TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas de Análise Macroeconômica

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.771 Palavras (16 Páginas)  •  1.132 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 MACROECONOMIA        5

2.1.1 Generalidades        5

2.1.2 Estruturas de Análise Macroeconômica        5

2.1.3 Objetivos da Política Macroeconômica        7

3 MICROECONOMIA        7

3.1.1 Conceito        7

3.1.2 Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado        7

3.1.3 Influência da Microeconomia        8

3.1.4 Reparação na Microeconômica        9

4 CARGA TRIBUTÁRIA NO BRASIL        10

4.1.1 Definição de Carga Tributária        10

4.1.2 Inabilidades Administrativas        11

4.1.3 Causa Mortis das Empresas Nacionais        11

4.1.3.1 Quadro: Mortalidade de micro e pequenas empresas        11

5 EDIÇÕES DE LEIS NO UNIVERSO CONTÁBIL        12

5.1.1 Lei n° 11.638/2007        12

5.1.1.1 Quadro: Comparações        13

5.1.2 Lei n° 11.941/2009        14

5 CONCLUSÃO        16

REFERÊNCIAS        17

 



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado com objetivo de documentar a situação do nosso país, do qual tem um potencial imenso para o desenvolvimento dos negócios, mas têm muitas leis e procedimentos burocráticos que dificultam a vida dos empresários não favorecendo as operações das empresas, a quem damos o nome de o ambiente dos negócios no Brasil.

Discutiremos os principais tópicos sobre o assunto, abrangendo resumidamente o conteúdo como um todo, com intenção de que seja de facilmente compreensão. Mencionaremos, a macro e a micro economia, explicando seus agregados, a carga tributária e a inabilidades administrativas assim sendo dando a causa mortis de empresas no Brasil e as leis de número 11.638/2007 e 11.941/09 para o melhoramento da contabilidade.

Deseja-se que esta pesquisa seja de grande proveito intelectual, visto que, buscou-se trazer de forma rápida os conceitos principais sobre o tema proposto.


2. MACROECONOMICA

2.1.1 Generalidades

 

A macroeconomia estuda o funcionamento da economia em geral, ou seja, estuda como um todo dentro do seu aspecto agregado as suas variáveis (renda nacional, produto nacional, investimento, poupança, consumo agregado, inflação, emprego e desemprego, quantidade de moeda, juros, câmbio, etc.). Segundo Garcia e Vasconcelos:

[...] a macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balança de pagamento e taxa de câmbio. (2002, p.83)

2.1.2 Estruturas de Análise Macroeconômica

A estrutura macroeconômica integra cinco mercados:

  • Mercado de Bens e Serviços;
  • Mercado de Trabalho;
  • Mercado Monetário;
  • Mercado de Títulos;
  • Mercado de Divisão.

Mercado de Bens e Serviços:

Para Garcia e Vasconcellos (2002, p. 90) “A ideia seria a de idealizarmos a economia como se ela teoricamente produzisse apenas um único bem, que seria obtido através da agregação dos diversos bens produzidos.”. A determinação do nível geral de preços e do nível agregado de produção. A circunstância de equilíbrio do mercado é dada por: oferta agregada de bens e serviços = Demanda agregada de bens e serviços. As variáveis determinadas nesse mercado são as seguintes: nível de renda e produto nacional; nível de preços; consumo agregado; poupança agregada; investimentos agregados; exportações globais e importações globais.

Mercado de Trabalho:

Determina à taxa de salários e o nível de emprego, independentemente de características de algum tipo de mão-de-obra, ou seja, qualificação, de escolaridade, sexo etc. A demanda ou procura de mão-de-obra submeter-se de dois fatores básicos: da taxa de salário real (ou custo efetivo da mão-de-obra para as empresas) e do nível de produção desejado pelas empresas.  A circunstância de equilíbrio nesse mercado é dada por: oferta de mão-de-obra = demanda de mão-de-obra. As variáveis determinadas são: nível de emprego e Taxa de salários monetários.

Mercado monetário:

Visto que todas as transações da economia são realizadas através da utilização de moeda, permitimos também a existência de um mercado monetário. Assim a demanda da moeda e a oferta da mesma, que define a taxa de juros. A circunstância de equilíbrio é dada por: oferta de moeda = demanda de moeda. As variáveis determinadas neste mercado são: taxa de juros e Estoque de moeda (meios de pagamentos).

Mercado de Títulos:

Examina os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e deficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.  A circunstância de equilíbrio nesse mercado é dada por: oferta de títulos = demanda de títulos. Variável determinada nesse mercado é o preço dos títulos.

Mercado de divisas:

A oferta de divisas decorrerem das exportações e da entrada de capitais financeiros, à medida que a demanda de divisas é determinada pelo volume de importações e saída de capitais financeiros. Logo, a circunstância de equilíbrio é dada por: oferta de divisas = demanda de divisas. Sendo que a variável determinada nesse mercado é a taxa de câmbio.

2.1.3 Objetivos da Política Macroeconômica

São objetivos da política macroeconômica:

  • Alto nível de emprego;
  • Estabilidade de preços;
  • Equidade (distribuição de renda);
  • Crescimento e desenvolvimento econômico.

Questões referentes ao nível de emprego e a estabilidade de preços são consideradas conjunturais, que se equilibram as relações sociais, econômicas e politicas, de curto prazo, ao mesmo tempo em que o crescimento da produção e a equidade (distribuição de renda) contem aspectos estruturais de longo prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (244.7 Kb)   docx (819.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com