TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício Relatórios Contábeis

Por:   •  4/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 3

  1. No âmbito da publicação contábil, o conjunto de informações que deve ser divulgado por uma sociedade por ações é formado por quais documentos?

        Relatório da Administração; Demonstrações Contábeis; Notas explicativas; Relatório do Auditor Independente, se houver; Parecer do Conselho Fiscal, se existir; Resumo do relatório do Comitê de Auditoria, quando existente.

  1. Quais as demonstrações contábeis obrigatórias de acordo com a Lei 6.404/76 e alterações, e de acordo com a NBCTG 26? (considere o tipo societário).

        A lei 6.404/76 coloca como obrigatório o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício, demonstração de lucros e prejuízos acumulados (pode ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, sendo obrigatória para S/A de capital aberto), demonstração de fluxo de caixa (obrigatório para S/A com patrimônio líquido superior a R$2.000.000,00), demonstração do valor adicionado (obrigatório para S/A de capital aberto) e notas explicativas.

        Já a NTBCTG 26 considera como conjunto completo o balanço patrimonial ao final do período, demonstração do resultado do período, demonstração do resultado abrangente do período, demonstração das mutações do patrimônio líquido do período, demonstração dos fluxos de caixa do período, demonstração do valor adicionado do período (se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente) e notas explicativas

  1. Em que consiste o Relatório da Administração? Cite 3 características do Relatório da Administração.

O relatório da administração descreve e explica as características principais do desempenho e da posição financeira e patrimonial da entidade e as principais incertezas às quais está sujeita. Ele apresenta a situação da empresa, desempenho da entidade e previsões para o desempenho da entidade no futuro.

  1. O Relatório da Administração é importante em nível internacional? Por quê? Exemplifique.

Sim. Fornece dados e informações adicionais relevantes não apresentados nas demonstrações contábeis, por exemplo, um desastre ambiental que afetou a empresa o rendimento da empresa. Essas informações auxiliam o usuário de informação a ver o contexto em que a entidade se encontra e utilizá-lo para tomada de decisão.

  1. No Brasil, o que determina a Lei 6.404/76 em seu art. 133, item I, com relação ao Relatório da Administração?

Determina que o relatório administrativo deve comunicar os fatos relevantes ocorridos no exercício

  1. Quais as exigências específicas da Lei 6.404/76 com relação ao conteúdo a ser divulgado no Relatório de Administração? Esse conteúdo é suficiente em termos informacionais? Por quê?

        O conteúdo mínimo exigido é a apresentação dos fatos relevantes ocorridos no exercício, política de reinvestimento de lucros e distribuição de dividendos e a relação dos investimentos em coligadas e/ou controladas. Considero suficiente, pois ele apresenta dados complementares as demonstrações contábeis, sendo descritivo traz informações uteis no processo de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (32.4 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com