativo, passivo, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas

O conceito de ativo é apresentado como “o conjunto de bens e direitos de uma entidade” ou como “ as aplicações de recursos” de uma empresa, é ensinada sem ensejar discussões, como a definição adequada para o termo de ativos.

“É tão importante o estudo do ativo que poderíamos dizer que é o capitulo essencial da Contabilidade, porque à sua definição e avaliação está ligada a multiplicidade de relacionamentos contábeis que envolvem receitas e despesas.”

De acordo com Hendriksen e Van Breda (2007), os ativos são, na sua essência, reserva de benefícios futuros, que são obtidos ou controlados por uma entidade em conseqüência de transações ou eventos passados.

A principal característica, relativa à capacidade de prestar benefícios futuros é conceituada por Iudicibus (2009), para quem sua característica fundamental seria a capacidade de prestar serviços futuros à entidade que os controla individual ou conjuntamente com os outros ativos e fatores d produção, capazes de se transformar, direta ou indiretamente, em fluxos líquidos de entrada de caixa. Todo ativo representa, mediata ou imediatamente, direta ou indiretamente, uma promessa futura de caixa.

Segundo Perez e Fama (2006), para a contabilidade Básica, são considerados ativos os bens e os direitos de uma entidade, expressos em moeda e à disposição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com