TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística Descritiva Resolução de Exercícios

Por:   •  18/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.708 Palavras (7 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 7

Jorge Amede

Estatística Descritiva - Resolução de Exercícios

(Licenciatura em Ensino de Matemática 3º Ano)

Universidade Pedagógica

Campus de Nacala

2018

Jorge Amede

Estatística Descritiva - Resolução de Exercícios

[pic 1]

Universidade Pedagógica

Campus de Nacala

2018

Índice

Introdução        3

PARTE I        4

PARTE II        5

PARTE III        6

PARTE IV        7

Conclusão        11

Bibliografia        12


Introdução

O presente trabalho é referente a Cadeira de Estatística Descritiva leccionada no Curso de Licenciatura em Ensino de Matemática 3º Ano e tem por abordar à resolução de exercícios que foram deixados pelo docente da cadeira acima indicada. O trabalho visa a proporcionar conhecimentos de forma prática ao estudante em relação ao estudo estatístico; resolver problemas de natureza quantitativa no âmbito das ciências humanas. Identificar e avaliar e criticar os diferentes e tipos de problema ou afirmações de carácter estatístico consolidando deste modo a sua aprendizagem.

A elaboração assim como a resolução do mesmo, o autor apoiou – se de algumas fontes bibliográficas das quais estão mencionadas na bibliografia final do mesmo trabalho.


PARTE I

  1. Variável ou Carácter Estatística: é uma característica que vai ser observada, medida ou contada nos elementos da população ou da amostra e que pode variar, ou seja, assumir um valor diferente de elemento para elemento.

Classificação da Variável Estatística:

  1. Variável ou Carácter Estatística Qualitativa - é uma variável que assume como possíveis valores, atributos ou qualidade; Também são denominados de variáveis categóricas. Classificam-se em nominal ou ordinal.
  • Variável ou Carácter Estatística Qualitativa Nominal - é uma variável que assume como possíveis valores, atributos ou qualidade e estes não apresentam uma ordem natural de ocorrência.

Exemplo: Meio de informação utilizado pelos estudantes do Curso de Licenciatura em Ensino de Matemática 3º Ano: televisão, revista, internet, jornal.

  • Variável ou Carácter Estatística Qualitativa Ordinal - é uma variável que assume como possíveis valores, atributos ou qualidade e estes apresentam uma ordem natural de ocorrência.

Exemplo: Estado civil dos docentes da UP Campus de Nacala Porto: casado, solteiro, separado.

  1. Variável ou Carácter Estatística Quantitativa - é uma variável que assume como possíveis valores, números, isto é, são mensuráveis.

Exemplo: altura, salário, temperatura.

A Variável ou Carácter Estatística Quantitativa pode-se classificar em: Discreta e contínua.

  • Variável ou Carácter Estatística Quantitativa Discreta - é uma variável que assume como possíveis valores, números, em geral inteiro, formando um conjunto finito ou enumerável.

Exemplo: notas, idade

  • Variável ou Carácter Estatística Quantitativa Continua - é uma variável que assume como possíveis valores, números, em intervalos da recta real contínuo, resultantes de mensurações.

Exemplo: altura de pessoa, peso duma pessoa.

PARTE II

  1. Objecto de estudo da estatística é de descrever os fenómenos quantitativos e qualitativos.
  • Importância
  1. Ao nível do Estado: a estatística serve para obter informações sobre a população disponível para pagar impostos, levantamento dos agentes e funcionários do Estado para melhor execução do plano orçamental do Estado.
  2. Ao nível científico: é responsável pelo desenvolvimento científico em geral. Para além da sua aplicabilidade nas ciências naturais, na medicina, na agronomia e na economia, a estatística constitui um suporte de cientificidade para as ciências humanas e sociais.
  3. Ao nível da pessoa comum: Permite a tomada de melhores e mais rápidas decisões: porque é possível controlar mais informação num mais curto espaço de tempo.
  4. Ao nível do profissional da Educação: permite analisar e explicar os dados de investigação, consistindo, pois, em evidenciar os dados da realidade educacional não só indagando os seus fundamentos a partir dos dados e das suas relações, mais também colocando-os como problemas não permanentes, a partir dos quais se procuram soluções para a melhoria da educação.
  1. Estatística Descritiva é o conjunto de técnicas que se objectivam a descrever, analisar e interpretar os dados numéricos de uma população ou amostra.

Estatística Inferencial ou de indução: trata do processo de obter informações sobre uma população a partir dos resultados observados na amostra.

  1. População: são todos familiares de Moçambique.

       Amostra: é o subconjunto da população que são: 1450 agregados familiares aleatoriamente escolhidos em todas as províncias de Moçambique.

      Unidade Estatística: são agregados familiares escolhidos aleatoriamente em todas províncias de Moçambique.

  1. Parâmetros: 3.50MT e 2,00MT
  2. Estatística: 17,00MT o que é mais baixo do que 25,50MT.
  3. Sim a amostra é representativa, porque ela foi retirada da população de uma forma aleatória.

PARTE III

  1. Dado Estatístico: é uma quantidade de valores numéricos resultantes de um censo ou de uma estimação.
  2. Dado Bruto: é o conjunto de dados numéricos obtidos após a crítica dos valores colectados.
  3. Rol Estatístico: é uma sequência ordenada (por ordem crescente ou decrescente) dos dados brutos.
  4. Amplitude Total: é a diferença entre o maior e o menor elemento de uma sequência.
  5. Tabela de distribuição de Frequência: é o arranjo de valores e suas respectivas frequências.
  6. Frequência Absoluta: é o número de vezes que um elemento aparece na amostra, ou é o número de elementos pertencentes a uma calasse.
  7. Frequência Relativa para dados Simples (Variável quantitativa Discreta): é o quociente entre a frequência simples de elemento pelo número total da população.
  • Frequência Relativa para dados Classificados ou agrupados (Variável quantitativa continua): é a divisão entre a frequência simples de classe pelo número total de elemento.
  1. Frequência Absoluta Acumulada: é a soma das frequências absolutas de todos valores anteriores adicionado a frequência absoluta.
  2. Frequência Relativa Acumulada para dados agrupados (variável quantitativa continua): é a soma das frequências relativas adicionado a frequência relativa.
  • Frequência Relativa Acumulada para dados simples (variável quantitativa discreta): é a divisão da frequência acumulada de elemento, pelo numero total de elementos da serie.
  1. Frequência Relativa Percentual para dados Simples (Variável quantitativa Discreta): é a soma das frequências relativas de todos os valores anteriores de X adicionando a frequência relativa de X.
  2. Frequência Relativa Percentual Acumulada para dados Simples (Variável quantitativa Discreta) e para dados Classificados ou agrupados (Variável quantitativa Contínua: É a soma das frequências relativas acumuladas de tos os valores anteriores adicionando as frequências relativas acumuladas.
  3. Tabela Resumo de distribuição de Frequências para dados Simples (Variável quantitativa Discreta):

Variável

Fa

Fr%

Faac

Frac%

Total

Tabela Resumo de distribuição de Frequências para dados Classificados ou agrupados (Variável quantitativa Contínua):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (283.8 Kb)   docx (36.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com