TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura conceitual básica da contabilidae

Pesquisas Acadêmicas: Estrutura conceitual básica da contabilidae. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.879 Palavras (8 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - UNOPAR

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO

INHUMA-PI

2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------------------ 2

2. ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA DA CONTABILIDAE---------------------- 3

2.1 CONCEITOS, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE.-------------------- 3

2.2 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL------------------------------------------------------------ 3

2.3 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS------------------------------------------------------- 4

3. A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA NA GESTÃO EMPRESARIAL. 5

4. PROCESSOS ADMINISTRATIVOS ------------------------------------------------------ 5

4.1 MISSÃO DA EMPRESA--------------------------------------------------------------------- 6

4.2 A VISÃO EMPRESARIAL------------------------------------------------------------------- 6

5. ASPECTOS JURÍDICOS PARA PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE------6

6. MATEMÁTICA NA CONTABILIDADE-----------------------------------------------------6

CONCLUSÃO--------------------------------------------------------------------------------------- 8

REFERÊNCIAS------------------------------------------------------------------------------------- 9

INTRODUÇÃO

As Rotinas Trabalhistas e contabilização são formados por um conjunto de fatores, busca além de relatar os processo de contabilização de uma empresa, transformar os dados em informações, mediante procedimentos próprios. O tema desenvolvido tem como uma estrutura que procura evidenciar alguns aspectos, componentes e seus fatos e firmados alguns conceitos.

A importância do conhecimento dentro de cada disciplina é sem dúvida uma importante busca que se deve ser alcançada, pois o conhecimento é o fator principal para se realizar um bom trabalho as mudanças e exigências, isso faz com que o profissional de Ciências Contábeis seja conhecedor e esteja atento às mudanças e exigências de mercado para uma boa condução do desenvolvimento contábil de cada empresa. Exigindo que ele esteja cada vez mais engajado em adquirir e aprofundar seus conhecimentos que lhe serão exigidos no seu dia-a-dia.

2. ROTINAS TRABALHISTAS

As atividades da relação trabalhista estão cercadas de funções importantes que devem ser observadas de forma legal, não apenas pela ótica administrativa, mas pelas obrigações e conseqüências jurídicas que os atos provocam. Atentar para essas obrigações permitirá que a empresa e o empregado possam evitar multas, transtornos operacionais e transmitir mais confiança e segurança na relação de trabalho. A Folha de pagamento, por sua vez, tem função operacional, contábil e fiscal, devendo ser constituída com base em todas as ocorrências mensais do empregado. É a descrição dos fatos que envolveram a relação de trabalho, de maneira simples e transparente, transformado em fatores numéricos, através de códigos, quantidade, referências, percentagens e valores, em resultados que formarão a folha de pagamento. O recibo de pagamento de cada empregado é a parcela que contribuirá com a formação da folha de pagamento.

2.1 EXAME ADMISSIONAL

É necessário para comprovar o bom estado de saúde físico e mental do novo funcionário para exercer a função a que será destinado. Imprescindível para evitar transtornos com funcionários que tenham problemas de saúde seja adquirido em empresas anteriores ou pré- existentes. É realizado por um médico com especialização em medicina do trabalho, pois é ele quem identifica doenças ocupacionais.

2.2 DESCONTO DE INSS E IRRF DOS EMPREGADOS

O desconto de INSS é uma contribuição inevitável a todos os empregados. A empresa desconta do empregado e recolhe aos cofres públicos juntamente com a sua contribuição própria. A Tabela de Contribuição do INSS é composta por 4 faixas de contribuição, cada faixa possui um valor que ao ser atingido pela base de cálculo - os salários que somados devem pagar o INSS - passa pagar a alíquota correspondente. Um empregado pode ter em seu recibo de pagamento mais de um tipo de rendimento. Assim como o INSS, o IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte ) sobre os rendimentos do trabalho assalariado também é descontado do empregado e recolhido aos cofres públicos. Imposto de Renda - IRRF: Também é um desconto compulsório determinado pelo Governo sobre o rendimento assalariado, esse desconto depende do valor pago no recibo de pagamento. Após o desconto, o valor é recolhido aos cofres públicos da União no terceiro dia útil da semana seguinte ao pagamento, através da guia DARF.

Descontos não provenientes de amparo legal são necessários solicitar a autorização do empregado para participar do beneficio e conseqüentemente do desconto.

2.3 ENCARGOS SOCIAIS – INSS PARTE DA EMPRESA E FGTS

Contribuem para o INSS tanto o empregado como o empregador, de acordo com as regras estabelecidas. Para o empregador, no entanto , fica o ônus do pagamento, a parte empregados como repasse e a parte própria. O FGTS é uma conta vinculada aberta pela empresa em nome do empregado, obrigatoriamente na Caixa Econômica Federal, onde todo mês a empresa deve depositar o valor relativo a 8% da remuneração recebida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com