TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evidenciação contabilidade

Projeto de pesquisa: Evidenciação contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/7/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.320 Palavras (10 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO

Em uma economia globalizada as organizações são alvos de investidores de mercados de capitais que desejam investir nestas com o intuito de maximizar as suas riquezas. Desta forma, este trabalho visa abordar as questões pertinentes à evidenciação (disclosure), que é de suma importância para o entendimento dos resultados divulgados pela organização para a sociedade e interessados.

Nesse sentido, as organizações que apresentarem seus resultados para o mercado de forma transparente, objetiva e confiável terão mais visibilidade perante as demais. Assim, a contabilidade considera que as boas práticas de evidenciação são os alicerces para uma boa tomada de decisão. Entretanto, observa-se na comunidade internacional que não existe um consenso a respeito de uma padronização para a apresentação das demonstrações financeiras.

Renomadas organizações de classe como a International Accouting Standards Board – IASB e a Financial Accouting Standards Board – FASB emitem as suas exigências a fim de que se estabeleça requisitos mínimos de evidenciação globalmente. Atualmente, se é entendido que as demonstrações financeiras não podem ser informações exclusivas para análise de especialistas contábeis. Os públicos atingidos por estas são os mais variados possíveis: acionistas, sindicatos, comunidade entre outros. Logo, entende-se que uma linguagem menos técnica e mais acessível seja empregada para a disseminação da informação contábil à todos os stakeholders.

Para os países emergentes, a evidenciação de suas empresas é essencial para a conquista de novos mercados e/ou a participação de fusões ou aquisições. No contra ponto, a negativa à prática da evidenciação ou sua negligenciação traz consequências seríssimas à organização.

INTRODUÇÃO

Segundo a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, “a contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Ela alcança sua finalidade através do registro e análise de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio administrativo, vinculado à entidade, com o fim de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informações necessárias à ação administrativa, bem como a seus titulares (proprietários do patrimônio) e demais pessoas com ele relacionadas, as informações sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela entidade para alcançar os seus fins”.

Com base na definição acima, atesta-se que a evidenciação para a contabilidade é ponto de tomada de decisão. Pois por meio das demonstrações financeiras, tais como: Balanços Patrimoniais, Demonstrações de Resultados, Demonstrações de Fluxos de Caixa, Notas Explicativas, Quadros e Demonstrativos Suplementares, Comentários do Auditor, Relatório da Diretoria entre outros é possível ter um estudo do comportamento de uma organização em um exato momento ou em período do seu exercício.

Disclosure, segundo o dicionário de negócios Oxford, é a informação que uma empresa é exigida fazer publicamente sobre sua posição financeira, evento importante, etc. (tradução própria). Segundo o Houaiss, evidenciar significa torna-se claro, manifesto e evidente.

Assim, o emprego correto da quantidade e qualidade das informações dá riqueza à evidenciação. Logo, o uso da prolixidade deve ser evitado e a concisão de forma racional. Por conta desta percepção, parte-se do pressuposto que o alto nível das informações fornecidas na evidenciação corrobora para um estudo mais aprofundado e claro do receptor às informações. Por parte do emissor, verifica-se a sua preocupação em fornecer informações que consigam atingir eficazmente a sua parte interessada.

OBJETIVOS

Objetiva-se com este trabalho apresentar esclarecimentos sobre:

1) O que é a evidenciação (disclosure)?

2) Qual sua importância para a contabilidade?

3) Qual a sua aplicabilidade?

4) Quais são os tipos e exemplos de evidenciação?

5) Qual é a tendência da evidenciação no mundo?

1 - PECULIARIDADES E ASPECTOS RELEVANTES

Segundo MUELLER (2000), as revelações podem ser de duas naturezas: as financeiras, e não financeiras.

Por revelações financeiras, entendem-se aquelas transações, que são quantificáveis em termos monetários, dólares para as companhias dos Estados Unidos, por exemplo, ainda:

• Composição dos estoques detalhadamente;

• Eventuais passivos contingentes por litígios;

• Propriedades localizadas em áreas geográficas diferente da matriz.

Por vários motivos esses montantes não aparecem no corpo dos estados financeiros propriamente ditos, porém devem ser revelados em notas, ou em alguma outra parte do informe anual, de modo a informar de uma maneira mais completa ao usuário sobre a situação financeira da empresa.

Por revelações não financeiras entendem-se aquelas transações, que embora não quantificáveis monetariamente, importam ao usuário para a tomada de decisões, as quais, ainda segundo MUELLER (2000), pode ser:

• Descrições, fatos ou opiniões de caráter narrativo, que não são possíveis de quantificação em termos monetários, como por exemplo, a declaração da missão da empresa;

• Itens quantificativos em termos distintos do monetário, por exemplo, dados referentes ao número

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com