TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício Contabilidade Avançada

Por:   •  7/7/2017  •  Exam  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 6

EXERCÍCIO AVANÇADA

5 - Contraprestação Variável

Uma entidade conclui um contrato com um cliente para criar um ativo personalizado. A promessa de transferir o ativo é uma obrigação de desempenho que é satisfeita ao longo do tempo. A contrapartida prometida é de $2,5 milhões, mas esse montante será reduzido ou aumentado dependendo do momento da conclusão do ativo. Especificamente, para cada dia após 31 de março de 20X7 em que o ativo não esteja completo, a contrapartida prometida é reduzida em $10.000. Para cada dia antes de 31 de março de 20X7 que o ativo seja concluído, a contrapartida prometida aumenta em $10.000. Além disso, após a conclusão do ativo, uma parte terceira examinará o ativo e atribuirá uma classificação com base em métricas definidas no contrato. Se o ativo receber uma classificação especifica, a entidade terá direito a um bônus de incentivo de $150 mil.

Pede-se: Avalie como a entidade deve determinar o preço da transação.

- Para que possa determinar o preço de transação a entidade deve se basear no disposto no CPC 47 – Item 53, que trata da estimativa de valor que a entidade deve adotar para a contraprestação variável. Isto porque, este item traz duas formas possíveis para a estimativa, uma de valor esperado (53 – a) e outra de valor mais provável (53 - b). Para estimar pelo valor esperado que é “a soma de valores ponderados em função da probabilidade de uma gama de possíveis valores de contraprestação” a entidade deveria dispor dessas probabilidades, ou seja, das chances de se entregar o ativo adiantado ou atrasado, o que no caso em análise não se tem. Desta forma, a entidade usará o valor mais provável, já que a expectativa de cumprimento e entrega do ativo tem uma data e valor prováveis, que são os estabelecidos em contrato. A melhor expectativa da entidade, ou seja, dentro dos valores possíveis o valor mais provável é cumprir fielmente o contrato e entregar em 31 de março de 20x7, recebendo o valor de $2,5 milhões.

Caso 6 - Componente de financiamento significativo e direito de retorno

Uma entidade vende um produto para um cliente por $121 que é devido 24 meses após a entrega. O cliente obtém o controle do produto no início do contrato. O contrato permite ao cliente devolver o produto no prazo de 90 dias. O produto é novo e a entidade não possui evidências históricas relevantes de retornos de produtos ou outras evidências de mercado disponíveis. O preço de venda em dinheiro do produto é de $100, o que representa o valor que o cliente pagaria na entrega pelo mesmo produto vendido, sob termos e condições de outra forma idêntica à data de início do contrato. O custo do produto da entidade é de $80.

Pede-se: Avalie quando a entidade deve reconhecer a receita e o tratamento do componente de financiamento. Quais seriam os lançamentos contábeis dessa transação?

- Conforme preceitua o CPC 47 – Item 31 “A entidade deve reconhecer receitas quando (ou à medida que) a entidade satisfizer uma obrigação de desempenho ao transferir o bem ou o serviço (ou seja, um ativo) prometido ao cliente. O ativo é transferido quando (ou à medida que) o cliente obtiver o controle desse ativo.” Assim, observa-se no caso em pauta, que o cliente obtém o controle do ativo, no inicio do contrato, momento em que a entidade deve então reconhecer a receita.

- Em relação ao componente do financiamento, o item 61 do CPC 47, traz o tratamento que a entidade deve dispor à estas questões, tais como: analisar o valor que o cliente teria pago pelo ativo à vista; que a entidade “deve considerar todos os fatos e circunstâncias relevantes ao avaliar se o contrato contém componente de financiamento e se esse componente de financiamento é significativo para o contrato[...]”. Nas alíneas (a) e (b) o CPC 47 traz o que deve ser observado em relação ao financimento a fim de que a entidade possa fazer a correta análise se o componente de financiamento é significativo. No caso em questão, percebe-se que o componente de financiamento é significativo pois há diferença entre o valor à vista ($100) e o valor prometido ($121), e também, pelo tempo decorrido entre o momento da entrega do produto e o momento em que o cliente paga por ele (24 meses), atendendo ao disposto nas alíneas (a) e (b) (i) do pronunciamento.

- Já os lançamentos contábeis seriam:

D- Clientes a receber............................................. 121

C- Receita de venda ....................................................... 100

C- Receita financeira....................................................... 21

D- CMV................................................................... 80

C- Estoque de mercadorias............................................... 80

Caso 7 - Direito à contraprestação não monetária

Uma empresa conclui um contrato com um cliente para fornecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com