TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR : COM CITAÇÕES, COMENTÁRIOS E IDEAÇÃO

Por:   •  13/5/2018  •  Resenha  •  2.664 Palavras (11 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 11

FICHAMENTO DIDATICA DO ENSINO SUPERIOR

RESUMO COM CITAÇÕES, COMENTÁRIOS E IDEAÇÃO

Conforme Lizuka (2008), Havard Business School utilizou em 1911 o “método do problema” o mesmo que “método de caso”, convidou executivos para a sala de aula, apresentou problemas reais aos estudantes, implantando o método no curso de Direito, de Administração.

O uso de casos na gestão de ensino é cada vez mais utilizado em diversas áreas de conhecimento, Tânia Casado (2007) Coordenadora da Universidade de São Paulo salienta que é necessário discernir: O estudo de caso que é uma técnica de pesquisa; De casos de ensino: método didático para aplicação de conceitos em sala, uma excelente ferramenta para auxiliar o professor e estimular o aluno a participar, envolver e diálogo entre alunos com o intermédio do professor, levar a realidade para a sala de aula.

Neste contexto, a Universidade de Havard acredita ser a melhor forma de desenvolver habilidades, expor os alunos em processos decisórios de dilemas cotidianos da área profissional, exercitam o conhecimento, capacidade analítica, de síntese, expor pontos de vista, liderar, priorizar os objetivos, persuadir e inspirar pessoas perante um grupo de trabalho com pensamentos diferentes (LIZUKA, 2008)

Portanto, sempre trazem um dilema; deve ter começo, meio e fim; ser estimulante e intrigante para chamar a atenção para a história, possibilite a contextualização por meio de conceitos técnicos.

Os casos são expostos e trazidos pelos professores, de protagonistas/clientes que enfrentam situações reais, descrito exatamente pelo ponto de vista do protagonista, com suas evidencias ambíguas, imperfeições, falta de linearidade, mudança nas variáveis relacionadas ou não ao negócio e as limitações de tempo para que se tomasse uma decisão. (LIZUKA, 2008).

Concluo, com base nos artigos lidos e pensamento que ocorreram que o método didático de casos em gestão de ensino superior pode servir para organização de eventos com a participação de diversos profissionais, com o intuito dar uma aula simples e explanar caso para auxiliar os jovens com dúvidas sobre a carreira a seguir em uma espécie de feira de carreiras, para que escolha com bases mais estruturadas na realidade profissional do que achismos.

Indicação Bibliográfica:

CASADO, Tânia. FEA Professores – Método de caso, uma estratégia de ensino. FEA USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Publicado dia 1 Outubro, 2007. Disponível em: http://www.portalfea.fea.usp.br/fea/noticias/fea-professores-metodo-de-caso-uma-estrategia-de-ensino

LIZUKA, Edson Sadão. O Método do Caso de Harvard: Reflexões Sobre sua Pertinência ao Contexto Brasileiro. XXXII Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro. 6 a 10 de Setembro de 2008. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EPQ-A2874.pdf

 

FICHAMENTO CONSULTORIA

RESUMO COM CITAÇÕES, COMENTÁRIOS E IDEAÇÃO

Deighton elaborou uma pesquisa sobre marketing digital e suas grandes potências econômicas atuais, consequência da explosão do setor de tecnologia e informação, nesta era tecnológica, informatizada e comunicacional. O conteúdo desta pesquisa está disponível como cópia no site da faculdade de Havard (https://www.hbs.edu/faculty/Pages/item.aspx?num=43983). Entretanto, na versão em inglês.

Não encontrei forma fidedigna de traduzir em sites, mantendo a confiabilidade do sentido, portanto, outras formas de chegar ao conteúdo, fizeram-se necessárias. Levy (2018) ao ler Deighton, informa sobre:

  • A Google no domínio da propaganda online; No início de sua história os concorrentes tinham mais a oferecer, pois a Google só oferecia pesquisa e não gerava receita. Em 2000 foi escolhida como mecanismo de pesquisa do Yahoo. Entretanto, o aumento de interessados em pesquisa, fez com que a empresa lucrasse, ampliou sua base, comprou outras grandes instituições de vídeo, de telefones, rede social própria, armazenamento e continua em evolução.
  • Amazon nas vendas online; com ganhos crescentes desde 2001, foi implantando atualizações que despertaram mais o interesse do público.
  • Facebook nas redes sociais, disponível desde 2005, começou a crescer em 2009, durante os anos foi aperfeiçoando, atraindo propagandas, adquirindo funcionalidades.  
  • Apple no domínio de dispositivos de interface, desde 1976, disputava com diversos concorrentes (Google e Amazon), lançou diversas ferramentas de aplicações para telefones móveis, já foi considerada a empresa de capital aberto mais valiosa dos EUA.

Estas quatro potencias são excelentes no que se propõe, em seus segmentos, estão dispostas a mudanças em benefício do crescimento, buscam ferramentas para atrair os consumidores e clientes propagandistas ou desenvolvedores, tornam as pessoas dependentes de seus serviços, desta forma atraem receita de bilhões anualmente.

Um ensinamento que estes casos trazem, é trabalhar com excelência e abertos para a evolução, de forma empreendedora, nunca falta recursos financeiros e clientes quando se busca eficácia e eficiência.

Indicação Bibliográfica:

DEIGHTON, John e Leora Kornfeld. "Amazon, Apple, Facebook e Google". Harvard Business School Case 513-060, janeiro de 2013.

LEVY, Israel Lindolfo. Fichamento de Estudo de caso: "Amazon, Apple, Facebook e Google. Universidade Estácio de Sá. Pós-Graduação em liderança e Coaching. Trabalho da Disciplica Consultoria. Belo Horizonte. 2018.

FICHAMENTO  PROCESSOS GRUPAIS

RESUMO COM CITAÇÕES, COMENTÁRIOS E IDEAÇÃO

No artigo, a técnica de grupos-operativos à luz de Pichon-Rivière e Henri Wallon, o objetivo do autor foi esclarecer sobre a técnica de grupos operativos e a sua conexão com a atuação do psicólogo e também do psicopedagogo, “voltados para a promoção de saúde, caracterizando-se como possibilidade de intervenção em diferentes processos de aprendizagem” (BASTOS, 2010, PAG. 161).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (139.1 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com