TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução da Contabilidade como Ciência

Artigo: Evolução da Contabilidade como Ciência. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Artigo  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

A Evolução da contabilidade

A Evolução da Contabilidade começou no século XIX, com a instituição formal das Aulas de Comércio e do Instituto Comercial do Rio de Janeiro. No século XX, abrangeu o ensino comercial, os cursos profissionalizantes, a criação do ensino superior e a pós-graduação Stricto Sensu em contabilidade.

Contabilidade é uma ciência, sem modelo adequado de percepção e representação da realidade. Tendo início do século XXI, já se tornou óbvio que no ambiente moderno dos negócios de uma contabilidade gerencial, que tenha por base um modelo exclusivamente financeiro, não mais consegue propiciar as informações necessárias para dar apoio á gestão das empresas nas suas mais importantes decisões. Para manter a sua relevância e decisões, o modelo contábil e financeiro precisa ser estendido e flexível, incorporando e integrando novas dimensões e novos instrumentos de pesquisa e avaliação. Esta profunda transformação da gerencia, que levaria á moderna controladoria, se faz integrando ao seu modelo explicativo básico, que é de natureza contábil, a identificação e a avaliação de variáveis, que têm elevado impacto sobre os resultados das empresas, tais como o valor dos produtos, os fatores ambientais setoriais e sistêmicos, os processos de trabalho e os recursos tangíveis e intangíveis mobilizados. Essas novas dimensões da controladoria, quando associados ao modelo contábil-financeiro, formam um quadro geral de avaliação do desempenho, que não apenas tem poder explicativo sobre o estado atual da empresa, mas também permitem projeções e simulações de cenários futuros, dando lugar á exploração de oportunidades e á proteção ou hedge contra riscos, ambas de vital interesse para os stakeholders de qualquer empresa. Ao final, procura-se demonstrar quais são as novas posturas, atitudes e percepções que, ao lado de novas técnicas e instrumentos de trabalho, devem ser adotados por um contador para se transformar num moderno controller.

As sementes para o ensino comercial e de contabilidade no Brasil foram lançadas no século XIX, com a vinda da família Real Portuguesa, em 1808. Até então, a atividade comercial brasileira resumia-se á venda dos bens produzidos ao mercado internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com