TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 3 matemática financeira

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

DISSERTAÇÃO SOBRE A ETAPA 3 DA ATPS

JUROS COMPOSTOS

Juros compostos:

São os juros de um determinado período somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes. Sendo representados através de um percentual. A fórmula de juros compostos pode ser escrita através da remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. O valor da dívida é sempre corrigido e a taxa de juros é calculada sobre esse valor.

O regime de juros compostos é o mais comum no sistema financeiro e o mais útil para cálculos de problemas do dia-a-dia.

Atualmente esse sistema financeiro pode ser considerado o mais comum,  pois ele oferece uma maior rentabilidade quando comparado ao regime de juros simples, uma vez que juros compostos incidem mês a mês, de acordo com o somatório acumulativo do capital com o rendimento mensal. São muito usados no comércio, como em bancos. Os juros compostos são utilizados na remuneração das cadernetas de poupança, e é conhecido como “juro sobre juros”. Os juros compostos em disciplinas de matemática financeira, geralmente são calculados e aprendidos com a utilização da calculadora HP 12C, mas também é possível resolver seus cálculos e a fórmula no Excel.

A taxa de juros é uma relação entre o dinheiro e o tempo dado que podem beneficiar a um poupador que decide investir seu dinheiro a um fundo bancário, calculado por um percentual e com frequência mensal ou anual, permite que as pessoas que gerar rendimentos a partir de suas poupanças, coloquem suas rendas em uma conta no banco, que futuramente estipulado com a quantidade de dinheiro investido e o tempo, competindo de juros sob juros, podendo assim obter retorno atrativos.

Dissertação da etapa 4

Etapa 4

Amortização financeira é um processo

Amortização é um processo de extinção de uma dívida através de pagamentos periódicos, que são realizados em função de um planejamento, de modo que cada prestação corresponde à soma do reembolso do capital ou do pagamento dos juros do saldo devedor, podendo ser o reembolso de ambos, sendo que os juros são sempre calculados sobre o saldo devedor. O próprio nome sugere, consiste na amortização constante do principal durante todo o prazo de financiamento, os juros, por incidirem sobre o saldo devedor, cujo montante decresce após o pagamento de cada amortização, assumem valores decrescentes no período em PA – Progressão aritmética, o valor da amortização é calculado através da divisão entre o capital inicial e o número de prestações a serem pagas. Principais sistemas utilizados no mercado podem ser divididos em três tipos: Sistema de Amortização Constante – SAC, as amortizações são uniformes e o pagamento de juros decai como tempo, prestações são decrescentes. No Sistema de Amortização Francês também denominado Tabela Price, as prestações são constantes as series são sempre uniformes com prestações fixas , portanto o Sistema de amortização deve ser cada vez mais compreendido para maior facilitação nos procedimentos financeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com